terça-feira, 30 de junho de 2009

Não Ao Fechamento da Estação Aracaré!

Não Ao Fechamento da Estação Aracaré!

Hoje Estamos Vivendo um Momento de Grande Debate Quanto ao Transporte Público, Pois a cada dia que passa o Trânsito piora, os Trens Estão Cada Vez Mais Lotados e os Ônibus Mais Caros. Para Piorar Essa Situação, o Governador José Serra (PSDB) Quer Fechar a Histórica Estação do Aracaré, gerando mais um problema para a população de Itaquaquecetuba e região leste. Com o Fechamento da Estação Aracaré, cerca de 20 mil pessoas vão ser prejudicadas, além disso não é de hoje que nossa Linha Safira (Brás – Calmon Viana) vem sendo atacada pelo Governo Tucano.


Antes ela era Sucateada, com trens caindo aos pedaços, por estar perto das eleições o Governador Tucano faz uma manobra eleitoral e reforma alguns trens, mas com a reforma vem o aumento da passagem e agora o Fechamento da Estação Aracaré.


O PT de Itaquá e os Movimentos Sociais Se Manifestam Contra o Fechamento da Estação Aracaré! O PT de Itaquá Está ao Lado da População e Contra o Governador Serra (PSDB) Que Quer Fechar Uma Estação Histórica da Cidade! O PT de Itaquá Defende Que Antes do Governador Fazer Qualquer Coisa Que Interfira no Dia-Dia do Povo de Itaquá Ele Tenha Que Discutir Com a População, Pois Ele Não Conhece Nossa Cidade!
Os Movimentos Sociais Desta Cidade Vâo se Mobilizar Até Ter a Certeza do Não Fechamento da Estação!


Vamos Juntos Nos Mobilizar Contra o Fechamento da Estação Aracaré!
Diga Não Ao Fechamento!


Próximo Ato Unificado (PT, PCdo B e PSB) Contra o Fechamento:

***Dia: 18/07
***Horário: as 10h00
***Local: Estação do Aracaré


*****Assinam Este Manifesto: PT-Itaquá, Juventude do PT-Itaquá, Ong MARES, UMES - Itaquá e Movimento Mudança.

Artigo: "O Parlamento do Mercosul e o Eleitor"

O Parlamento do Mercosul e o Eleitor
Do Jornal Valor Econômico - Por Maria Cristina Fernandes - 05/06/2009
A menos de quatro meses para a definição das regras que presidirão a eleição para a bancada brasileira no Parlamento do Mercosul, inexiste consenso no Congresso Nacional sobre o tema. Será a primeira vez que o Brasil elegerá uma bancada de deputados e senadores para atuar exclusivamente no âmbito do parlamento do bloco que está sediado em Montevidéu.
Hoje a representação brasileira é de 18 parlamentares (metade de cada Casa), assim como a dos outros três países-membros: Paraguai, Uruguai e Argentina. Depois de árdua negociação, estabeleceu-se um cronograma para a entrada em vigor de uma representação mais proporcional à população de cada país.

Pelo acordo, Brasil e Argentina elegerão, respectivamente, 37 e 26 em 2010 e 75 e 32 em 2014. Uruguai e Paraguai se manterão nos atuais 18. Este último opôs forte resistência à proposta brasileira de reduzir o número de integrantes do Parlamento com o argumento de que já havia realizado eleições para seus representantes. Foi o único dos quatro países que já o fizeram.
Atualmente apenas três projetos tramitam na Casa.
Um de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) propondo escolha por lista fechada composta a partir do peso de cada região na Câmara Federal e dois da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que tratam da cota por sexo na distribuição de vagas e da propaganda em rádio e TV para a campanha eleitoral dos candidatos.

Nem mesmo dentro dos partidos há consenso sobre o formato ideal do processo eleitoral. Na próxima semana, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) deve protocolar um projeto de lei, também por lista fechada, mas composta a partir de vagas estaduais e não por região. Por essa proposta, pelo menos 21 Estados teriam um único representante, enquanto São Paulo poderia chegar a cinco, Minas a três e Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná a dois parlamentares.
Não há sequer convergência sobre a necessidade de uma mudança da Constituição prévia ao regulamento da disputa eleitoral. Apesar de o Parlamento do Mercosul não ter função legislativa, cabendo-lhe apenas fazer recomendações ao conselho executivo do bloco ou elaborar projetos de lei a serem enviados aos respectivos parlamentos nacionais, há quem veja na sua atuação uma afronta à cláusula pétrea da soberania.

Mais grave que o dissenso é o debate incipiente do tema no Congresso, reflexo do pouco interesse dos partidos no Parlamento do Mercosul. O bloco sequer consta das diretrizes da maioria dos partidos. Todos falam vagamente da necessidade de se aumentar a integração regional, mas sem menção específica ao Mercosul.

O PT foi o único a realizar um seminário específico para o debate do bloco, ainda assim numa conjuntura (1993) em que parecia estar mais interessado em colocar em evidência sua oposição à política externa do Executivo do que propriamente incorporar o tema na ação política do partido. Esse desinteresse se deve em grande parte à dificuldade de aquinhoar votos com política externa. E o distanciamento do eleitor do tema vem, em grande parte, ao pontificado do Itamaraty nas diretrizes da política externa brasileira. Pela Constituição, cabe ao Congresso apenas ratificar tratados internacionais, autorizar a entrada do país em guerras ou sancionar acordos de paz.

Mas se este insulamento do Itamaraty aprofundou-se numa conjuntura econômica de substituição de importações, a inserção brasileira no cenário internacional se modificou com a globalização, o que, acabou atraindo o interesse da sociedade civil, impactada por esta abertura.
Os setores empresariais são os mais visivelmente atraídos pelo tema, dado o peso que a diversificação das relações comerciais do Brasil adquiriu. Ainda que o impacto da crise econômica nos parceiros brasileiros do Mercosul fez com que fosse carreado para a China e não para o bloco o espaço perdido para as exportações brasileiras no mercado americano, é generalizado o reconhecimento dos avanços na integração comercial da região.

A dificuldade de atrair o interesse do eleitor comum pelo parlamento do bloco não é uma exclusividade do Mercosul. Na União Europeia, bloco mais antigo e melhor institucionalizado que o do Mercosul, as eleições que começaram ontem e vão até domingo estão sendo presididas pelo descrédito do eleitor. Mas essa perda de legitimidade do Parlamento Europeu é, em grande parte, relacionada à crise econômica contra a qual os cidadãos veem a ação de seus representantes no bloco ter pouca efetividade.

A América do Sul, apesar de atingida, ainda é considerada uma região à qual abriram-se oportunidades na crise econômica mundial. O Parlamento do Mercosul funcionaria, assim, como uma caixa de ressonância dos interesses sociais nas decisões do bloco. A finalidade da eleição direta de seus representantes é conferir mais legitimidade a esta representação.

A proposta da entrada da Venezuela no Mercosul demonstra que não é impossível atrair o interesse do cidadão comum. O Mercosul sempre foi um tema mais afeito aos Estados do Centro-Sul, que têm relações comerciais ou fronteiras com os países do bloco. A entrada da Venezuela no Mercosul já desperta mais interesse pelo bloco nos Estados do Norte. Pela proximidade geográfica, o ingresso venezuelano é visto no Norte como uma forma de aproximar a região dos temas do Mercosul.
Este é um dos problemas dos partidos de oposição nas eleições para a bancada brasileira no Mercosul. Como a oposição, notadamente PSDB e DEM, tem se destacado no ataque à entrada da Venezuela no bloco, é de se esperar que os candidatos desses partidos ao Parlamento do Mercosul venham a ter dificuldades de serem escolhidos para as vagas a serem reservadas aos Estados do Norte.

Ao Executivo, que tem sido protagonista nesses quase 20 anos de funcionamento do bloco, caberia dar o exemplo de valorização da representação nacional no Parlamento do Mercosul. Os ministros, por exemplo, têm sido insistentemente convocados para debater com a bancada brasileira as políticas setoriais de integração. E têm, solene e reiteradamente, ignorado o convite.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Não Vou Falar de Michael... Vou Falar da Vida...

A Vida é Frágil... Se Pensarmos Bem, Ela Está Por Um Fio...

É engraçado, vivemos a vida inteira com a certeza que a orete um dia virá, porém nunc pensamos que ela vem para nós...

Sempre pensamos que todos morrem e não reparamos que nós também podemos morrer... Não Reparamos que um dia nosso coração vai parar, nossos olhos se fechar e nossa respiração deixar de existir...

Você já pensou nisso? Que um dia vai Chegar o teu fim? Um Dia vão chorar no seu caixão... A Vida é frágil... Qual Legado você Quer deixar? Como vão lembrar de você?

Sabe o que eu penso? Não Penso.... Cansei de ser julgado, viver na primeira rua e morrer em seguida na esquina, voltar de depois sumir, correr e depois parar... Um Coisa é Certa Quero o Mundo Para Mim...

A Vida é Frágil, Com Um Sentido Nebuloso, Com Caminhos Tortuosos, mas acima de tudo ela é artificial.... Nós fazemos ela ser Artificial, sabe por que? Por Que temos medo dela....

Enfim, a Vida é Frágil, enquanto eu não vou parar embaixo da terra, vou construindo mais Uma Vez meu Caminho, acima de qualquer coisa, Rumo aos Meus 120 anos...
***** Fonte: Quebra Cabeças - Jogo de Palavras...

Música da Semana: "Vanguart"

A Música Dessa Semana é do Mais Novo Fenômeno Musical... Mallu Magalhães... Não Por Acaso, mas Por Que Escutei Essa Música e adorei... Porra! Eu Naum Sou Emo e Nem Menino Mimado!

Vanguart

Ah, se eu fizesse tudo que eu sonho,
Se eu não fosse assim tão tristonho,
Não seria assim tão normal.

Ah, se eu fizesse o que eu sempre quis,
Se eu fosse um pouco mais feliz,
Levantasse o meu astral...

7 dias vão e, eu nem fui ver.
7 dias tão fáceis de se envolver.

Ah, se eu tivesse fotografado,
Se eu tivesse me integrado,
Ao mundo sobrenatural.

Aaaah, eu seguiria o realejo.
Desenharia o que eu vejo,
No meu cereal.

30 dias do mês que ficou pra trás...
E eu sou só mais um desses meros tão mortais.

Mas, Ah, se eu fizesse alguma diferença,
Se eu curasse alguma doença,
Com uma força genial...

Ah, Ah, Ah, Oh, Ah, eu cantaria pra fazer sorriso,
Eu perderia o meu juízo,
Só pra ser especial.

30 dias vão, não! eu não fui ver.
São 7 dias tão fáceis de se envolver.

30 dias do mês que ficou pra trás...
Mas eu sou só mais um desses meros tão mortais.

Mas ah, se eu fizesse alguma diferença,
Se eu curasse alguma doença,
com uma força genial.

Aaaah, eu cantaria pra fazer sorriso,
Eu perderia o meu juízo,
Só pra ser especial.




*****Composição: Mallu Magalhães

Deputados do PT São Contra Cadeiões!

Deputados Protocolam Representação no MP Contra Novos Presídios
NOTA do BLOG: O (Des) Governo doEstado de São Paulo, Chefiado pelo Tucano Serra e sua Quadrilha, ops! e seu ninho de víboras quer contruir mais de 40 Presídios e coloca-los pelo Interior de São Paulo, e um deles vai vim para Itaquaquecetuba... Devemos Ser Contra A Vinda do CPP para o Jardim América em Itaquaqueceuba, A População Deve Lutar contra isso... Ainda Existem Deputados de BomSenso. Leiam:

Os deputados do PT (Ana Perugini, Beth Sahão, Hamilton Pereira, Simão Pedro e Vanderlei Siraque),12 prefeitos e representantes de outros cinco municípios estiveram na sede do Ministério Público do Estado, nesta quinta-feira (18/6), quando foi protocolada representação solicitando suspensão do processo de instalação de novas unidades prisionais no interior do Estado. As principais reclamações feitas ao Procurador Geral de Justiça, Dr. Fernando Grella Vieira, referem-se à falta de critérios técnicos para escolha das áreas e falta de diálogo com os representantes dos municípios.

Os parlamentares petistas explicaram ao Procurador que reivindicam o debate democrático com o governo Serra sobre a definição de locais e compensações aos municípios, quando da instalação de novos presídios. O Procurador Geral afirmou que o poder de controle do Ministério Público sobre a área do sistema prisional é mais limitado que em áreas de direitos constitucionais como educação e saúde. “O que for da nossa atribuição receberá nossa atenção”, afirmou. “O que não for, será reportado aos responsáveis de cada comarca”, completou.

O Procurador também orientou aos prefeitos que queiram encaminhar representações individuais, que podem fazê-lo usando o mesmo número de protocolo da representação encaminhada pelos deputados do PT.

"O governo Serra não discutiu quais serão as compensações aos municípios afetados pela medida", explicou o deputado Simão Pedro. A expectativa, segundo ele, é que um empreendimento desse porte aumente a procura por serviços básicos que estão sob responsabilidade da administração local, como saúde e educação, por exemplo.

O deputado estadual Hamilton Pereira, durante conversa com o procurador, citou o caso do município de Capela do Alto, cujo local escolhido para instalação de uma unidade está situado às margens do rio Sarapuí. Ele também deu como exemplo a cidade de Porto Feliz, que conseguiu uma liminar junto à Justiça, para impedir a instalação de presídio devido ao fato de a área escolhida ser uma APA (Área de Proteção Ambiental). “Impossível que o Estado possa prosseguir nesse processo ao arrepio, inclusive, da legislação nacional que trata do Sistema Nacional de Unidades de conservação”, destacou. “Temos aqui argumentos suficientes para que o Procurador, que prima pela execução da justiça no Estado, saiba que essa foi uma medida intempestiva do governo estadual e que deve ser revista”, completou. “É meu dever como parlamentar fazer esse chamamento para que o Estado haja de fato com transparência e justiça em relação aos municípios. Um prefeito, dentro de sua unidade federativa, é a maior autoridade no município e deve ser respeitado.

"Sou moradora de uma cidade que abriga o maior complexo penitenciário do Estado e sei o que isso representa. Temos percorrido o interior e a situação das cidades com presídios são sempre as mesmas: a sobrecarga dos equipamentos públicos e o comprometimento ambiental”, argumentou a deputada Ana Perugini.

Para Vanderlei Siraque, é necessário se abrir novas vagas em presídios, mas antes disso, é necessário um pente fino no sistema penitenciário. “Tem muito preso que já cumpriu pena e ainda está lá pela morosidade da justiça. Tirar essas pessoas de lá já abriram mais vagas”, disse. Ele defende a criação de penitenciárias regionalizadas. “Se é para construir presídios e suprir a falta de vagas, que se criem presídios regionais que atendam a demanda de cada lugar. Não é certo pegar um criminoso da Capital e colocar no interior, levando mais problemas.
Cada preso deve ficar em sua região”, afirmou. Problemas em outros municípios Outro caso que chama a atenção é o do município de Itirapina, localizado na APA de Corumbataí e sobre ponto estratégico do Aquífero Guarani. Segundo o prefeito Omar de Oliveira Leite, o município sedia duas unidades prisionais que hoje abrigam cerca de três mil apenados, sendo que nenhuma das duas possui estação de tratamento de esgoto. “Estamos recebendo R$ 247 mil do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para investimento em tratamento de esgoto e, enquanto isso, as unidades jogam todo tipo de lixo como garrafas PET na minha rede de esgoto”, afirmou. O prefeito também apontou a sobrecarga sobre o sistema municipal de saúde e os efeitos na área de habitação. “Tivemos cinco mil inscrições para o “Minha Casa, Minha Vida” das quais 75% são de mulheres de presidiários”, afirmou. “Se eu pudesse, devolvia (as unidades) para o Estado. Lutem, porque implantaram unidades dentro do meu município e mataram a economia do meu município”, alertou.
A prefeita de Registro, Sandra Kennedy, criticou a área escolhida pelo Estado, às margens da BR-116. “No caso de uma rebelião, em que a BR-116 venha a ser interditada, estaremos interrompendo o fluxo da principal via entre o Sul e o Sudeste do Brasil”, destacou. A prefeita também apontou o fato de o município estar localizado numa das regiões mais pobres do país, assim como de maior riqueza ambiental devido aos remanescentes de Mata Atlântica. O pedido de abertura de diálogo entre o Governo do Estado e os municípios partiu, inclusive, de prefeituras de partidos da base aliada de José Serra.
O representante da prefeitura de Piracicaba, administrada por Barjas Negri (PSDB), destacou a necessidade de se debater as questões ambientais. A mesma reclamação foi apresentada pelo prefeito de Mairinque, Denis Veneri (PTB), que acabou revelando também que há um ano havia sido informado pelo governador que o município receberia uma unidade. A reunião na Procuradoria contou com a presença dos prefeitos de Taquarituba, Miderson Zanello Milleo; Bernardino de Campos, Moacir Aparecido Beneti; Catanduva, Afonso Macchione Neto; Icém, Samir Vicente de Morais; Pontal, Antonio Frederico Venturelli Junior; Mairinque, Dennys Veneri, Hortolândia, Angelo Perugini; Porto Feliz, Claudio Maffey; Itirapina, Omar de Oliveira Lei; além de representantes de Barra do Turvo, Riolândia, Piracicaba e Registro.

****Informações das assessorias de imprensa dos deputados Hamilton Pereira, Ana Perugini e Vanderlei Siraque.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sem Autorização, Pajoan Deve Ser Interditado

Sem autorização, Pajoan Deve Ser Interditado

Processo de fechamento deve durar 30 dias; segundo a Cetesb, dificilmente a empresa conseguirá uma nova licença para atuar

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) pretende dar início nos próximos dias ao processo de interdição do aterro sanitário da Pajoan em Itaquá. O prazo para a conclusão do processo é de 30 dias. Sem a licença de operação, que está vencida, o aterro não pode mais receber o lixo de Mogi, Suzano, Poá, Ferraz, Itaquá e Arujá. Na sexta-feira, a empresa foi multada em R$ 63,4 mil por dispor resíduos sem licença.Segundo a Assessoria de Imprensa da Cetesb, a empresa poderá recorrer da medida, podendo assim prorrogar o fechamento do lixão. De acordo com a companhia, o destino do lixo é de responsabilidade da Pajoan enquanto durar o contrato com os municípios.

Com isso, se a empresa não encontrar uma solução, o caso poderá parar na Justiça. Segundo o DAT apurou, a Cetesb praticamente descartou a possibilidade de liberar um nova licença de operação ao grupo, já que estudos comprovam o fim da vida útil da área. Em nota enviada ao DAT, a companhia garantiu que sem a licença a empresa não receberá mais resíduos.A Cetesb informou ainda que está avaliando o Plano de Encerramento do Aterro apresentado pela empresa, que tem como objetivo estender o funcionamento até novembro de 2010.

No documento, que foi entregue ao Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia), o grupo se compromete a deixar de receber lixo no atual empreendimento desde que o Estado aguarde as medidas tomadas pela direção da empresa, que vê a possibilidade de aumentar em 10% a capacidade.

Pajoan
Segundo o consultor jurídico e ambiental da Pajoan, Horácio Peralta, as informações divulgadas pela Cesteb não têm bases técnicas, o que pode fazer com que a empresa consiga sim uma nova licença. Ele afirmou que os técnicos da companhia chegaram a formalizar estudos errados nos últimos meses, quando foram ao aterro e tiveram de refazer o trabalho. Além disso, ele culpa a demora do Estado em aprovar a licença ambiental de um novo terreno pretendido pela Pajoan como um dos fatores que dificultam possíveis soluções para o destino do lixo. Sobre o fechamento do aterro, ele contesta. "Não é assim que as coisas funcionam. Está na lei que é preciso tomar uma série de medidas antes de se fechar um aterro, é inconstitucional".

*****FONTE: Diário do Alto Tietê

Artigo: "Europa à Direita, América Latina à Esquerda"

Europa à Direita, América Latina à Esquerda

Foram os europeus que inventaram a expressão “esquerda”, foram eles que nos exportaram seus grandes teóricos, foram sempre eles as referências para as esquerdas de outras regiões do mundo, durante mais de um século e meio. Agora a Europa se torna um bastião da direita, a esquerda européia vive seu momento de maior debilidade desde que o termo foi inventado, enquanto a esquerda se fortalece na América Latina.

Partidos tradicionais de esquerda desfigurados, com tantos deles tendo aplicado rigorosamente políticas neoliberais – como os casos da Espanha, da França, da Inglaterra, da Alemanha, entre tantos outros. Sindicatos muito debilitados, devido às políticas de “flexibilização laboral”, ao desemprego, à exploração chovinista contra os trabalhadores imigrantes. Esquerda radical isolada, dividida. Cenário ideológico dominado pela direita e até mesmo pela extrema direita.Um continente que vive bem, mais distante do que nunca do que vive a periferia, que não quer mudar, que culpa suas vítimas pelos seus problemas – imigração, “terrorismo”.

Um continente que preferiu consolidar sua aliança subordinada com os EUA, do que aliar-se à periferia na luta por um mundo melhor.Votam à direita, com hegemonia conservadora, porque são os grandes vencedores da globalização neoliberal, enquanto a América Latina vota à esquerda, porque somos vítimas dessa globalização. Enquanto eles rejeitam a esquerda, a América Latina reivindica e trata de reinventá-la. Enquanto eles rejeitam o marxismo, o pensamento critico latinoamericano busca aplicá-lo criativamente.

Enquanto eles reforçam o capitalismo de forma conservadora e autoritária, com políticas duras contra a imigração, países latinoamericanos – como a Bolívia e o Equador – reivindicam a seus imigrantes e elegem representantes seus para suas constituintes e seu sistema política de Estados refundados. Enquanto eles projetam lideres direitistas e autoritários como Sarkozy, Berlusconi, Merkel e se representam neles, a América Latina exibe a imagem dos 5 presidentes latinoamericanos de mão dadas ao alto no Fórum Social Mundial – Evo Morales, Rafael Correa, Lula, Hugo Chavez, Fernando Lugo -, todos outsiders da política tradicional, que começam a construir o “outro mundo possível”.

A Europa se transformou em um bastião do conservadorismo no mundo, substituindo a tradicional postura solidária da esquerda no pós-guerra, pelo egoísmo consumista de agora. Promoveu sua integração para se posicionar melhor no mercado mundial, para virar mais ainda um continente fortaleza, fechado sobre si mesmo.

Enquanto a América Latina promove processos de integração solidária, que permitem terminar com o analfabetismo na Venezuela e na Bolívia, devolver à visão a quase dois milhões de latinoamericanos, formas as primeiras gerações de médicos pobres – através da Alba. Forma um banco da região – o Banco do Sul -, para financiar nossos próprios projetos. Constitui o Conselho Sulamericano de Defesa, para resolver os conflitos internos dentro da própria região e fortalecer a segurança da região frente às ameaças externas.A eleição e posse recentes de Mauricio Funes, em El Salvador, apenas confirma essa tendência latinoamericano de buscar na esquerda – moderada ou radical – a solução para seus problemas e a vida de superação do neoliberalismo, forjado e exportado do centro do capitalismo para nossos países e assumido por governos aliados do centro do capitalismo. Enquanto a América Latina privilegia a unidade do Sul do mundo, contra o neocolonialismo e a dominação imperial do centro.

A Europa se torna uma espécie de museu, congelada, buscando estar de costas para o novo mundo que procuramos construir. Nós, America Latina, um laboratório de experiências de construção desse novo mundo.

*****Escrito Por Emir Sader.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Música da Semana: "Apesar de Você"

Um Clássico do Maior Revolucionário da Música Brasileira, Chico Buarque de Holanda...

Apesar De Você

(Crescendo) Amanhã vai ser outro día x 3

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.

(Coro) Apesar de você
amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.

(Coro2) Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você

(Coro3)Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você

(Coro4)Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiáÂ…Â….



*****Composição: Chico Buarque

Ato Contra o Fechamento da Estação do Aracaré

Ato Contra o Fechamento da Estação do Aracaré


Os Partidos de Esquerda de Itaquá, PT PCdoB e PSB fizeram um ato no sábado em frente a estação de trem da Companhia Paulista de Trem Metropolitano (CPTM), no Aracaré. O motivo é um ofício encaminhado pelo presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, em que teria informado à Câmara sobre construção de outra plataforma em substituição a existente, 800 metros à frente na Vila Varela, em Poá. Caso seja concretizada a alteração, Itaquá passará a contar somente com as estações Manoel Feio e Itaquá – que atende ao Centro.

Embora a assessoria de imprensa da Companhia tenha negado a mudança na última quinta-feira, o vereador Oscar Cabrera Bera (PC do B), acredita que tenha havia algum equívoco e que a informação não tenha sido confirmada com a Presidência da CPTM. Por isso, ele manteve o protesto, com entrega de panfletos e orientação aos moradores que passavam pelo local.

"O Governador José Serra, além de trazer um cadeião para Itaquá, além de estar fechando Escolas e distribuindo livros pornográficos para crianças, ainda quer fechar a Histórica Estação de Trem do Aracaré. Como Governador ele faz esses desastres, imagina como Presidente?". Disse Marcello Barbosa, Secretário Municipal da Juventude do PT.

Segundo informações de um ofício encaminhado ao prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, a CPTM reconhece a necessidade de readequar a Estação Aracaré e une a esta constatação o pedido de Poá para que seja construída nova plataforma entre essas duas estações. “Observa-se a nítida diferença nos padrões de ocupação das proximidades, parecendo ser vantajosa a opção de deslocamento da plataforma cerca de 800 metros em direção aos limites de Poá e Itaquaquecetuba, onde a urbanização se mostra mais consolidada, organizada e favorável à acessibilidade local”, diz um trecho do documento.

Outra alegação é a pouca quantidade de passageiros, segundo a Companhia, que utiliza essa estação.

*****FONTE: Informações Oficiais e Adequação do Blog.

Seminário: "Um Novo Rumo Para o PT" - Alto Tietê

Seminário Um Novo Rumo Para o PT (Macro Alto Tietê)

Como eu relatei na sexta, sábado foi o Dia do Grande Seminário do "Novo Rumo" aqui na região, achei essa matéria muito bem produzida, por isso postei ela aqui:

Mais de 300 pessoas marcaram presença ontem no seminário da corrente “Novo Rumo”, do Partido dos Trabalhadores, em Suzano. O grupo defende a candidatura da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para a Presidência da República em 2010.

O seminário deve se repetir em outras cidades do Alto Tietê, ainda sem datas confirmadas.Com participação de deputados como José Candido (estadual) e os federais Carlos Zaratinni e José Mentor, o PT atraiu centenas de pessoas e colocou em pauta a conjuntura política frente a crise econômica nacional. Em seus discursos, todos exaltaram as medidas do governo federal.No âmbito político, a palavra de ordem foi “união”. Mesmo integrando outra corrente da legenda, o presidente do PT, Josué Ferreira, compareceu e pediu empenho dos militantes para as eleições do próximo ano. “É comum para o PT fazer esse tipo de debate”, completou.

A vereadora Quitéria David da Silva Araújo, uma das organizadoras, explicou que o seminário deverá acontecer de maneira regional em outras cidades com o mesmo tema. Além dos temas quem englobam questões nacionais, o Processo de Eleição Direta (PED), que deverá levar os petistas às urnas para eleição da nova diretoria em todas as esferas este ano, também será colocado em pauta. Para o PT de Suzano, a vereadora não quis adiantar, no entanto, há articulações da corrente “Novo Rumo” em torno de um candidato que poderá contrapor Ferreira. “Esse seminário é muito importante.

Mostra que a cidade está crescendo e o partido também”. O vereador da capital paulista e vice-presidente do PT estadual, João Antônio da Silva Filho, adiantou que daqui para frente a legenda deve se unir em torno dos nomes a serem indicados. No âmbito estadual, irá apoiar a reeleição de Edinho Araújo e o nacional com o ex-senador José Eduardo Dutra. Quanto à presidência ele foi taxativo. “O PT nunca disputou a presidência sem o Lula. Nós somos contrários ao terceiro mandato. Aliás, acreditamos que o terceiro mandato do Lula é a Dilma”.

Correntes internas à parte, o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, também compareceu ao seminário e foi o anfitrião do evento. Contrário às especulações, afirmou que as discussões eleitorais estão “adiantadas”. Mesma postura quando questionado sobre a sua sucessão na administração da cidade. “Isso ainda não está posto”.

INVESTIMENTOS

Mesmo com a crise econômica que afetou o Brasil e os investimentos do governo, Candido acredita que a União terá condições de atender às demandas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele esteve nesta sexta-feira em Guarulhos na Oficina de Gestão Pública onde pediu cerca de R$ 500 milhões em projetos para a cidade.

*****FONTE: Diário de Suzano

Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás

Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras lançada dia 17/06

O seminário “Petrobras: Patrimônio do Povo Brasileiro” aconteceu na quarta-feira (17), às 14h, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.

O objetivo é destacar o papel da empresa no desenvolvimento econômico e social do Brasil e na reafirmação da soberania nacional.Durante o seminário, será lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras.

O objetivo da Frente, entre outros, será o de defender a empresa como uma questão estratégica de soberania nacional. E ainda, propor o aperfeiçoamento da legislação do setor de produção de energia; e incentivar o desenvolvimento de tecnologias competitivas para a produção de combustíveis fósseis, etanol e biocombustíveis, em bases sustentáveis.

O seminário será coordenado pelo líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF) e pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA), propositores também da Frente Parlamentar.

Os palestrantes são Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobras e professor da USP - Universidade de São Paulo; Fernando Leite Siqueira, Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras e João Antônio de Moraes, Presidente da Federação Única dos Petroleiros.

A Frente Parlamentar será composta por um presidente e vice-presidentes, a serem eleitos no lançamento.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Poesia de Fim de Semana: "Não: Não Quero Nada"

A Poesia desse Fim de Semana é de Alvaro de Campos... Ops! Quero Dizer Fernando Pessoa!!! "Não: Não Quero Nada"

Não: não quero nada.

Já disse que não quero nada.

Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!

Não me falem em moral!

Tirem-me daqui a metafísica!

Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas

Das ciências (das ciêricias, Deus meu, das ciências!)—

Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.

Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.

Com todo o direito a

Sê-lo, ouviram?


Não me macem, por amor de Deus!


Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?

Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?

Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.

Assim, como sou, tenham paciência!

Vão para o diabo sem mim,

Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!

Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!

Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.

Já disse que sou sozinho!

Ah, que maçada quererem que eu seia de companhia!

Ó céu azul -o mesmo da minha infância

Eterna verdade vazia e perfeita!

Ó macio Tejo ancestral e mudo,

Pequena verdade onde o céu se reflecte!

Ô mágoa revisitada,

Lisboa de outrora de hoje!

Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.

Deixem-me em paz!

Não tardo, que eu nunca tardo...

E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!

*****Escrito Por: Fernando Pessoa, pseudônimo Álvaro de Campos. Lisboa revisitada, [1923]

Amanhã é Um Dia de Luta!!! Ato Público e Seminário Novo Rumo!

Amanhã Vai Ser Um dia de luta!

As 10h da Manhã haverá um ato contra o Fechamento da Estação Aracaré em Itaquaquecetuba, organizado por diversos movimentos sociais e pelo PT, PC do B e PSB...

A Tarde as 14h00 haverá o Seminário da Tendência "Um Novo Rumo Para o PT", na cidade de Suzano para debater nosso Agrupamento e Nossa Atuação na Região do Alto Tietê...

Ou Seja Será um Dia Corrido...

Estudante Carente do Ensino Médio Pode Ter Programa de Auxílio

Estudante Carente do Ensino Médio Pode Ter Programa de Auxílio

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4828/09, que institui programa nacional de auxílio ao estudante carente matriculado no ensino médio. De autoria do deputado João Herrmann (PDT-SP), falecido no mês passado, o projeto prevê que os beneficiários serão jovens com idade entre 15 e 19 anos com renda familiar per capita inferior ao valor anual fixado pelo governo federal para caracterizar a situação de carência (de acordo com o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social o valor é de 1/4 do salário mínimo).

Para o recebimento do benefício, será exigida freqüência escolar mínima de 85%. O pagamento do benefício será creditado em nome da mãe do jovem, quando menor idade, ou do próprio jovem, quando maior de 18 anos.

Controle social
O acompanhamento da aplicação do benefício deverá ser exercido por um conselho de controle social, composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil. Pelo menos 50% dos conselheiros não serão vinculados à administração pública. O jovem beneficiário terá a obrigação de prestar serviços comunitários conforme compromisso assinado no ato da inclusão no programa.

Permanência na escola
O autor do projeto argumentou que os programas de bolsa escola, adotados por vários municípios, estados e também pela União, demonstram resultados significativos quanto à garantia do acesso e permanência na escola. Na opinião do parlamentar, é preciso organizar programas com foco também no ensino médio, cuja progressiva universalizaçã o é um imperativo constitucional. João Herrmann justificou que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê uma ampliação "explosiva" da demanda pelo ensino médio nos próximos anos.

Atualmente, 85% dos alunos que completam o ensino médio não têm independência financeira. Segundo o censo do IBGE-2000, na faixa entre 15 e 17 anos mais de 20% dos jovens estão fora da escola, e na faixa entre 18 e 19 anos apenas 50% permanecem estudando. O objetivo do projeto é melhorar de forma significativa esses percentuais de escolarização.

Tramitação
Sujeito à análise conclusiva, o projeto foi distribuído às comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação (inclusive para análise de mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
- PL-4828/2009

****Recebido Por E-Mail

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Obama é o Capeta!

Obama é o Capeta!

Gente desde da Primeira Aparição de barack Obama, eu Disse: Esse Cara é Mau! Ninguém Acreditou em mim... Agora ele Fez Sua Primeira Vitima... Uma Mosquinha Pobre e Indefesa...
Quantas Vidas Esse Mosntro ainda vai tirar!? Leia a matéria:

A imagem do presidente norte-americano, Barack Obama, em seu tapa certeiro sobre uma mosca que o atrapalhava durante uma entrevista correu o mundo desde ontem, despertando admiração a respeito da agilidade do político.

Contudo, nem todos gostaram da cena: do lado da mosca, uma organização de proteção aos animais levantou a voz contra a "execução" promovida por Obama."Em resumo, nossa posição é: Obama não é Buda, ele é um ser humano, e os seres humanos têm um longo caminho a percorrer até que consigam pensar antes de agir", afirma um comunicado no blog do PETA, associação que defende o "tratamento ético com os animais".


O grupo pede que o chefe último das forças militares do mais poderoso país do mundo mostre um pouco mais de compaixão até com "o menos simpático dos animais".O grupo enviou ao presidente uma armadilha que captura as moscas e permite que elas sejam liberadas em campo aberto. "Acreditamos que as pessoas deveriam mostrar compaixão por todos os animais", explicou o porta-voz do PETA, Bruce Freidrich.


A "execução" da mosca aconteceu durante uma entrevista com um jornalista da CNBC. Obama foi interrompido algumas vezes pelo inseto e, visivelmente incomodado, deu um tapa na mosca quando ela pousou em sua mão. A equipe técnica de gravação chegou a aplaudir o presidente. Obama brincou com o jornalista e disse que o ato foi "impressionante". Em seguida, retirou o "corpo" morto no chão com um guardanapo.


Alunos e Professores da USP Protestam Contra Serra!

Alunos e professores protestam contra truculência de Serra na universidade

Estudantes, professores e funcionários das universidades públicas estaduais de São Paulo fizeram nesta quinta-feira (18) um grande ato de protesto contra a truculência do governador tucano José Serra nos episódios envolvendo a invasão da USP, na semana passada, pela Tropa de Choque da Polícia Militar.

Os manifestantes partiram do vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo) por volta de 13h40. Professores da USP levaram 3.000 flores para a avenida Paulista, em protesto que pede a democratização da universidade. As gérberas amarelas, laranjas e vermelhas foram distribuídas para os manifestantes, que saíram em passeata até o Largo de São Francisco, no Centro da cidade.
"Elas representam a rejeição da violência do campus. Representam a paz. Queremos diálogo e não a violência", explica a docente do curso de Letras Roberta Barni e integrante da Adusp (Associação dos Docentes da USP).
Os organizadores do evento do Fórum das Seis, entidade que congrega professores e funcionários da USP, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Unicamp Estadual de Campinas), estimam que mais de 3 mil manifestantes compareceram ao protesto.
*****FONTE: www.pt.org.br

Projeto Que Anistia Imigrantes é Aplaudido em Conselho da ONU

Projeto Que Anistia Imigrantes é Aplaudido em Conselho da ONU

O presidente Lula foi ovacionado quando discursou nesta segunda-feira (15/06) em Genebra, na Suíça, no Conselho de Direitos Humanos e na Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgãos da ONU.

Lula arrancou aplausos quando criticou a direita europeia por transformar imigrantes estrangeiros em "instrumentos de campanha" em momentos de crise. "Não são os imigrantes e os pobres do mundo os responsáveis pela atual crise econômica", disse.

Falando aos colegas sindicalistas no Palácio das Nações, sede da ONU, em Genebra, Lula disse que só o movimento sindical poderia assumir o combate à xenofobia entre os trabalhadores. "Nós não podemos permitir que essa visão ideológica tenha lugar no mundo do trabalho. Essa é uma luta muito difícil. Muitas vezes os próprios trabalhadores culpam os imigrantes. Então não é uma luta fácil, mas é uma luta que somente o movimento sindical pode assumir e defender com unhas e dentes."

Lula citou a recente aprovação no Congresso Brasileiro do projeto que anistia os imigrantes, cujo o relator foi o Dep. Zarattini. "Para dar uma resposta, um sinal aos preconceituosos, aqueles que imediatamente querem encontrar os responsáveis pela sua própria desgraça, o seu desemprego", disse no início do dia, em contraponto à tendência de endurecimento das políticas migratórias observada nos países ricos, disse Lula, sendo efusivamente aplaudido.


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ato Contra o Fechamento da Estação Aracaré em Itaquá!!!

Neste sábado, dia 20/06/09 às 10h00 os movimentos sociais de Itaquaquecetuba, junto com o PT, PCdoB e PSB promoverão , Um Ato de Defesa da Estação Aracaré da CPTM.

Com o transporte vivendo um dos piores momentos por falta de planejamento e politica publica resultando no transito caótico para a cidade de São Paulo, hoje aparece a notícia de que o Governador José Serra (PSDB) irá fechar a Estação do Aracaré.


Sofremos durante anos e anos com uma estação sucateada..Hoje não Podemos pertimir esse abuso dos Tucanos.
Esse é o Jeito Serra de Governar, Fechando Estações de Trem, Construindo Cadeiões em Bairros Residenciais e Sucateando a Educação!


Divulguem e Participem!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Abertas as Inscrições Para o ENEM Até 17/07!


Inscrições para novo Enem estão abertas até 17/7

Da Redação do Portal UOL
Em São Paulo

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 está com inscrições abertas, somente pela internet, até 23h59 de 17 de julho (horário de Brasília, DF). É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto de pagamento; a taxa custa R$ 35.

Pessoas que tenham estudado em escolas públicas ou em instituições participantes do Encceja 2006, 2007 e 2008 têm isenção de taxa. Também terão isenção de taxa candidatos de baixa renda, bem como os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Para obter o benefício, é necessário fazer requerimento entre os dias 15 e 19 de junho, pela web. A relação dos isentos será divulgada até 3 de julho.

Os comprovantes de inscrição estarão disponíveis via web até o dia 24 de julho.

Estudantes que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e estão interessados na certificação do ensino médio poderão se inscrever até as 23h59 do dia 19 de julho. Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis até 31 de julho.


Formato do exame

A prova terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, distribuídos entre os dias 3 e 4 de outubro.

No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames.

Veja aqui o edital do novo Enem

Consulte as habilidades cobradas no novo Enem (arquivo em .pdf)


VEJA AS UNIVERSIDADES QUE ADERIRAM AO NOVO ENEM
Arte/UO

Enem no vestibular

Até agora, 45 faculdades federais já declararam que irão utilizar o exame em seus vestibulares de acordo com uma das quatro formas recomendadas pelo MEC (Ministério da Educação):




  • como prova única para a seleção de ingresso;

  • substituindo apenas a primeira fase do vestibular pelo Enem;

  • combinando a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); ou

  • usando o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

  • Dentre essas 45 instituições, pelo menos 20 (dentre as 55 em funcionamento) informaram que vão integrar o sistema único de vestibular do MEC, seja com parte ou com todas as vagas de graduação disponíveis.

    A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), por exemplo, vai adotar o novo Enem como critério único de seleção apenas para alguns cursos. Medicina, que é o mais concorrido, não fará parte do sistema do MEC, mas vai usar a nota do Enem como primeira fase do processo seletivo.

    O Enem também pode ser usado para concorrer a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos).

    O resultado exame deverá ser enviado aos candidatos via Correios, a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010.
    *****FONTE: Portal UOL

    Música da Semana: "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás"

    Por Um Motivo, Que Acho Que Nunca Vou Revelar, Essa Música Siginifica Bastante Para Mim, Preste Atenção nas Entre Linhas, Como "Gita" tem muitos significados escondidos em cada Estrofe...

    Eu Nasci a Dez Mil Anos Atrás

    -"Um dia, numa rua da cidade
    Eu vi um velinho
    Sentado na calçada
    Com uma cúia de esmola
    E uma viola na mão
    O povo parou prá ouvir
    Ele agradeceu as moedas
    E cantou essa música
    Que contava uma história
    Que era mais ou menos assim:"

    Eu nasci!
    Há dez mil'anos atrás
    E não tem nada nesse mundo
    Que eu não saiba demais...(2x)

    Eu vi Cristo ser crucificado
    O amor nascer e ser assassinado
    Eu vi as bruxas pegando fogo
    Prá pagarem seus pecados
    Eu vi!...

    Eu vi Moisés
    Cruzar o Mar Vermelho
    Vi Maomé
    Cair na terra de joelhos
    Eu vi Pedro negar Cristo
    Por três vezes
    Diante do espelho
    Eu vi!...

    Eu nasci! (Eu nasci!)
    Há dez mil'anos atrás
    (Eu nasci há 10 mil anos!)
    E não tem nada nesse mundo
    Que eu não saiba demais...(2x)

    Eu vi as velas
    Se acenderem para o Papa
    Vi Babilônia
    Ser riscada no mapa
    Vi Conde Drácula
    Sugando sangue novo
    E se escondendo atrás da capa
    Eu vi!...

    Eu vi a arca de Noé
    Cruzar os mares
    Vi Salomão cantar
    Seus salmos pelos ares
    Eu vi Zumbi fugir
    Com os negros prá floresta
    Pr'o Quilombo dos Palmares
    Eu vi!...

    Eu nasci! (Eu nasci!)
    Há dez mil'anos atrás
    (Eu nasci há 10 mil anos!)
    E não tem nada nesse mundo
    Que eu não saiba demais...(2x)

    Eu vi o sangue
    Que corria da montanha
    Quando Hitler
    Chamou toda Alemanha
    Vi o soldado
    Que sonhava com a amada
    Numa cama de campanha
    Eu li!
    Ei li os símbolos
    Sagrados de umbanda
    Eu fui criança prá
    Poder dançar ciranda
    Quando todos
    Praguejavam contra o frio
    Eu fiz a cama na varanda...

    Eu nasci! (Eu nasci!)
    Há dez mil'anos atrás
    (Eu nasci há 10 mil anos atrás!)
    E não tem nada nesse mundo
    Que eu não saiba demais...(2x)

    Não! Não!
    Eu tava junto
    Com os macacos na caverna
    Eu bebi vinho
    Com as mulheres na taberna
    E quando a pedra
    Despencou da ribanceira
    Eu também quebrei a perna
    Eu também...

    Eu fui testemunha
    Do amor de Rapunzel
    Eu vi a estrela de Davi
    Brilhar no céu
    E pr'aquele que provar
    Que eu tô mentindo
    Eu tiro o meu chapéu...

    Eu nasci! (Eu nasci!)
    Há dez mil'anos atrás
    (Eu nasci há 10 mil anos atrás!)
    E não tem nada nesse mundo
    Que eu não saiba demais...(3x)


    *****Composição: Paulo Coelho / Raul Seixas (Há Controvérsias)

    Supremo Marca Julgamento do Diploma Para o Dia 17/06

    Supremo Marca Julgamento do Diploma Para o Dia 17/06


    O Supremo Tribunal Federal marcou para a próxima quarta-feira (17/06) o julgamento do Recurso Extraordinário 511961, que trata da obrigatoriedade ou não do diploma de graduação em jornalismo para o exercício da profissão. É a terceira vez que o processo é incluído na pauta.
    Em duas oportunidades o julgamento foi adiado por falta de tempo. É possível que isso volte a acontecer, já que o recurso é o quinto tema da pauta.

    Nesta quarta-feira (10/06), o alongamento na análise dos casos Goldman e Mensalão foi o motivo do adiamento.

    "Aquilo virou uma novela. Cada adiamento é um grande investimento que a Fenaj e os sindicatos fazem. Nossos advogados não moram em Brasília, os sindicatos bancam delegações, os estudantes bancam as passagens. Acho uma desconsideração", afirma o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade.

    Porém, apesar dos altos custos, Murillo confirma que nova manifestação será realizada na próxima semana.

    "Nós vamos estar lá de novo. Embora não tenhamos recursos, somos teimosos. Mais que teimosos, acreditamos que a nossa causa é justa", diz.
    *****Noticia Recebida Por E-Mail.

    Lula: Reunião é Marco Importante Para Países do Bric

    Lula: Reunião é Marco Importante Para Países do Bric

    Líderes políticos do Brasil, Rússia, Índia e China vão selar "o compromisso de ajudar a oferecer respostas novas para velhos problemas e uma liderança audaz diante da inércia e da indecisão", escreveu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em artigo publicado no site do jornal espanhol El Pais. A reunião de cúpula do grupo conhecido como Bric ocorre hoje em Ecaterimburgo, na Rússia, e representa "um marco importante da relação de nossos países com um mundo que passa por mudanças profundas".

    Lula destacou que o mundo enfrente hoje ameaças de grandes complexidades que requerem respostas urgentes e para as "quais alguns contribuíram enormemente, ao passo que outros não são mais do que suas vítimas impotentes". Ele também afirmou que a crise econômica aumenta o sentimento crescente de complexidade e impotência ante as alterações climáticas e o perigo de escassez mundial de alimentos e energia e acrescentou que a sociedade moderna deve revisar um sistema que desperdiça os recursos naturais e "que condena milhões de pessoas à pobreza e ao desespero".

    O presidente afirmou ainda que as quatro economias do Bric apresentaram nos últimos anos um crescimento sólido e um aumento de 500% do comércio entre elas desde 2003. "Isso ajuda a explicar por que hoje geramos 65% do crescimento mundial, o qual se converte na principal esperança de uma rápida recuperação da recessão mundial". Isso, segundo Lula, cria esperanças de que "os quatro países sejam capazes de exercer uma liderança responsável com o fim de ajudar a reconstruir um governo global e um crescimento sustentável para todos."


    *****FONTE: http://www.yahoo.com.br/

    sexta-feira, 12 de junho de 2009

    Poesia de Fim de Semana: "Ai de Quem Ama"

    Esta Poesia é do Grande Vinicius de Moraes...

    Ai de Quem Ama

    Quanta tristeza
    Há nesta vida
    Só incerteza
    Só despedida

    Amar é triste
    O que é que existe?
    O amor

    Ama, canta
    Sofre tanta
    Tanta saudade
    Do seu carinho
    Quanta saudade

    Amar sozinho
    Ai de quem ama
    Vive dizendo
    Adeus, adeus`


    *****Escrito Por Vinicius de Moraes

    Artigo: Por Quê os Blogs Assustam?


    Por Quê os Blogs Assustam?
    Uma campanha contra o blog Fatos e Dados, assunto dos mais explorados essa semana, mostrou que a pretensão da grande mídia não tem limites. Ela é capaz de tudo para manter o monopólio da informação que detém de fato, e das verbas de publicidade do governo federal das quais recebeu a maior fatia durante décadas.

    A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) elaborou uma nota de repúdio a iniciativa da PETROBRAS de divulgar no seu blog todas as informações pedidas pelos jornalistas e jornais a respeito da empresa. Nada surpreendente! Querem preservar o método do jornalismo de escândalo, que consiste em publicar uma reportagem como denúncia e a partir dela iniciar um processo de investigação seja por CPIs, seja pelo Ministério Público.

    Com seu blog, ao antecipar as informações, a PETROBRAS tira da mídia uma arma que tem sido usada quando interessa a esta e a seus aliados e apenas contra o governo Lula e o PT. Nunca contra a oposição.

    Basta ver como as acusações contra os tucanos, governador-presidenciável José Serra, governadora gaúcha Yeda Crusius, e contra o PSDB, em geral – e o de São Paulo, em particular – só aparecem escondidas em pequenos títulos e textos e desaparecem rapidamente da imprensa.

    Explica-se, aí, o medo que a grande imprensa tem dos blogs e da internet que dão a todos os cidadãos e cidadãs, e às empresas, a oportunidade democrática de prestar informações, e divulgarem a sua versão dos fatos com dados e elementos para a cidadania julgar. A tentativa da grande mídia e da ANJ de censurar a PETROBRAS é um ato de violência e uma ilegalidade flagrantes. A Associação derrama lágrimas de crocodilo ao acusar a Petrobrás de intimidar jornais e jornalistas com seu blog. A questão é outra: com este os veículos perdem um instrumento de luta política.

    O pavor da grande imprensa e de seus aliados da oposição é outro: é o da concorrência dos blogs e da internet, da democratização da mídia. Blogs que qualquer empresa ou cidadão podem ter colocam em xeque o monopólio da informação. Não vamos nos iludir: o que está em jogo é esse monopólio e a força que ele dá aos proprietários de órgãos de comunicação e a alguns jornalistas para tentar controlar o poder político e as verbas publicitárias das empresas e dos governos.

    É uma disputa pelo poder na sociedade. Essa ofensiva da grande imprensa contra os blogs e a internet não é de agora. Iniciou-se há tempos. Só intensificou-se nas duas últimas semanas com a criação do blog da Petrobrás. Seu surgimento desencadeou a publicação de editoriais e artigos irados sobre o assunto, com os quais pretenderam denunciar, também, um pretenso “Bolsa Mídia” que teria sido criado na gestão Lula. E que nada mais é do que a descentralização e regionalização das informações e das verbas publicitárias pelo atual governo.

    O “Bolsa Mídia” não passa da simples quebra da concentração de informações e das verbas da publicidade oficial apenas para os grandes veículos de comunicação. Nesse governo, notícias e verbas passaram a ser fornecidas à mídia de todo o país, o que desagradou aos jornalões e redes de TV. Estão aí as razões do choro e ranger de dentes. A partir dessa história do “Bolsa Mídia” passaram a atacar o blog da Petrobrás e os outros independentes como se fossem sucursais do Planalto.

    O próximo passo da ANJ e da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e TV (ABERT), não tenham dúvidas será tentar controlar e censurar a internet. Nesse caminho, já têm o instrumento à mão, o substitutivo do deputado Bispo Gê Tenuta (DEM-SP) ao PL/29, em tramitação nas comissões da Câmara. A proposta trata da regulamentação da TV paga e exclui da normatização os conteúdos audiovisuais distribuídos por meio da rede mundial de computadores, mas impõe uma série de restrições à internet. Com elas pretendem impedir a democratização da informação proporcionada pela convergência das mídias.

    Aliás, é o que já vêm fazendo, a pretexto de defender a cultura nacional e o controle da mídia por brasileiros natos. O que não fizeram antes, nunca. Lembrem-se, não defenderam esse controle para nenhum setor de nossa economia.
    A começar pela Petrobras que todos pretendiam privatizada – PSDB, DEM, era FHC, e mídia à frente.

    *****Escrito Por José Dirceu Que é Ex-Ministro-Chefe da Casa Civil

    quarta-feira, 10 de junho de 2009

    Chega de Homofobia! Igualdade Todo Dia!

    Chega de Homofobia! Igualdade Todo Dia!

    Em pleno século XXI, com todos os avanços tecnológicos e comportamentais que a humanidade conquistou, vivemos ainda períodos de sombrias perseguições, com preconceitos e exclusões que estigmatizam e colocam em sofrimento e em risco milhões de pessoas no mundo. Se por um lado a sociedade vem aprendendo a respeitar as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT), por outro, não podemos ignorar que ainda há muita intolerãncia. Os princípios da Inquisição não foram sepultados e sobrevivem impregnando almas "piedosas" em todo o mundo.

    Exemplos dessa memória medieval que resta entre nós são fartos, infelizmente. No Brasil, por exemplo, a dificuldade de garantir a mulheres o direito de decidir livremente sobre seus corpos e sobre suas vidas é ainda patente na legislação que criminaliza o aborto, o que tem levado à morte muitas mulheres pobres. Nos EUA, mesmo com a lei garantindo às mulheres o direito ao aborto seguro, militantes - erroneamente chamados "pró-vidas" - matam para supostamente defender a vida, caso do tenebroso assassinato do Dr. George Tiller, médico defensor do aborto, ocorrido em final de maio último.

    Os exemplos, infelizmente, não param por aí. Um dos segmentos da sociedade mais atingidos pela intolerância e pelo preconceito são as LGBTT, alvo de violência simbólica generalizada, o que legitima e dá suporte a outros tipos de violência, como as violências física, sexual e psicológica. Dados de pesquisas recentes mostram que brasileiros/as têm forte preconceito contra pessoas com orientação sexual ou identidade de gênero que não seguem a heteronormatividade e a distribuição de "papéis sexuais" impostas pela sociedade como padrão. E, de forma assustadora, nem mesmo vergonha de sua homofobia as pessoas têm, diferentemente do que ocorre com o racismo, por exemplo(1).

    A condenação pública de LGBTTs é cotidiana, pública e recorrente. Não bastassem piadas, brincadeiras de mau gosto, agressões físicas e psicológicas, essas pessoas são ainda mais expostas e humilhadas pela ação insistente de grupos religiosos conservadores, especialmente cristãos, que em pregações nos púlpitos, mas também em programas de rádio e TV, contribuem para "sacralizar" o preconceito, legitimando e estimulando a segregação que tais pessoas já sofrem.

    O Parlamento Europeu, instituição da União Européia, publicou em 2008 um estudo realizado em 44 países da Europa sobre os riscos de suicídio entre jovens e crianças. Intitulado "O suicídio de crianças e jovens na Europa: um grave problema de saúde pública"(2) , o trabalho aponta que os índices de suicídio entre jovens lésbicas, gays, bissexuais e transexuais é superior ao de jovens heterossexuais. O documento deixa claro que esse risco mais alto de suicídio entre jovens LGBTT não está diretamente relacionado à orientação sexual ou à questão de gênero, mas sim à estigmatização e à discriminação que estes/as jovens sofrem na sociedade, fator gerador de instabilidade psicológica e física. Como vemos, a reiterada condenação pública da homossexualidade não é inócua e chega a representar risco para a saúde e para a vida de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

    Com um legislativo muito conservador e com a pressão religiosa que sofrem nossos/as parlamentares, ainda não se vê no horizonte a possibilidade de mudanças na legislação brasileira que propiciem um mínimo de proteção aos direitos humanos de pessoas LGBTT. O Projeto de Parceria Civil Registrada, que garantiria basicamente direitos patrimoniais a casais compostos por pessoas do mesmo sexo, espera há 14 anos para ir para votação. Outro exemplo é o é o Projeto de Lei 122/2006, que torna a homofobia um crime no Brasil e que há 3 anos espera para ser votado. Sem dúvida, a oposição de setores religiosos fundamentalistas é um fator preponderante para que pessoas LGBTT sejam tratados/as como cidadãos/ãs de segunda categoria, com seus direitos violados. De fato, pessoas que integram casais do mesmo sexo têm pelo menos 37 direitos a menos do que as demais, segundo matéria publicada na Revista Super Interessante em 2004(3) .

    Com certa freqüência, declarações e documentos eclesiáticos trazem sérias conseqüências para as pessoas que têm uma orientação sexual diversa do padrão aceito pela sociedade. Além das dificuldades encontradas por causa do preconceito que enfrentam, os/as LGBTT internalizam esse preconceito, sofrem e sentem culpa, e isso muitas vezes por se sentirem pecadoras/es, imorais, desviantes, anormais. Essa é a mensagem que recebem cotidianamente pelos mais diversos meios. É com ela que se identificam, inconscientemente, ao sentirem que não se enquadram no padrão heterossexista imposto.

    Católicas pelo Direito de Decidir tem realizado, nos países em que atua, esforços constantes para transformar essa cultura excludente e fundamentalista, colaborando para resgatar a dignidade de milhões de pessoas em toda a América latina. Católicas pelo Direito de Decidir, em respeito às pessoas LGBTT, exige o fim da intolerância e da discriminação. Juntamente com lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, vimos a público reafirmar que não admitimos o autoritarismo do modelo único, não aceitamos a intolerância da verdade absoluta, não queremos a miséria espiritual da injustiça e da desigualdade. Não temos dúvida: Deus fez e ama a diversidade.

    *****FONTE: CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR http://www.catolicasonline.org.br/

    Tropa de Choque Invade a USP (Ontem)

    Tropa de Choque invade Cidade Universitária (09/06)

    NOTA do BLOG: Este é o Modo Tucano de Governar com Borrachada, gás de pimenta e muita Truculência...

    Conflitos entre funcionários, estudantes e professores se acirram com a polícia na USP, três pessoas foram detidas

    Mais uma vez a Polícia Militar entrou em conflito com os estudantes da Universidade de São Paulo. Desta vez, o clima de tensão foi mais acirrado no local. Na manhã desta terça-feira, cerca de 300 pessoas ocuparam as ruas da Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, e impediram a entrada da PM, no ato conhecido como "trancaço" que bloqueou a entrada principal. A Tropa de Choque da PM chegou à USP no início da noite de hoje.

    A Polícia atirou balas de borracha, bombas de efeito moral e gás de pimenta contra os manifestantes. Foram presas três pessoas no final do confronto.

    Há mais ou menos um mês as manifestações na USP não cessam. A reivindicação é por parte dos funcionários que pleiteiam um aumento salarial. Com o desenrolar dos últimos dias, as reclamações se voltaram contra a reitora da universidade, Suely Vilela. "A truculência da reitora fez com que seu afastamento se tornasse o mote principal da manifestação. Ela está fazendo um verdadeiro circo na universidade", declarou a Assessoria de Imprensa do Sintusp, o sindicato dos trabalhadores da USP.

    Os estudantes se sensibilizaram com a luta dos funcionários e aderiram ao movimento. Mais tarde, foi a vez dos professores. Segundo o professor de história, Osvaldo Coggiola, em entrevista para o Estado de São Paulo, o principal motivo da adesão dos professores à greve é a presença da Polícia Militar no Campus. "Antes, professor não fazia greve. A greve nem estava na pauta da Adusp, mas não aceitamos a PM na universidade e por isso aderimos ao movimento", disse ele.

    Nem na época da ditadura militar, a presença da PM dentro da USP foi tão incisiva como agora em tempos de consolidação da democracia no país. Na ocasião das ocupações da reitoria, em maio de 2007, e da faculdade de direito do São Francisco, em agosto do mesmo ano, a polícia foi extremamente ostensiva no embate com os manifestantes.

    A reitora alega que não foi ela a responsável pela a chegada da polícia. De acordo com o advogado especialista em direto civil e professor universitário, Artur Fontes de Andrade, Suely Vilela é autoridade dentro do campus, mas qualquer diretor da área ocupada com legitimidade jurídica pode requerer a reintegração de posse.

    Os manifestantes pedem o afastamento de Suely Vilela e eleições diretas para reitor da universidade. Mais um marco contraditório, já que a USP, historicamente, sempre lutou pela democracia.

    *****FONTE:
    www.estudantenet.com.br

    Ocorreu um erro neste gadget

    Simplicidade é Tudo...

    Simplicidade é Tudo...
    A Complexidade é Simples...