domingo, 30 de novembro de 2008

Tá Chegando o Fim de Ano... Com Ele Vem Minha Deprê! - Parte II

Faltam 31 dias para terminar 2008...

Com o fim de ano vem aquela minha velha reflexão dos ultimos 08 anos, Será que fui útil neste ano? Será que Este ano eu progredi???

A Cada fim de ano, vem aquela angustia, aquele vazio que não sei explicar, me sinto preso, isolado e sozinho, parece que a cada ano que passa o Mundo Passa a Girar ao contrário e piorar todas as coisas... Sempre disse que o Mundo para se consertar precisa de amor, mas aquele amor de verdade mesmo, sem rancor e sem dores, mas a cada dia que passa parece que o Mundo desaprendeu o que é o Amor... A cada dia que passa parece que as pessoas deixam de se amar e começar a viver dentro de uma bolha de fantasias...

Sei lá... Quero Um Abraço, Um Abraço de Verdade, que até hoje Nunca Tive, de alguém que realmente entenda o que sinto nesses ultimos dias do ano...


*****Escrito e lamentado Por Marcello Barbosa.

Tô Postando Hoje, o Que Era Para Ser Postado Ontem!!!


Ontem fui a Suzano, participei da REunião da Juventude do PT de lá, que está se formando...

Fui Uma ótima reunião com muito debate politico e idealismo, que hoje são as ferramentas para a construção de Uma JPT Encantada com os sonhos da Juventude, nossa Região do Alto Tietê passa por uma Reorganização da JPT de muitas Cidades Entre elas estão Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Guarulhos e Arujá.

Isso demontrs nosso crescimento organizado e politizado, pois para cada Jovem Militante do PT o que Importa é Qualidade e não quantidade, pois não adianta mobilizarmos mil pessoas, sendo que nem a metade tem politização real, devemos politizar e depois mobilizar essa juventude...

Cabe a Juventude do PT Organizar a Juventude Brasileira!!!


*****Escrito Por Marcello Barbosa

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Poesia de Fim de Semana: "Soneto Pela Busca do Desejo"


Galera achei esse soneto simples, lindo e perfeito... Deixo - o para este fim de semana que teremos, para podermos refletir juntos....

Muitas Vezes Buscamos tanto algo e acabamos tendo o oposto, nossa vida muitas vezes se torna uma caixinha cheia de surpresas....

Soneto Pela Busca do Desejo

Na busca pela perfeição,
Tornei-me imperfeito;
Na busca por palavras,
Emudeci-me.

Buscando a rosa,
Encontrei espinhos;
Buscando sabedoria,
Tornei-me tolo.

Agora imperfeito,
mudo,Machucado e tolo,
Resta-me apenas o desejo.

De desejo a desejo, desejo:
"Ser teu,
Ter seu beijo..."



Galera se Inscrevam no PROUNI!!!


BRASÍLIA - O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá no ano que vem cerca de 156 mil bolsas de estudo em institutições de ensino superior privadas. As inscrições já estão abertas e seguem até 12 de dezembro exclusivamente pela internet.

Só nos quatro primeiros dias (de 24 a 27 de novembro) do prazo, 185 mil candidatos se inscreveram.Do total das bolsas, 95,6 mil são integrais e 60,7 mil parciais. As bolsas parciais, que custeiam 50% do valor da mensalidade, podem ser pleitadas por estudantes cuja renda per capita familiar é de até três salários mínimos. Já as bolsas integrais são restritas a alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O pré-requisito básico para participar do ProUni é ter cursado todo o ensino médio em escola pública (ou em colégio particular na condição de bolsista) e ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. Mais informações estão disponíveis no site do ProUni ou pelo telefone 0800 616161.


Mais Dois Nomes São Cotados Para a Equipe de Armando da Farmácia

O diretor Paulo Aguiar, da Secretaria de Obras, e o historiador Cláudio Amaro, que trabalha na Secretaria de Educação, estariam cotados para ocupar os cargos de secretários-adjuntos nas respectivas pastas, segundo apuração do DAT com fontes ligadas à administração municipal de Itaquaquecetuba.

Na Saúde, terceira secretaria que deverá receber um auxiliar, o nome praticamente definido é o ex-presidente do PMDB da cidade, José Heleno Antônio Pinto.A reportagem soube que foi feita uma reunião na última quarta-feira entre pessoas do primeiro escalão da prefeitura em um conhecido restaurante da cidade. Esses nomes foram citados na ocasião. O assunto é tratado com muita discrição, já que o prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, está fazendo silêncio sobre a escolha dos nomes. Ele ainda não foi localizado para comentar o assunto. A criação dos três cargos adjuntos foi confirmada nesta semana, na sessão da Câmara, quando o projeto passou em segunda votação.Amaro, o único da lista que foi localizado pelo DAT, negou as informações e disse que ninguém entrou em contato com ele ainda.

Aguiar, que teria ligações com o PPS, foi procurado por telefone durante período comercial na Secretaria de Obras, mas não foi encontrado. A reportagem também não conseguiu localizar Heleno.No começo da semana passada, fortes rumores surgiram sobre a saída do atual secretário de Saúde, Rubens Braga do Amaral, da pasta. Posteriormente, a informação foi de que Heleno poderia ocupar seu lugar no próximo ano ou ser o adjunto, efetivamente. O DAT foi à sede da secretaria no dia em que ele esteve por lá em reunião com diretores.

Para a pasta de Educação, foi cogitada também a coordenadora de supervisão Marilu Ferreira Pauluci, que tomou conta das ações da secretaria durante o final da semana passada e o começo desta semana, pois a secretária Marina Dellavedova esteve em viagem para Brasília para participar de uma premiação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).



*****FONTE: Jornal Diário do Alto Tietê

UNE Encerra Caravana Após 109 Dias de Estrada


"Um gesto extraordinário dos estudantes". A frase-síntese do presidente Lula, proferida em audiência na manhã de hoje no Palácio do Planalto definiu, à perfeição, o sucesso da "Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura", encerrada neste encontro com o chefe do governo, após 109 dias de estrada, debates e encontros e ações em prol da saúde, promovidas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), em todo o território nacional.

O presidente ressaltou o aspecto sempre inovador da UNE - que neste ano completa 71 anos - e considerou a caravana uma grande mobilização na qual a entidade foi capaz de estimular os estudantes em todo país. Segundo Lúcia Stumpf, presidente da UNE, a principal conquista da caravana foi levar ações de saúde às universidades, aos campus, gratuitamente, dentre as quais, por exemplo, testes de HIV.

A cerimônia de hoje no Palácio do Planalto também contou com a presença dos ministros Fernando Haddad (Educação), José Gomes Temporão (Saúde) e Juca Ferreira (Cultura), do secretário Nacional de Juventude, Beto Cury e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, além da diretoria da UNE.

Carta ao presidente

Durante o evento, foi apresentado um balanço da viagem e entregue uma carta de resoluções ao presidente Lula. As reivindicações propostas na carta contemplam medidas em três áreas: saúde, educação e cultura.

Para a saúde, os jovens solicitam a definição de percentuais mínimos de aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde, a legalização do aborto e a descriminalização das drogas.

Para a educação, os estudantes também querem mais verbas, além do combate à desnacionalização do ensino e a ampliação das universidades públicas. Na cultura, a reivindicação é a destinação de 2% do PIB brasileiro para a área, a defesa da meia-entrada sem cotas (como a de 40% da lotação dos espetáculos, aprovada pela comissão de Educação e Cultura do Senado) e sem restrição de dias e o fortalecimento dos pontos de cultura.Sobre a crise financeira, Lúcia Stumpf aproveitou para alertar sobre a necessidade de postura governamental que leve em conta a população e não o setor financeiro.

Em nome da UNE ela também pediu a destituição de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central.



quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Um Dia De Luta...

Hoje Aconteceu o CME (Conselho Municipal de Entidades) da UMES de Suzano, foram momentos cansativos, mas valeu a pena o Movimento Mudança compareceu e politizou todo o debate, além disso conquistou dois espaços importantes na Comissão Provisória da UMES Suzano, que é a Vice Presidência, representada pela Companheira Liliane Oliveira, Militante de Raça do Grande Movimento Mudança de Suzano e a Diretoria de Comunicação com a Companheira Kátia...

Hoje conheci o Pablo, Coordenador da Comissão Pró UMES de Mogi das Cruzes, fico muito feliz em perceber que o Alto Tietê está evoluindo nos ultimos tempos em relação ao Movimento Estudantil, pois antigamente eram apenas Itaquaquecetuba, Suzano e Guarulhos, hoje temos Arujá (Com os Companheiros Dion e Murilo da Mudança), Ferraz de Vasconcelos (Com o Companheiro Raul da Mudança), Poá (Com a Companheira Aline da JCNB) e Mogi das Cruzes (Com o Companheiro Pablo, independente), isso mostra que estamos crescendo a cada dia mais...


Apesar de estar me afastando aos poucos do Movimento Estudantil, a cada Congresso ou Evento que passa, continuo com a mesma empolgação...

Lembrando que dos dias 08 a 12 de dezembro haverá CONEG (Conselho Nacional de Entidades Gerais) da UBES...


*****Escrito Por Marcello Barbosa

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"Quem Acredita Sempre Alcança" Essa é Para Vc...

Registro essa Música em um dia que para mim foi tão cansativo, como um pedido de agradecimento a alguém que apareceu do nada, em um momento dificil, que me cativou com seu olhar brilhante, sua voz doce e seu jeito delicado, que mesmo sem perceber me trouxe de volta a minha Divindade e que hoje eu não quero perde - la de vista, pois com seus gestos tão perfeitos consegue me trazer a paz sem perceber...

Uma Dica de Quem Seja: Alguém que não precisa do Amor Incondicional de Deus, pois já tem o Amor Incondicional deste pequenino Semi - Deus... Alguém Que eu mesmo em conhecer a tão pouco tempo, consigo entender seu coração e que tenho certeza que consegue entender meu velho coração...

Mais Uma Vez

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!


*****Composição: Renato Russo (Legião Urbana)

To Cansado...

Galera, estas ultimas semanas estão acabando comigo, Parece que todo o universo está se voltando contra mim, são muitas tarefas para pouco tempo... 24 horas estão sendo poucas, eu preciso ser igual aquele banco que é 30 Horas! (Que trocadilho besta!).

Será impressão minha, ou parece que o mundo está com seus dias cada vez mais curtos??? são exatamente 17h08, mas parece que acabei de levantar sendo que me levantei as 7h30...

To muito cansado, nem tenho o que escrever...

SOCORRO!!!


*****Escrito Por Marcello Barbosa

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Recomendo Ler Este Livro! "Dogma e Ritual de Alta Magia"

Galera to lendo um Livro ótimo chamado "Dogma e Ritual de Alta Magia", escrito por Eliphas Levi, ele trata a Magia de Uma Forma Extremamente Respeitosa e séria, além de valoriza - la como ciência, trancrevo aqui dois de seus trechos...

"O sacerdócio da magia não é um sacerdócio vulgar e a sua realeza nada tem a debater com os príncipes deste mundo. Os reis da Ciência são os padres da verdade, e o seu reino fica oculto para a multidão, como os seus sacrifícios e suas preces. Os reis da Ciência são os homens que conhecem a verdade e que a verdade tornou livres, conforme a promessa formal do mais poderoso dos iniciadores."

"O homem que é escravo de suas paixões ou dos preconceitos deste mundo não poderia ser um iniciado; ele nunca se elevará, enquanto não se reformar; não poderia, pois, ser um adepto porque a palavra adepto significa aquele que se elevou por sua vontade e por suas obras..."


Eu Recomendo!



FONTE: Eliphas Levi - Dogma e Ritual da Alta Magia

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Todos ao Fórum Social Mundial!!! JPT Convoca Militância a Participar do Fórum!

A Direção Nacional está organizando a participação da JPT no Fórum Social Mundial de 2009, que será realizado em Belém do Pará entre os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro e convoca a militância jovem do PT para participar ativamente.


Construir o Fórum Social Mundial deve ser encarado como importante tarefa da Juventude do PT. Em reunião da Executiva Nacional, foram debatidas as ações necessárias para garantir uma forte presença da JPT, contribuindo para que a intervenção geral do PT tenha uma participação massiva da juventude, para construir entre as juventudes presentes no Fórum uma referência política na JPT e para aproximar o partido dos movimentos e organizações que querem aprofundar as transformações em curso. A articulação de todos que querem o outro mundo possível é a única forma de conquistá-lo.


O PT destaca algumas variáveis que integram o cenário em que o evento será realizado: crise internacional, novo presidente dos EUA, situação na América latina, situação geral na Amazônia e conjuntura do Pará. Neste quadro de intensas discussões a intervenção do PT será fundamental para expor suas opiniões e propostas.

Será necessário pautar que foi o capitalismo que gerou a crise, e não somente o neoliberalismo e a desregulamentação. Deveremos dizer que a eleição norte americana represente um aumento na participação política de setores da população antes alijados, mas que não está garantida a concretização das mudanças prometidas. Na América Latina, a esquerda cresceu no último período mas o quadro exigirá cautela, uma vez que a direita saiu da defensiva e busca impedir a continuidade das transformações no continente. A defesa da soberania da Amazônia e o papel do PT e do Governo Lula para sua garantia ganham cada vez mais importância. Não devemos titubear em defender as ações positivas que vem sendo implementadas e fomentar ainda mais o enfrentamento às multinacionais, ao agronegócio e às madeireiras, que seguem desmatando e destruindo a biodiversidade amazônica.


PT e JPT terão atividades específicas, em que a participação da militância será fundamental. Igualmente, será buscada a identidade visual e política dos petistas, bem como uma forte articulação com os movimentos e organizações que estarão presentes. Ressaltou-se que o Fórum Social Mundial é uma ótima oportunidade para fortalecer os laços e parcerias entre aqueles e aquelas que querem construir um mundo mais justo, fraterno e solidário.


Na reunião da executiva nacional da JPT concluiu-se que o envolvimento dos estados para a mobilização ao FSM será crucial para o sucesso dos objetivos traçados. A meta é que cada estado garanta os meios necessários para o transporte de integrantes da delegação petista e inicie a discussão dos temas em pauta no Fórum, sendo o debate sobre a questão Amazônica o principal deles.


Sendo assim orienta-se que as direções estaduais e municipais da JPT organizem plenárias, comitês e/ou seminários para organizar a mobilização dos participantes e para a preparação e acúmulo das discussões.

Destacou-se que o mês de dezembro será lembrado pelos 20 anos sem Chico Mendes. Haverá um ato promovido pelo PT em homenagem ao sindicalista e ambientalista fundador do PT durante o FSM. Foi sugerida a realização de atos em memória de Chico Mendes no processo de mobilização dos estados.


*****FONTE: www.jpt.org.br

Música da Semana... "Só de Passagem"

A Música dessa Semana é "Só De Passagem", da Grande Poetisa Pitty, que para mim representa o maior fenômeno Musical da atualidade, além disso suas músicas tocam profundamente meu EU, pode parecer maluquice, mas parece que em algum momento pelos caminhos tortos de vidas passadas, já nos topamos por aí!

Essa Música tem tudo a ver com o momento que to passando hoje, pois completo 05 anos que sou Iniciado nas Artes Mágicas, e a cada dia que passa tenho aprendido mais e mais coisas...

Só de Passagem

Esse nome não sou eu
Muito menos esse corpo
Não tenho cor nem cheiro
Não pertenço a lugar algum
Eu posso ir e vir como eu quero
Nada me toca nem aprisiona

Vou pairando leve, leve....
Acima da carne e do metal

(2x)
Eu possuo muitas coisas
E nada disso me possui

Eu não sou a comida que eu como
Não sou a roupa que eu visto
Não espere por uma resposta
Porque eu não tenho explicação
Eu não sou a minha casa
Não faço parte da minha rua

Vou pairando leve, leve....
Acima da carne e do metal
Eu possuo muitas coisas
E nada disso me possui
Espíritos são livres,
Espíritos passeiam por aqui
Espíritos são livres,
Espíritos só passam por aqui


*****Composição: Pitty, Interprete: Pitty!

sábado, 22 de novembro de 2008

Poesia de Fim De Semana...

Um Lindo Poema Para Este Fim de Semana... Khalil Gibran, realmente conseguiu decifrar a alma Humana, conseguiu entender nossos corações e hoje ele se Torna " O Profeta" de Sua Obra...

"Quando o amor acenar,
siga-o ainda que por caminhos
ásperos e íngremes.
Debulha-o até deixá-lo nu.
Transforma-o,
livrando-o de sua palha.
Tritura-o,
até torná-lo branco.
Amassa-o,
até deixá-lo macio;
e,então,submete ao fogo
para que se transforma em pão
para alimentar o corpo e o coração!"

Bom Domingo Galera!


*****FONTE: Poesias de Khalil Gibran

Receita de Omelete do Filme V de Vingança


Quem já assistiu o Filme V de Vingança??? Lembra do Omelete que o Personagem V faz para a personagem de Natalie Portman???

Descolei a Receita, Vejam:

Egg Basket

Muita manteiga dos dois lados de um pão de forma e numa frigideira anti-aderente. Faça a basket no meio do pão usando um copo. Eu usei um daqueles copos pequeninos de cachaça, mas da próxima vez devo tentar um americano, se couber. Deixa tostar um pouco de cada lado, quebra o ovo dentro do miolinho, coloca sal e algum tempero que você imagine/goste na hora. Quando endurecer um pouco a parte debaixo, vire. Repita isso algumas vezes até chegar no ponto de torrada/ovo frito que você gosta.

Agora Preciso de alguém para poder provar dessa delicia em conjunto, em um lindo café da manhã... Se habilita??? rsrsrs

Fonte: Joga no Google!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Chegando Fim de Ano, Chegando Minha Deprê!

Mais Um Ano chega ao fim, e como todos os anos eu começo a ficar depremido...

Caraca, passa o tempo, as pessoas envelhecem, mas parece que nossa humanidade só piora, quanto mais velhos ficamos mais destruimos nossa natureza, deixamos de amar de verdade, e criamos nosso mundinho tão artificial, que sem perceber acabamos vivendo numa bolha...

Mesmo que eu Pense, rache Minha cuca, eu não consigo entender este Mundinho... Ou Será que ele que não me entende???
Mesmo que eu Leia, reflita, me pergunte, e tente me acostumar, não me sinto bem nesse mundinho... Será que pertenço a ele??? Será Que não???


Sei lá.... TO PERDIDO!



*****Escrito por Marcello Barbosa

V de Vingança! Palavras de Valery!


A Melhor Frase do Filme "V de Vingança"...

"Sei que vou morrer aqui, cada pedacinho de mim vai morrer, exceto um... A integridade. Ela é pequena e frágil e é a única coisa no mundo que ainda vale a pena se ter. Jamais devemos perdê-la ou entregá-la, nunca devemos deixar que a tirem de nós. Eu espero que seja quem for escape deste lugar, espero que o mundo mude, que a situação melhore. Mas o que eu mais quero que você entenda o que estou dizendo quando falo que apesar de não conhecer você, apesar de talvez nunca encontrar você, rir com você, chorar com você ou beijar você, eu te amo de todo o meu coração. Eu te amo!" (Palavras de Valery)...

Sei lá, o Filme é tudo de bom e recomendo ele para você!




Manifesto Contra a Violência Sexista

Não a violência sexista!

Por mim, por nós e pelas outras

Não a violência contra a Mulher

Passada uma semana do inicio de uma história que tinha tudo para ter um fim trágico e só a polícia não enxergava isso. Todas (os) nós, acompanhamos a angústia e sofrimento passados pela jovem Eloá de 15 anos que foi mantida refém por 5 dias por seu ex-namorado dentro de sua própria casa. Durante todo esse tempo o caso era considerado como um crime cometido por um jovem rapaz, trabalhador, inofensivo e que só estava atordoado porque havia sido abandonado por sua namorada, esse foi o tratamento dado ao caso durante todo o tempo seja pela polícia, seja pelos canais de televisão. Só agora depois do trágico desfecho, que acabou com a morte desta jovem de 15 anos e com o grave ferimento de sua amiga Nayara, atingida com um tiro no rosto, começam a vir à tona o que pelo que parece os que conduziam a ação faziam questão de ignorar, relatos de uma relação marcada pelos ciúmes e pela possessividade, de agressões físicas sofridas por esta jovem antes e durante todo o seqüestro, que inclusive já estavam relatadas em depoimento a policia, pois por mais que fizesssem questão de ignorar, estávamos diante de mais um caso de violência contra a mulher.

O sentimento que levou este rapaz a cometer este terrível ato, não foi apenas uma desilusão amorosa e sim os enraizados valores disseminados cotidianamente em nossa sociedade onde a mulher é vista como um objeto, que devem estar a disposição dos homens, sobre as quais eles devem manter o poder sobre seu corpo, seus sentimentos, seus atos e quando não mais for possível domina-las, estes que determinam sobre sua vida e morte.

Valores estes que só neste final de semana, permitiram por assim dizer que em Santo André/SP o ex-namorado de Eloá tirrasse a sua vida; que na Grande Belo Horizonte o ex-marido da jovem Patrícia, de 21 anos, a matasse e fugisse com a filha do casal de 2 anos, e ainda que um vizinho entrasse atirando na casa de uma jovem de 17 anos, só porque ela não queria ter nada com ele. Assim, ficamos a assistir ao vivo, o jovem Lidemberg determinar a seu bel prazer sobre a vida e a morte das duas jovens que se encontravam sobre seu domínio, diante da passividade de uma polícia e das autoridades que mais pareciam se preocupar com as repercussões de uma possível ação violenta, do que com a vida e a integridade destas 2 jovens. A gravidade do crime passou a ser menosprezada, ou até mesmo, diminuída porque estava sendo cometido “por amor” e não por um “criminoso”, ignorando as complexas relações sociais e a dominação masculina, que colocavam a vida destas jovens numa situação de vulnerabilidade ainda maior. Assim, devemos neste momento nos questionar até quando a nossa sociedade aceitará violências, agressões, tortura e morte das mulheres mascaradas pela desculpa do amor.

Até quando permitiremos que o amor em nossa sociedade seja usado como desculpa para manter posse, poder e domínio sobre as mulheres.... Devemos lembrar a velha frase usada pelo movimento feminista, mais infelizmente, ainda longe de sair de contexto: QUEM AMA NÃO MATA! Devemos ficar atentas pois na nossa sociedade esta mais que provado que O MACHISMO MATA!!! Por isso devemos nos unir e espalhar por todos os cantos deste país Chega de machismo, chega de violência, chega de mortes....

POR MIM, POR NÓS E PELAS OUTRAS NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

Rio de Janeiro, 21 de Outubro de 2008.


*****FONTE: www.sof.org

O Colorido do Ser

O Colorido do Ser

Por Thais Iervolino

Era uma vez uma menina linda que esperava por seu amado. Quando esta completou seu 18º aniversário, um príncipe veio buscá-la. Depois de passar por diversos obstáculos, ele a beijou e a levou para o seu castelo, onde viveram felizes para sempre.
É por meio de histórias aparentemente simples como essas que muitos estereótipos são passados de geração em geração. Seja num conto de fadas ou em uma cena de um filme, pessoas agregam valores que acabam por delimitar nosso papel na sociedade contemporânea.
Homem faz isso, mulher faz aquilo e, quase irracionalmente, seguimos a vida que “ouvimos dizer”, sem poder escolher e saber o que realmente queremos para começar uma nova história.
Quem quer e tenta, por vezes consegue traçar um rumo diferente e,então, novas descobertas aparecem. O beijo. O toque. A paixão. O amor. Vivências únicas. A vida em si sai do trivial e vira colorida. O azul. O verde. O laranja. O vermelho. Tudo se torna uma possibilidade cheia de outras possibilidades incomuns.
Em contrapartida há também que se enfrentar, assim como o príncipe e a princesa, obstáculos. Desta vez, ao invés de dragões e bruxas, eles vêm por meio do preconceito, do medo, da violência, da solidão, da desigualdade, da injustiça, entre outros.
Quem dera um dia, as crianças do mundo possam ler, além das historinhas tradicionais, contos em que houvesse príncipes amando príncipes e princesas buscando por suas amadas. E, muito mais importante do que isso, fazer com que estes heróis e heroínas convivam com a diversidade não mais num castelo fechado, mas no mundo que cada vez mais está saindo do gueto para se tornar real e fazer do humano, um ser mais colorido.
*****FONTE: www.corsa.org.br

Bruxos X Magos: Quais as Diferenças???


Bruxos X Magos: Quais as Diferenças?

Mago é quem pratica magia. Bruxo é quem pratica bruxaria. Pode parecer simples, e óbvia a diferença, e é mesmo. A Magia tem diversos ramos de estudo, e a bruxaria é apenas uma delas. A bruxaria é uma forma específica de magia que utiliza elementos da natureza. Você pode ser mago e não ser bruxo; pode trabalhar com a magia sem estar ligado à bruxaria.

O foco do mago é a própria magia. Ele lida com ela o tempo todo. Estuda correspondências, astronomia, tabelas, transfigurações, hermetismo, espíritos, cabala, cálculos diversos, necromancia e tudo o que estiver relacionado à magia mais... científica. Um bruxo, não necessariamente. Muitas vezes o bruxo lida somente com seus objetos de prática no dia-a-dia, como o modo de cultivo e preparo de ervas, rituais para a lua e o sol, coisas do tipo. Não que um seja melhor ou pior que o outro, ou a evolução do outro; somente o foco e o modo de trabalho são diferentes.

Uma diferença que exemplifica bastante é o uso da razão. Não que os bruxos não sejam racionais, obviamente. Mas os magos calculam milimetricamente cada ação, cada ritual, cada trabalho. Usam símbolos, círculos dentro de círculos, uma coisa cerimonial. A bruxaria é infinitamente mais simples. O bruxo colhe as ervas e no momento seguinte já está sujando as mãos para preparar um unguento.

Todo bruxo pratica magia. Mas é a magia natural, simples. A Wicca, por exemplo, tem muito tanto da bruxaria quanto da magia cerimonial. Athame, espada, cálice, blablabla - tudo isso vem da magia cerimonial. Um bruxo pega qualquer faca que estiver ali. É uma das diferenças, mas este texto não é sobre Wicca X Bruxaria e sim Bruxaria X Magia.

Um mago é como um cientista. Sabe aquela imagem tradicional do mago sentado em meio a milhares de livros? É isso: é o pesquisador, o racional.
É bastante comum existir uma tradição familiar de bruxos. De magos? Nem tanto. Magos formam ordens.

Todo bruxo é pagão. Magos, não necessariamente. Aliás, muito raramente. A maioria dos magos é cristã. Claro que há controvérsias. Claro que há bruxas italianas (streghe) com algumas crenças cristãs. O mesmo ocorre na Irlanda. É uma característica da cultura local. A história fez isso. Quem somos nós para julgar essas pessoas? Cada um que acredite no que quiser. Estamos falando da prática da bruxaria.

Uma outra diferença, ainda citando a cultura, entre magos e bruxos, é a origem de suas práticas. Os magos possuem suas práticas centradas nas antigas tradições persas, egípcias, babilônias. Os bruxos hoje, ao menos em sua maioria, têm suas crenças enraizadas na cultura européia; celta, italiana.



Você Acredita em OVNI'S???


Você Acredita em OVNI'S???


Por Isabel Martinez Pita.

Os óvnis, objetos voadores não-identificados, representam um mistério insondável do qual alguns se tornaram crentes fervorosos, imaginando um mundo além do nosso, o que para outros é uma simples ilusão propagada por lunáticos.

Um dos fatos que mais chamam a atenção em relação às visões de óvni, sigla para a expressão objeto voador não-identificado, acaba de ser revelado publicamente.

O misterioso incidente ocorreu em 21 de abril de 1991, no condado de Kent, sudeste da Inglaterra, quando um avião comercial que aterrissaria no aeroporto londrino de Heathrow esteve perto de se chocar contra um desses objetos, segundo revelam documentos do Ministério da Defesa britânico. O capitão de um vôo da Alitalia se mostrou tão preocupado com a situação que chegou a gritar "cuidado" a seu co-piloto, após observar em cima de seu avião um objeto de cor marrom que tinha a forma de um míssil, indicam os documentos secretos. O fato foi investigado pela Autoridade de Aviação Civil (CAA) e os militares.

O Ministério da Defesa decidiu fechar o caso como assunto não resolvido, após chegar à conclusão de que não era nem um míssil nem um balão meteorológico ou mesmo um foguete espacial. Esse "encontro próximo" e inexplicável permanecia em segredo nos Arquivos Nacionais de Kew, sudoeste de Londres, e faz parte de outros casos similares que não puderam ser esclarecidos.
"Cuidado! Cuidado!". O avião da Alitalia, um MD80, fazia a rota entre Milão (Itália) e Heathrow (Londres) com 57 pessoas a bordo, quando o piloto Achille Zaghetti observou o objeto não-identificado, que estava cerca de 300 metros acima de seu aparelho. "Imediatamente o co-piloto disse para mim 'cuidado, cuidado', e olhou e viu o que eu vi", relatou o piloto.

O documento revelado acrescenta que a emissora "Southern TV" transmitiu o relato de uma criança de 14 anos que afirmou ter visto um objeto que tinha forma de míssil e estava a um nível muito baixo antes de subir e desaparecer no céu. Ao mesmo tempo, uma investigação do Ministério da Defesa concluiu que o objeto não era do Exército. Desta maneira, o ministério decidiu arquivar o assunto e assinalou: "É nossa intenção tratar esse caso como de outro objeto voador não-identificado e, portanto, não faremos mais investigações".

Para céticos e crentes.

Os documentos, de propriedade do Ministério da Defesa britânico e recentemente revelados, informam sobre visões de supostas figuras extraterrestres e de óvnis em diferentes lugares do Reino Unido.

Pela primeira vez, oito documentos, redigidos entre 1978 e 1987, estão desde maio deste ano disponíveis ao público, e os Arquivos Nacionais esperam revelar outros 150 documentos nos próximos quatro anos. Entre os textos, alguns de até 450 páginas, está o que diz respeito à visão de uma suposta nave extraterrestre na localidade de Wallasey, centro da Inglaterra, e outro sobre a ponte de Waterloo, em Londres.

Essa informação foi considerada tão importante que as autoridades pediram à Polícia e às bases militares aéreas que registrassem qualquer observação de objetos inexplicáveis. Mas a equipe de inteligência da pasta da Defesa estava mais interessada em saber se os casos de supostos óvnis eram na realidade missões de espionagem encobertas de outros países.
Um documento de 1983 assinala que o "único interesse do Ministério da Defesa em relatórios sobre óvnis é estabelecer se revelam alguma coisa interessante para a defesa". "Os relatórios são enviados ao pessoal de operações que os estudam como parte de seus deveres normais. O Ministério da Defesa não nega que há coisas raras no céu", completa.

Nick Pope, que trabalhou para a Defesa durante 21 anos e tinha a responsabilidade de investigar tais visões, disse que, "apesar de não haver evidência de pequenos homens verdes nestes arquivos, eles são de um imenso interesse para céticos e crentes". "As visões de óvnis são possivelmente uma má identificação de luzes de aeronaves e meteoritos, mas alguns são mais difíceis de explicar, e há óvnis vistos por agentes da Polícia e pilotos, e casos registrados em radares", acrescentou.

Pope explica em um documentário que uma das razões que tornam esses relatórios tão interessantes para a ufologia é o fato de mostrarem casos em zonas urbanas, já que tradicionalmente os mesmos acontecem em áreas rurais e pouco povoadas.
Apesar disso, Pope diz que a explicação mais comum sobre os relatos de visões seria confusão com luzes de aviões, estrelas brilhantes e planetas, satélites e meteoritos, ou ainda balões meteorológicos.

Em um dos relatórios se descreve o caso de um homem que explicou em detalhes seus contatos "físicos e psíquicos" com extraterrestres desde que era pequeno. Segundo explicou tal depoente, um dos extraterrestres, a quem chamava de Algar, foi assassinado em 1981 por outros "seres estranhos" quando estava a ponto de entrar em contato com o Governo britânico.
Um homem de 78 anos revela ainda as experiências que diz ter tido ao encontrar-se com um extraterrestre em Aldershot (Hampshire) em 1983. Em seu relato assegura que entrou em uma nave, dando uma descrição detalhada da mesma. O abduzido acrescenta que foi libertado por causa de sua avançada idade.

Em outro caso, clientes e funcionários de um "pub" na localidade de Tunbridge Wells (sudeste da Inglaterra) disseram ter visto um objeto com luzes verdes e vermelhas que se dirigia ao aeroporto londrino de Gatwick.

Em um texto de 1984, várias testemunhas asseguraram que tinham visto um disco voador sobre a ponte de Waterloo, enquanto em outro de 1986 um piloto denunciou um objeto difícil de explicar bem perto de sua aeronave. São fatos estranhos, todos eles difíceis de acreditar, mas também difíceis de se explicar.




Aprovada a Reserva de Vagas na Câmara Federal!

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (20), um projeto que reserva metade das vagas em universidades públicas federais, vinculadas ao Ministério da Educação, para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta cota, haverá ainda subcotas para beneficiar negros, indígenas e estudantes de baixa renda. O projeto segue para votação no Senado. Segundo o texto, as universidades teriam quatro anos para se adaptar às cotas. A divisão destas cotas será feita de acordo com o percentual de negros, pardos e índios encontrados na população do estado em que está a instituição de ensino. Em um estado, por exemplo, que tenha 20% de negros, pelo menos 20% das vagas reservadas a escolas públicas terão de ser ocupadas por negros.

O projeto aprovado pela Câmara também reserva as vagas para as escolas técnicas federais de nível médio. Neste caso, para serem beneficiados pelas cotas os alunos têm de ter cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública. Nestas escolas também serão observadas as subcotas, como acontecerá com as universidades.

Uma outra subcota reserva metade das vagas de escola pública para os estudantes que tem renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo. O deputado Paulo Renato (PSDB-SP) afirma que este será o critério mais eficiente na redução da desigualdade. “Todos os dados têm dito que é a situação de renda da família que determina o desempenho diferencial entre os estudantes sistemas de ensino”.

O líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), acredita que o projeto será capaz de melhorar as condições de acesso dos mais pobres às universidades públicas e eliminar diferenciações raciais. “O projeto revoluciona o acesso ao ensino público superior no país. A Câmara hoje marca uma mudança na historia do acesso ao ensino publico superior”. Além de tornar obrigatórias as cotas para as universidades públicas federais, o projeto abre a possibilidade de que as universidades privadas adotem cotas na forma desta lei.



quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Momento Poético...


Ser um Anjo

Queria realmente ser um anjo
Ser o anjo que vela, o anjo que guarda, o anjo que proteje
Quebrar todas as barreiras elementais e ser apenas
Um anjo

Mas não é permitido, a um anjoAmar a uma única pessoa
Seu amor não pode ser exclusivo
Seu amor deve ser extensivo
Não é permitido a um anjo
Chorar por todas as pessoas
Seu pranto é exclusivo
Suas lágrimas devem regar, uma por vez
As flores que brotam em cada alma humana

Que anjo posso ser?
Que amor poderei dar?
Que olhos irão me ver?
A quem irei amar?

Queria realmente ser um anjo
Ter a bondade nas faces, a sabedoria no olhar
Saber sorrir, saber confortar
Saber entender aos aflitos, saber ensinar
Ir ao encontro de todos
E a todos, amar

Queria realmente ser um anjo
Um anjo qualquer, um anjo comum
Atender as preces dos necessitados
Atender a procura de afeto de uma criança
Um anjo que aprende com a dor, um anjo que aprende com o amor
Queria realmente ser um anjo
Sorrir ao ver a ventura do vencedor
Se emocionar com o desespero do perdedor
Beijar a face daquele que suplica
E aplacar a raiva do inimigo cruel

Por fim, queria realmente ser um anjo
E poder quebrar todas as regras celestiais
Sentir o amor único e exclusivo
E chorar por todos os demais
Queria somente ser, um anjo
Que ama a você, e nada mais.


O Que é o Druidismo???


Galera, recentemente Recebi em meu E-mail este texto, eu simplesmente Amei!
Repasso ao Blog!

O Que é Druidismo?

"Deixemos de lado os argumentos morais, complicados e subjetivos, e passemos aos assuntos objetivos e coerentes de nossa linha lógica de pensar que tão bem nos diferem..."
Os druidas formavam um grupo seleto de pesquisadores e buscadores da Verdade que se reuniam não em bosques, em baixo de árvores, ou dentro de cavernas escuras, úmidas e frias, como querem algumas mentes pouco inteligentes e muito imaginativas.

O grande problema é que aqueles que geralmente dizem "conhecer" o ensinamento druídico não se deram ao trabalho de pesquisar a fundo as obras que foram escritas a respeito deles, na verdade, não estamos falando de um povo imaginário ou lendário, que viveu em uma terra mística ou lendária, mas de um grupo real, documentado e contemporâneo aos primeiros historiadores, que os viram, tocaram e falaram com eles, portanto é muito mais difícil que inventar, por isso é muito raro encontrar obras sérias contendo as suas histórias, lendas e rituais secretos.

Os druidas se reuniam em Colégios onde desenvolviam e preservavam conhecimentos que herdaram de uma raça anterior a nossa e muito mais avançada, que possuíam o controle total do que hoje chamamos infantilmente de Energia Telúrica, e preservado pelos orientais com o nome de Feng Shui, além de compreender o poder dos elementos, e teria dito Aristóteles, mentor de Alexandre, o Grande: - "Se pudesse escolher meus exércitos. eles seriam as pedras, os ventos, o fogo os mares..." E eles dominavam claramente estas forças da natureza não por aprendizado próprio, mas por herança, e isto não é lenda, os romanos e gregos registraram seu poder.
Caius Julius Caesar, ou Júlio César, se deu ao trabalho de registrar a história de sua guerra para conquistar a Gália (Portugal, Espanha, França, Holanda; norte da Itália, Romênia) e Bretanha (Inglaterra, Irlanda, Escócia), em sua obra Comentários, nela ele conta que após várias derrotas em suas batalhas, percebeu que haviam os druidas guerreiros, onde o termo druidesa não cabe, já que após um rito específico haveria a perda de polaridade, então seria "o druida" ou "a druida", e entre estes estrategistas havia mulheres, que oficiavam ritos, conheciam e controlavam as RUNAS, guerreavam e comandavam tribos; como é o caso de Beodica, que além de rainha, era druida, e de Morgana, que chegou ao cargo de Merlin da Bretanha, em circunstâncias especiais, estes foram os estopins para a guerra entre o Império Romano expansionista patriarcal e a Céltica, um Império Dual, com igualdade de sexos, e que se expande através do conhecimento, da ordem e justiça social, como veremos, pois isso é dito não por fantasia ou outras formas fantásticas de informações comuns hoje em dia, mas de registros históricos públicos e testemunhas.

Em primeiro lugar os diferenças. o povo celtas eram os habitantes das áreas acima mencionadas mais a região Nórdica (Islândia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia), eram segundo os romanos um povo guerreiro por natureza e segundo os gregos eles não possuíam escravos, fato impar naquela época e não haviam analfabetos, por que?
Por causa dos Druidas que eram os membros do Colégio, que eram Juizes, engenheiros, médicos professores, generais e etc...

O problema maior para os romanos foi o grau de sigilo da Ordem, e como eles conseguiam derrotar as legiões romanas? César registrou:
"...E existe um grupo de druidas que observavam e comandavam a batalha, então um grupo especial tinha a missão de matá-los, mas ao se aproximar para golpear, eles olhavam nos olhos do agressor e não diziam nada e caiam no chão sem reagir e sem expressar qualquer medo perante a morte, pois possuíam a concepção de que se encontrariam em outra vida...", tal era a certeza da reencarnação e em um conceito mais avançado conhecido como metempsicose.
As druidas deram trabalho aos romanos, pois além de guerreiras, que deram fama as Amazonas, que é um outro ramo de guerreiras-sacerdote, após a vitória Romana, criaram as Cones, e fizeram um ramo secreto conhecido como Wicca, não estes grupos de desequilibradas que não entram em igrejas e tem medo de água benta e aliás basta ver o filme real e sem fantasias "As Bruxas de Salem", que mostra que estas paranóicas nada tem a ver com as heroínas seguidoras da verdadeira Força Ying, chamada por elas de A Deusa.

E são consideradas heroínas, em segredo, e um dos motivos seria o seguinte: na Segunda Guerra elas ajudaram a impedir a invasão da Inglaterra pelos alemães, os fatos narrados pertencem a arquivos não oficiais: "...E então elas se reuniram com sua rainha em sua ilha..., localizada na Inglaterra e nas vésperas da ofensiva contra a grande Ilha, como elas a chamam, formaram um círculo com o número necessário de irmãs, e durante treze dias formaram uma força conhecida como egrégora através do cântico, cada uma não podendo largar a mão da outra, sem poder sair do círculo, para nada, as mais idosas e as menos capazes, caíam uma a uma e a medida que o círculo abria elas imediatamente davam as mãos para fechar, e uma disse: Perdemos muitas irmãs naqueles dias, mas continuaremos sempre a necessidade assim o exigir..."
Uma formula druida de limpeza de ambiente que não põe em perigo quem o faz, sem qualquer conhecimento ou verdadeira iniciação, é a seguinte:

"Para os casos de fraquezas, desânimos, depressões, choro, pesadelos: Pegue oito espinhos de rosas vermelhas e os coloque dentro de seu perfume, então o borrife nos lugares que você queira purificar e atrair superiores presenças equilibradoras. A formula falada é: Um espinho quando espeta Surpreende quem não sabia, Ele não só provoca dor, Ele também conduz a magia E em nome dessa magia Eu digo ao espinho: "que assim seja; e assim se faça" Esta é a fórmula falada para estes casos, mas porque o espinho? E porque deve ser o perfume de seu uso pessoal? Será que cada essência de magia possui uma formula falada diferente?

Entre os outros casos, a magia possui uma função dentro de um contexto, não é apenas exaltação de Ego de pessoas que não tem o que fazer, pois é na hora da necessidade que sabemos se este Conhecimento existe ou não.


*****Artigo de Prof. Flávio Lins

I Caravana Nacional da Juventude do PT: Um Livro Sem Final

I Caravana Nacional da JPT: um livro sem final

A primeira Caravana Nacional da JPT representou a primeira ação da Secretaria após o I Congresso Nacional da JPT. Com certeza possui um valor histórico para o partido, mas precisamos realizar outras, principalmente para fazer melhor.

Esta Caravana foi uma ação eleitoral, porém, de grande importância para a nova fase da juventude petista que legitima as instâncias de juventude e afirma este segmento (organizando para fora e principalmente para dentro do partido) fortalecendo a identidade da JPT.

O resultado da passagem da Caravana foi, em primeiro lugar, ter levado motivação à militância, para a realização de atividades de juventude nas campanhas majoritárias, para receber a passagem da caravana durante as Eleições municipais de 2008. Reafirmou-se o compromisso do PT com as políticas públicas de-para-com a juventude. Foram coletadas assinaturas pelo “Pacto pela Juventude”, proposto pelo Conselho Nacional, na perspectiva de haver o pacto federativo, com instalação de órgãos de juventude nos governos municipais. Deu-se visibilidade às candidaturas jovens do PT, a vereadores (as) e prefeitos (as), nas cidades por onde passou.

Em algumas cidades estavam organizadas plenárias, onde pudemos defender a plataforma política e inclusive abrir espaço para os demais componentes da comitiva fazerem suas falas e cumprirem seus papéis políticos. Ou seja, no geral. fizemos pouca política, pouco para além do debate sobre as Políticas Públicas de Juventude e sobre a realidade da juventude brasileira e da exposição do objetivo da Caravana.

No entanto, esse resultado foi aquém do objetivo da Caravana, ou seja, nesta avaliação, a Caravana não cumpriu a sua plataforma política, apesar do esforço dos dirigentes em garantirem esses espaços nas atividades. Não encampamos com força, as lutas pela Reforma Política, Redução e Jornada de Trabalho sem redução de salários, entre outras bandeiras, como estava no objetivo da Caravana. Em poucos momentos estávamos em contato direto com os movimentos sociais organizados. Por isso tudo isso, não ganhamos visibilidade para fora como era a grande expectativa, porque na maioria das vezes, apenas tomamos as ruas com carros de som pedindo votos para candidatos ou realizamos atividades com os candidatos em plenárias para nossos militantes e para quem a JPT conseguia agregar.

Algumas atividades foram bem expressivas, com atuação popular e militante, agregando novos jovens, principalmente para o conjunto da Caravana e para um comparativo com outras cidades, ou seja, era muito mais empolgante estar em uma cidade onde a juventude é militante, onde o a cidade é vermelha, onde o PT é a expressão clara de um instrumento de transformações e de disputa do Estado para tal.

O processo de mobilização serviu para dar legitimidade às Secretarias Municipais e Estaduais de juventude empossadas até então. As instâncias tiveram autonomia na proposição e o desafio de construírem a programação na unidade petista. Nesse sentido, conseguimos tirar um retrato de qual é a atual capacidade da juventude do PT de organização e mobilização para uma campanha eleitoral.

Ao todo foram mais de 60 cidades por onde a I Caravana passou. Mais de 17 mil km rodados em 36 dias. Dentre todas essas cidades a maior parte das atividades foram atividades de Campanha.

Por fim, esta avaliação vem colocar que, por mais que a escolha do período eleitoral para ser a passagem da I Caravana foi acertado, por conta da visibilidade para dentro do PT pós-congresso e para reafirmar as Políticas Públicas de Juventude em âmbito municipal, é preciso mais tempo em cada cidade para cumprir um papel mais político das ações. A Caravana da JPT veio fortalecer a instância partidária.

Assim, somente veremos resultado dessa Caravana se a juventude do PT, nas cidades contidas no roteiro e também nas demais tiverem clareza da principal etapa política: o pós Caravana, o para além das eleições. É preciso aproveitar a mobilização da campanha para fortalecer a juventude como sujeitos políticos que construam a lutas por mudanças todos os dias.

Por isso foi importante dialogar com cada Secretario (a) Estadual da JPT, no sentido de realizarmos as Caravanas Estaduais da JPT de Formação Política.

É preciso enraizar a organização de coletivos de jovens educadores populares, núcleos de base por bairros, por local de trabalho, por local de estudo, etc. Contudo, articular sujeitos políticos que estejam constantemente debatendo a política local, descentralizando o poder da cidade, ao passo que se fortalece a democracia participativa e as pressões populares pelo direito à cidade e pelo combate as opressões.

A Caravana deve ser uma constante, a juventude deve buscar colocar o “pé na estrada” ocupando as ruas e os espaços de formação de opinião na sociedade, para além do período eleitoral, tornando dinâmica a participação política, o compromisso com a solidariedade e com a justiça social fazendo com que essa geração seja protagonista das mudanças, sobre a forma com que se organiza a sociedade e que se prepare para grandes mobilizações nacionais a partir de suas cidades.



*****Artigo de Marccella Lopes Berte, Coordenadora de Movimentos Sociais da Juventude do PT

UBES Divulga Entidades Pré Credenciadas ao 11° CONEG

UBES divulga lista de entidades pré-credenciadas para o 11º Coneg

Número de inscrições para o encontro bateu recorde; entidades precisam agora enviar os documentos necessários para confirmar sua participação no encontro.

A UBES divulgou a lista com as entidades pré-credenciadas para o seu 11º Conselho Nacional de entidades Gerais (Coneg), que acontece entre os dias 8 e 12 de dezembro em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo (SP). Foram 973 instituições pré-credenciadas, de todos os estados brasileiros.

O secretário geral da UBES, Pedro Moura, disse que este número é muito significativo para a entidade: "É o maior número de entidades já inscritas na história para um Coneg e isso é muito importante para a UBES. Superamos a marca de 931 instituições pré-credenciadas da última edição", ressaltou.

O presidente da UBES Ismael Cardoso lembra, no entanto, que esse procedimento não garante a participação da entidade no Coneg. "É necessário seguir os outros passos, conforme o regimento", alerta.

As entidades devem encaminhar à sede da UBES (Rua Vergueiro, 2485, na Vila Mariana, São Paulo/SP – Cep: 04101.200) até dia 30 de novembro, as cópias dos seguintes documentos: ata de Fundação, estatuto, ata de Eleição e Posse da atual diretoria, ata de indicação do delegado, material que comprove a existência da entidade (matéria em jornal, cartaz, panfleto etc.)

O Coneg 11º Coneg da UBES reunirá entidades municipais e estaduais do movimento secundarista de todas as regiões do país. "Esse deve ser o maior Coneg da UBES", prevê o diretor de políticas institucionais da entidade, Thiago Mayworn. A afirmação se baseia na novidade desta edição do fórum. Este ano, o Coneg será estatuinte, ou seja, durante o encontro serão votadas propostas para alterar o estatuto da UBES. "Por isso é fundamental a participação maciça dos estudantes secundaristas", convoca Thiago. "Este será um importante momento para adequarmos o estatuto da entidade a realidades dos estudantes brasileiros para que assim a UBES tenha ainda mais força na lutas por nossos direitos".




Juventude do PT Faz Balanço Eleitoral


Executiva Nacional divulga texto de balanço eleitoral

A Executiva Nacional da Juventude do PT reunida em São Paulo, nos dias 17 e 18 de novembro, debateu o resultado das eleições de 2008 para os candidatos jovens. Subsidiados por relatório preparado pelo GTE os dirigentes aprovaram resolução sobre o processo eleitoral na qual destaca a realização da I Caravana, a ampliação do debate sobre as PPJs no país e o desempenho dos jovens petistas que se candidataram nestas eleições.


O DESEMPENHO DA JUVENTUDE DO PT NAS ELEIÇÕES DE 2008

O positivo saldo eleitoral nas eleições de 2008 demonstra a capacidade do Partido dos Trabalhadores de intervir na sociedade e o reconhecimento das transformações sociais que o Governo Lula vem trazendo para o Brasil, além da aprovação do modo petista de governar. Estas eleições municipais são um bom exemplo da capilaridade da aprovação dos governos do PT, que ampliou a quantidade de prefeituras e o número de votos recebidos.

Além disto, os pleitos municipais são espaços vigorosos para discutir nosso projeto político de sociedade com os pés no chão, pautando o desenvolvimento democrático e popular do campo e da cidade e a garantia dos direitos elementares a população, por meio da participação popular.

Foi com o intuito de pautar os direitos da juventude que a JPT realizou a sua I Caravana Nacional – A juventude pelo Brasil para dar visibilidade a este segmento e estimular a incorporação das políticas públicas de juventude, incentivando as administrações municipais a assumirem com seriedade esta temática. Igualmente, estimular parcela significativa destes jovens a assumirem os compromissos com a construção de um país melhor para se viver. A Caravana foi um marco na organização da JPT e contribuiu muito para dar visibilidade a este debate e promover as PPJs, por onde ela passou aconteceram atividades de rua, debates, produção de material especifico, planos de governo direcionados, comitês de juventude, etc. A caravana contribuiu para o entendimento da importância da juventude nas eleições, que vai muito além de carregar bandeira.

Portanto além de pautar compromissos, a juventude reivindica cada vez maior participação e protagonismo, assumindo espaços nos movimentos e organizações sociais, no seu bairro, na sua comunidade, na escola, na universidade, no centro, na periferia, e também disputando as eleições municipais, levando os seus pleitos para o legislativo e executivo.

No partido foram 36 jovens candidatos a prefeitos/as, sendo que destes 9 se elegeram, dentre eles, há 2 mulheres jovens eleitas.

No pleito às câmaras municipais tivemos 3.181 candidatos jovens disputando, sendo eleitos 373, destes apenas 47 são mulheres, o que mostra a necessidade de um investimento maior no empoderamento das jovens no interior do Partido e nas disputas eleitorais.

Há uma boa diferença também entre as eleições proporcionais e majoritárias. O desempenho da juventude é melhor nas eleições proporcionais do que nas majoritárias. Os dados gerais são positivos, mas estão longe de ser ideal e mostram que ainda temos muito a avançar, sendo a média de idade dos/as nosso/as parlamentares municipais eleitos de 42 anos, enquanto a média dos prefeitos eleitos é de 45. Ainda, o levantamento diz que “enquanto para o cargo de prefeito os jovens só elegeram 1,6% do total, para o cargo de vereador/a este número sobe para 9,4% do total de eleitos. O mesmo ocorre na faixa de 30 a 39 anos, que sobe de 17,7% para 31,5%. Nas demais faixas o percentual de eleitos é menor para vereador do que para prefeito”.

Alguns fatores dificultam o sucesso da juventude neste processo, pois quando um candidato ou uma candidata jovem decide lançar-se na disputa eleitoral, tem de contar com estrutura de campanha, e as atuais formas de financiamento de campanha não facilitam que quem está iniciando tenham as condições necessárias de realizar uma campanha, o que reforça ainda mais a necessidade da juventude assumir o compromisso da reforma política.

Assim, maior espaço pra juventude nos pleitos eleitorais dependerá sim da vontade política dos diretórios e do envolvimento da militância, mas também de condições concretas para estruturar uma campanha, além da necessidade de aposta e investimento do próprio partido em novas lideranças, aliadas às nossas lideranças históricas.

É salutar também a capacidade que estes diversos jovens, eleitos ou não, que toparam galgar o posto do executivo e legislativo de suas cidades têm de agregar forças para além de sua faixa etária e para além das pechas e preconceitos. Isso reaviva nossa convicção de que a juventude deve absorver e defender pautas gerais comuns a toda sociedade.

No entanto é necessário olhar também sobre outro aspecto, o da incorporação das bandeiras de luta e das políticas públicas de juventude. O fato de muitos serem jovens, não significa ter a pauta de juventude inserida em suas atuações. Daí a urgência da discussão macro e da defesa das bandeiras da juventude constantemente acontecer. E este, de fato, é um papel e uma tarefa partidária, de um lado e de outro é compromisso do nosso governo petista fazer com que políticas de juventude difundam-se.

A Secretaria Nacional de Juventude do PT, em suas atribuições, deve agora construir um espaço de articulação destes jovens prefeito/as e vereadores/as. A criação de uma rede ou quiçá um fórum de discussão e de elaboração que contribuirá em muito para a capacitação de jovens parlamentares e para a formulação de mais políticas públicas de juventude.


Executiva Nacional da JPT
São Paulo, 18 de novembro de 2008


*****FONTE: www.jpt.org.br

É Preciso Colocar o Coração em Tudo

É preciso colocar o coração em tudo

por Roberto Dantas -


Conhecer-se profundamente requer não só trabalho intelectual, raciocínio, mas também emoção. Isso porque não adianta apenas analisar-se ao nível mental, pois precisamos sentir e vivenciar o que pensamos, visualizar, sonhar, e assim projetar sementes no universo.
Nossas emoções fazem a ligação entre nosso pensamento e nosso corpo, entre nós e os outros, entre nós e a natureza, portanto é um elemento muito importante para a "lapidação" pessoal; a realização do autoconhecimento que é posta em prática através da ação.


Na jornada de autoconhecimento é preciso não ficarmos somente nos estudos; ler livros, assistir palestras, ler artigos na internet, enfim, é preciso vivenciar o que se aprende. Sem essa vivencia, todo estudo que se faz pode ser posto à prova pelos acontecimentos da vida, e assim ser desmantelado, ir ao chão, pois perceberemos de forma dura que todo aquele acumulo de conheci, mento não serve na prática.

Passamos pela vida de forma pouco profunda, aprendemos a ser assim para não nos machucar, para não nos arriscar, por isso criamos vínculos superficiais com as pessoas, vivemos em ansiedade constante pensando em como será nosso futuro e assim vivemos nosso presente de forma automática, como se não estivessemos presentes.

Muitas pessoas sentem-se como que assistindo a um filme, ou como que anestesiadas no seu momento presente, como se não estivessem vivendo sua própria vida. E realmente não estão, porque para se viver é preciso "sentir" e não só "raciocinar". A sociedade em que vivemos, essa cultura capitalista e ocidental, privilegia o lado lógico, o raciocínio, o aproveitamento do tempo em função do lucro. Uma inversão de importância entre o que o ser humano faz, e o que ele têm em troca. O trabalho, deve servir para trazer bem estar e qualidade de vida para as pessoas, e não desgaste físico, mental e emocional, e muito menos doenças psicossomáticas. A vida moderna traz problemas ao ser humano, pois acaba se vivendo focando resultados fora, e não dentro de sí. Coloca-se o sujeito como um instrumento de acontecimentos externos e seu foco é conquistar bens materiais, aparência física, conquistar metas no trabalho, em detrimento do que é realmente importante para si.

O ser humano atualmente vive esse distanciamento de si mesmo, de suas necessidades pessoais e íntimas, pois não ouve sua voz interior. O resultado disso é o estresse pelo desgaste emocional que ocorre por ter-se bloqueado em suas necessidades, que por não poderem ser ouvidas, são muitas vezes abafadas, recalcadas.

É preciso pensar e mais do que pensar, conscientizar-se (mente e coração - raciocinar e sentir) sobre o que é mais importante pra voce. Conscientizar-se de suas necessidades íntimas, conscientizar-se de seus valores, de seus dons, de suas capacidades e de seus defeitos. Agir acima de tudo, mas sempre com autenticidade e integridade com seus valores pessoais, valores que são importantes pra voce, antes dos que são importantes pra sociedade.

Colocar o coração nas coisas que faz, vivenciando o presente, sempre focando-se no momento presente e atentando para o que voce gosta, o que voce valoriza, o que sente em relação à cada coisa, a cada pessoa, a cada ato. Dar importância a seus sentimentos, sejam eles bons ou não tão bons, ouvir-se, entender-se, compreender-se.

Abrir o caminho para que o coração se expresse em sua vida diária não é trabalho fácil, mas é imprescindível na jornada de Autoconhecimento.




Câmara dos Deputados Aprova PEC da Juventude

Câmara dos Deputados aprova PEC da Juventude

Foi aprovada no dia 12, em segundo turno, na Câmara dos Deputados, em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição nº 138, de 2003, a PEC da Juventude, de autoria do deputado Sandes Junior. A Emenda foi aprovada com 382 votos e uma abstenção na forma do substitutivo da deputada Alice Portugal (PcdoB/Ba), relatora da matéria em comissão especial, que altera o artigo nº 227 da Constituição. O substitutivo assegura ao jovem prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura. A matéria agora segue para tramitação no Senado, onde será também votada em dois turnos.

O texto prevê ainda que lei específica estabelecerá o Plano Nacional da Juventude e o Estatuto da Juventude garantindo o compromisso do governo com políticas públicas para os jovens de 15 a 29 anos. Segundo a relatora Alice Portugal, o Brasil tem hoje a maior geração de jovens de todos os tempos, quase 50 milhões de indivíduos que necessitam a exigir políticas inclusivas e diferenciadas.



*****Fonte: Do Portal da Juventude (www.juventude.gov.br)

ABGLT Participa de 3° Encontro da Rede LGBT do Mercosul

ABGLT participa do 3° Encontro da Rede LGBT do Mercosul

Foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro em Assunção, no Paraguai, o terceiro encontro da Rede LGBT do Mercosul, com o objetivo de avaliar a atuação da rede no Mercosul, da qual a ABGLT é integrante, na condição de co-fundadora, e programar as próximas atividades. Alexandre Böer, diretor da ABGLT para Região Sul representou a ABGLT na reunião, uma vez que Beto de Jesus estava em viagem representando a ILGA e ambos são os representantes da ABGLT no trabalho de advocacy internacional junto à ONU e Mercosul.

No dia 7 de novembro, sexta-feira, houve uma conferência de imprensa, onde foi possível apresentar os avanços e desafios dos países membros, enquanto direitos e garantias às pessoas LGBT. Às 18h do mesmo dia aconteceu um painel sobre matrimônio e união civil, na qual o representante da ABGLT deu um relato sobre a atual discussão no Brasil sobre o tema e as estratégias adotadas para aprovar o projeto de criminalização da homofobia no Parlamento, enquanto socializou as atuações de advocacy junto aos poderes Executivo e Judiciário, além do trabalho no legislativo.


Todos os países apresentaram seus relatos e foi possível dialogar com a platéia, pois esse era um encontro aberto realizado na Casa de Cultura do Paraguai. As igrejas católicas, evangélicas e outras religiões fundamentalistas têm sido os principais obstáculos para o avanço dos direitos LGBT no Mercosul. A intenção dos ativistas é que todos os países da região avancem nos direitos LGBT e atuem para que os Estados sejam, de fato, laicos, assim como garantam, no caso do matrimônio, as mesmas leis, com os mesmos nomes.


Esta terceira ocasião em que os ativistas se reuniram é resultado do trabalho iniciado pelo projeto desenvolvido pelo instituto Edson Neris, de São Paulo e grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, de Porto Alegre, em nome da ABGLT. Através do projeto de Direitos Humanos na ONU e as ações desenvolvidas desde 2006 nas reuniões de Altas Autoridades em Direitos Humanos no Mercosul foi possível articular a formação dessa rede e a participação da ABGLT nesta rede, que hoje já caminha independente de projetos.


Após consulta ao presidente Toni Reis, via e-mail, durante as reuniões, convidamos um representante da FALGBT – Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, que está na coordenação pró-tempore, para que participe do Congresso da ABGLT na condição de convidada e possa apresentar um relato ampliado da rede para o conjunto das instituições da ABGLT.





Lula Sanciona Nova Lei dos Estágios


Lula sanciona nova Lei dos Estágios

Depois de muita polêmica e discussão no Congresso, o presidente Lula sancionou a Lei 11.788 de 25/09/2008, publicada nesta sexta (26) no Diário Oficial. Há alterações significativas para estudantes dos níveis médio, médio técnico e superior. A carga horária, benefícios e direitos às empresas, estagiários e instituições de ensino do país foram modificadas.

As mudanças afetam diretamente cerca de 1,1 milhão de estagiários do país, mas o universo de estudantes impactados é de quase 14 milhões. Seme Arone Junior, presidente da Associação Brasileira de Estágio (Abres), ressalta a importância da nova lei como um marco regulatório para a segurança das empresas contratarem mais estagiários "A inserção dos estudantes da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental (na modalidade profissional da educação de jovens e adultos) foi muito positiva, anteriormente só estagiavam alunos dos ensinos médio, médio técnico e superior", ressalta Seme.

Lúcia Stumpf, presidente da UNE, comemorou a aprovação do projeto de lei. Segundo ela, é um importante passo para que o estágio passe a cumprir sua função de aprendizagem e deixe de ser mão de obra barata. "O estágio precisa ter uma função educativa, com direito a férias, licença para provas e respeito ao estudante trabalhador".
A carga horária mudará para no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, exceção para os alunos da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental que não ultrapassará 4 horas diárias e 20 horas semanais. "Essa modificação forçará milhares de empresas a se adequarem, mas acreditamos que dará mais tempo aos estudantes para se dedicarem aos estudos e, com isso, melhor rendimento no estágio", explica Seme. Uma mudança louvável foi a possibilidade de profissionais liberais de nível superior (com registro em conselhos regionais), como advogados, engenheiros, arquitetos e outros contratarem estagiários.

Com a lei 11.788 o estagiário terá direito a férias proporcionais remuneradas e auxílio-transporte obrigatório. Se a empresa oferecer vale-refeição ou assistência médica não caracterizará vínculo empregatício. Também a bolsa-auxílio deverá ser paga em caso de estágio não obrigatório.
"A empresa que contrata estagiário de uma forma responsável só vai se adequar a nova lei. Já a que utiliza o estagiário de maneira indevida vai ter que se adequar", afirmou Lúcia.
Apesar das mudanças, a Abres acredita que o número de estagiários do nível superior será mantido (atualmente são 715 mil). No entanto, haverá diminuição significativa no ensino médio, por conta da restrição imposta a 20% do total de funcionários das empresas. Hoje temos 8,9 milhões de estudantes e deve gerar uma redução nos atuais 385 mil estágios. "Infelizmente é nessa faixa que temos um dos focos da precarização do emprego, mas também o maior volume de abandono de escola por falta de renda, 45% de brasileiros desempregados e o drama da inserção de jovens no mercado de trabalho", avalia Seme.

"O objetivo da Abres era uma legislação de incentivo ao estágio, responsável por inserir milhões de jovens no mercado de trabalho", enfatiza Seme. "O problema do desemprego estrutural brasileiro deve ser resolvido com educação e precisamos manter o estudante na escola oferecendo uma renda. Esse é o método mais eficiente. O estágio é exatamente esta ferramenta e por isso deve ser ampliado e não reduzido", completa. Nossa expectativa é uma adequação do mercado e, futuramente, as empresas deverão voltar a contratar mais estagiários.

A nova legislação provoca grandes mudanças na lei 6494/1977. "Agora teremos um instrumento legal e justo para os milhões de alunos brasileiros. Ganha o estudante, por mais benefícios, ganha a empresa por mais segurança jurídica e a escola, pois terá alunos com mais tempo para se dedicar aos estudos", finaliza Seme.

CIEE oferece 0800 para esclarecer dúvidas sobre a nova lei do estágio O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) adequou seu sistema de atendimento às novas normas e disponibiliza gratuitamente a central de atendimento 0800-771-2433 para esclarecer dúvidas de estudantes, empresas e instituições de ensino, cadastrados ou não em seu banco de dados.




Momento Depressivo!

O VAZIO...

Muitas Vezes nos deparamos com momentos unicos, que nunca imaginavamos que existia... Momentos bons ou ruins, ou simplesmente algo Diferente... Derrepente bate aquela VAZIO, ou vem a escuridão pairar sobre nossas cabeças...

VAZIO, palavra simples de escrever porém dificil de se entender, afinal ela já é o VAZIO... O pior de tudo é quando esse VAZIO, vem com aquele sentimento de Impotencia, quando o VAZIO rompe a barreira da realidade, da Vida ou simplesmente te dá aquele choque e você percebe que você andou por verdes bosques e não chegou a lugar nenhum...

VAZIO, como a dor da existencia que muitos mortais e todos Semi - Mortais sentem quando estão prestes a cair de um precipicio, quando percebem que tudo que eles são, têm ou fazem, não passam de coisas VAZIAS... E ai você sente que por causa de um detalhe, por causa de uma ação feita ou não feita, ou simplesmente por você estar no lugar errado no momento errado, tudo se tornou VAZIO...

O Pior De tudo isso, é você voltar ao VAZIO , pois ele é um estado de espirito que abandonamos em nossa infancia para cair no maravilhosso mundo das ilusões perfeitas, então você se depara que nada em sua vida faz sentido e tudo a sua volta não tem valor nenhum e podia sim, fazer sentido se você continuasse no maravilhosso mundo das ilusões, que você acabou de ser expulso por ser diferente, superior ou até mesmo por não existir...

Você se torna o VAZIO, como hoje percebo que sou o VAZIO...

*****Algo escrito por Marcello Barbosa!

Agradeço a Todos Que Me Apoiaram!


Galera,


Tive a maior experiencia política da minha curta vida de 20 anos de existencia (putz Que filosófico!)! Disputei Minha Primeira eleição para Vereador, tive Ônus e Bônus. O Ônus foi infelizmente não ter sido eleito, mas os Bônus, foi conhecer pessoas importantes, ter aprendido muito, fazer uma campanha limpa e propositiva e principalmente ter saido vivo!!! rsrsrsr!

Agradeço Todas as pessoas que acreditaram nosso Ideal de MUDANÇA e apoiaram nossa candidatura Popular e Democrática, essa foi a primeira batalha de uma Grande Guerra que travaremos Pelo Povo de Itaquaquecetuba!


Muito Obrigado a Todos!!!




Ass. Marcello Barbosa .
Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...