segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Reflexões Sobre a Juventude do PT da Macro Alto Tietê

Reflexões Sobre a Juventude do PT da Macro Região Alto Tietê - SP
Por Marcello Barbosa

A Atual Situação da Juventude do PT Na Macro
1 – A Macro Alto Tietê corresponde as Cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Maririporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópilis, Santa Isabel e Suzano do Estado de São Paulo. O Partido dos Trabalhadores governa as cidades de Suzano e Guarulhos e elegeu quinze Vereadores em toda a região.

2 - No Encontro da Macro Alto Tietê de 2007, a Juventude do PT apresentou Resolução onde extinguia a Secretaria da Juventude do PT da Macro temporariamente, que antes era indicada pelo Coordenador que fosse eleito. Com isso a JPT pautou que o (a) próximo (a) Secretário (a) seria eleito (a) pela própria Juventude do PT da Região, logo após o I Congresso Nacional da Juventude do PT.

3 – Durante o Processo de construção do I Congresso Nacional da Juventude do PT em 2008, em suas Etapas Municipais pudemos ver uma reoxigenação da Juventude do PT em toda a Macro que houve resultados significativos de mobilização de jovens filiados e novos jovens a se filiar, avançando em nossa construção. Hoje em cerca de seis Cidades temos algum tipo de organização da Juventude do PT e em 2008 nossa região teve seis Candidaturas jovens, sendo elas em Arujá (01 Candidatura a Vice Prefeito), Itaquaquecetuba (02 Candidaturas a Vereador), Santa Isabel (01 Candidatura a Vereador), Suzano (01 Candidatura a Vereadora) e Guarulhos (01 Candidatura a Vereador). Infelizmente nenhuma dessas candidaturas foram vitoriosas, porém a ousadia da juventude foi a referência de cada uma delas.

4 – Agora Teremos o I Encontro da Juventude do PT da Macro Alto Tietê, que dará continuidade a este processo de Construção iniciado em 2007 e que teve como ápice de tudo o ano de 2008, com o nosso I Congresso Nacional da Juventude do PT!

A Importância da Juventude do PT na Macro Alto Tietê nas Eleições 2010
5 – Todos sabemos que em 2010 estará em disputa dois Projetos, o Projeto do Governo do PT, Progressista e Popular e a volta de um Projeto Retrógrado do PSDB de entreguismo de nosso País e de exclusão social. Cabe a Juventude do PT, com sua ousadia ir para as ruas para defender a continuidade de nosso Projeto de País.

6 – Em nossa Macro (como em nosso Estado) devemos ter em mente que iremos para a rua com três objetivos principais: fazer a Defesa da continuidade de nosso Projeto Popular na Presidência da República; Derrotar o Projeto Retógrado dos Tucanos no Estado de São Paulo, que já vem se arrastando a 16 anos; E conquistar mentes e corações para a Juventude do PT!

7 – Este Processo deve começar desde já e durante nosso Encontro, toda Juventude do PT da Macro deve ter em mente essa construção coletiva e unificada, devemos ter em mente que todos somos responsáveis por este processo e fazemos parte dele desde já.

8 – Porém a Juventude do PT da Macro deve também contribuir na construção de nosso Plano de Governo Estadual/Nacional, incluir jovens nos GTE's e Coordenações de Campanha e deve-se fazer presente em todos os debates. A Direção da Juventude do PT da Macro a ser eleita neste Encontro, deverá ter a tarefa central de mobilização da região, para as Plenárias de Construção de Plano de Governo, Atos, Passeatas e Caravanas que possam ser feitas durante as eleições. Caberá a ela regionalizar o debate eleitoral, para termos um maior diálogo com o jovem eleitor da região, devemos buscar em todo Alto Tietê as demandas de políticas públicas existentes para incluir em nosso Plano de Governo Estadual.

A Juventude do PT da Macro e os Movimentos Sociais
9 – Está no DNA do jovem petista militar em algum movimento social, porém em nossa Macro existem milhares de jovens filiados, e nem todos são engajados na luta dos movimentos sociais, muitas vezes por quê não sabem quem procurar e como fazer para se engajar.

10 – Cabe a Direção da Juventude do PT na Macro incentivar este engajamento, dialogando nas cidades com o jovem filiado. Além de incentivar este engajamento a própria Direção deve estar engajada nos Movimentos Sociais.

11 – A Direção da Juventude do PT da Macro deve estar presente na luta do povo, nos Movimentos Sociais. Ela deve estar presente nos acampamentos do MST, nas Greves da Região, no Movimento Estudantil, de Mulheres e em qualquer movimento popular. A Direção deve ser Militante e de Massa!

A Juventude do PT da Macro e Sua Organização
12 – Antes de mais nada, devemos lembrar que o que irá nortear a Direção da Juventude do PT na Macro serão os Documentos aprovados no I Congresso Nacional da Juventude do PT e Resoluções de nosso Encontro Regional. Vale ressaltar em especial a paridade de gênero e a proporcionalidade étnico racial na Direção da JPT na Macro.

13 – Duas discussões devem ser abertas pela Direção da Juventude do PT na Macro, dentro da Coordenação Partidária Regional: Deve – Se apresentar uma carta onde solicita-se o Direito que o Coordenador da Juventude do PT na Macro tenha direito a Voto nas Reuniões da Direção do PT na Macro, além da Garantia também do Voto dos Secretários Municipais dentro dos DM's. E outra discussão é da criação do Fundo Orçamentário da Juventude do PT, sendo no mínimo 5% da dotação orçamentária do Partido para a Juventude. Esses dois pontos darão maior autonomia para a Juventude do PT da Região.

14 - Como citado anteriormente, temos 12 Cidades na Região das quais apenas 06 têm alguma organização da Juventude do PT. Ou Seja a Direção da Juventude do PT na Macro deve iniciar sua gestão articulando as Secretarias Municipais de Juventude existentes e garantindo uma Minima organização da JPT nas cidades onde não existe alguma organização. Onde carece de organização, devemos pensar em aglutinar a Juventude do PT minimamente em Núcleos de Juventude, e dialogar com jovens não filidaos na Criação de Fóruns Livres, para alicerçar a criação das Secretarias Municipais de Juventude. Ou Seja a Direção da Juventude do PT na Macro deve visitar todas as cidades de nossa região.

15 – Este processo de visitar Cidades e Articular nossa Juventude, será a base para a construção da Caravana da Juventude do PT do Alto Tietê, com o objetivo de mostrar nossa cara em nossa região e dar um gás em toda militância!

16 – Após Mobilizar a Juventude do PT, é necessária uma Jornada de Formação Política. Uma Jornada para nossos Militantes, mas acredito ser importante abrir nossa Formação Política para jovens não filiados também. Os dois objetivos de uma Jornada de Formação Política são: Formar nosso Militante afinando-o para o debate e criar uma dinâmica de Formação Política continuada na Macro.

17 – É Preciso criar um sitema de comunicação para a Juventude do PT, por Grupos de E-mail, Jornais, malas diretas e etc. A Direção da Juventude do PT na Macro deve se manter ligada aos Militantes da Região, isso significa criar uma política de comunicação interna.

18 – Temos que ter em mente que a Juventude do PT tem uma Missão: Organizar a Juventude Brasileira e a Missão da Juventude do PT da Macro é Organizar a Juventude do Alto Tietê! Para isso temos que ter uma política de comunicação em massa, para nos comunicar com a Sociedade, em especial com o Jovem. Isso significa criar uma politica de comunicação externa, através de Blogs, Sites, e Comunidades de relacionamento, além de termos um Boletim Oficial periódico e criar campanhas públicas, como a Campanha “Se Liga 16” e outras que aglutinem a Juventude. A Juventude do PT deve mostrar sua cara!

19 – Apesar de termos que revindicar constantemente nosso Fundo Orçamentário da Juventude do PT, devemos criar uma Política de Financiamento até conquistarmos o Fundo. Essa política de financiamento, deve ser ampla, com o incentivo a contribuição militante, venda de broches, livros e camisetas. Ou Seja construir uma politica de finanças coletiva e criativa!

20 – A Direção da Juventude do PT da Macro deve radicalizar sua democracia e criar um Conselho de Secretários Municipais da Juventude do PT, que funcione como órgão consultivo, com Reuniões Periódicas. Além disso incluir neste Conselho um representante de cada forum livre que esteja organizado na região.

21 – A Direção da Juventude do PT na Macro, deve ter um canal de diálogo constante com cada setorial estabelecido, além da Coordenação do PT na Macro e com cada Diretório Municipal.

22 – Deve-se também incentivar, contribuir e cosntruir coletivamente em cada Cidade e para a Região do Alto Tietê um Projeto Petista de construção de Políticas Públicas de Juventude.

23 – Enfim, a Direção da Juventude do PT na Macro Alto Tietê, tem grandes tarefas e a base delas será a nossa Organização, a Promoção do Debate Político, a Formação Política e Nossa Comunicação Interna e Externa. A Juventude do PT deve ser Grande, maior que os mandatos, maior que as correntes, pois cabe a ela organizar a juventude da região! A Juventude do PT da Macro deve ser militante, estar na rua fazendo o debate e construindo o Socialismo!


*****Marcello Barbosa, é Secretário Municipal da Juventude do PT de Itaquaquecetuba, 1º Secretário do CONSEG-Itaquá e Diretor de Políticas Públicas de Juventude da UBES.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Uma Terceira Via Para o PT de Itaquá!!!



Saudações de Luta!
Caro Companheiro, Cara Companheira,
Assim, venho por meio deste E-mail comunicar a cada Companheiro e Companheira do nosso PT de Itaquaquecetuba,
Minha Candidatura a Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itaquaquecetuba, apoiada inicialmente pelas Chapas "Um Novo Rumo Para Renovar" e "Garantia de Luta".
Por Quê Sou Candidato???
Fui Procurado Pelos Companheiros que compoem as Chapas citadas acima durante esses ultimos meses, e em conjunto chegamos a conclusão que pelo quadro municipal dado ao nosso PED era necessário garantirmos um maior debate entre as forças, além disso nossa movimentação garantiria um toque de Renovação ao nosso PT. Assim avaliamos que apesar dos outros dois candidatos a Presidente Municipal serem grandes Lutadores e Guerreiros do Povo,
é necessária uma Terceira Via, Para Aprofundamento do Debate Municipal e crescimento do Nosso Partido.
Quem Sou Eu?
Sou Marcello Barbosa, Tenho 20 anos, fui Secretário Geral da UMES-Itaquá (2005), Presidente da UMES-Itaquá (2007-2008), Tesoureiro Geral da UPES (2008-2009), e Candidato a Vereador em 2008.
Atualmente exerço a tarefa de Diretor de Politicas Públicas de Juventude da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), 1º Secretário do CONSEG-Itaquá e Secretário Municipal da Juventude do PT-Itaquá. Além Disso Sou Coordenador Estadual do Movimento Mudança em São paulo, Organização de jovens e estudantes em 16 cidades paulistas.
Como este ano cumpro minha tarefa no Movimento Estudantil, apartir de dezembro de 2009, estarei com o
foco 100% em nosso PT Municipal.
O Que Defendo?
Tenho convicção que a Próxima Direção do PT Municipal terá dois grandes desafios: o primeiro será a condução da candidatura Dilma e do nosso candidato ao Governo dentro da Cidade de Itaquaquecetuba e o segundo será a construção de um Projeto para o Partido em 2012.
Tudo isso passa por um "Tripé", que é:
Organização, Formação e Comunicação. Pois Teremos que organizar Nosso Partido como Instituição dentro da Cidade, e organizar nossa militância para ir pra rua, com isso teremos que formar nossa militância para, todo filiado ter um discurso afinado e um debate qualificado e por fim o PT deve se comunicar com a Sociedade de Itaquaquecetuba, Nosso PT deve falar com o Povo e o Povo deve ter o PT como Embaixada Oficial do Lula em Itaquaquecetuba!
Resumindo, é Organizar, Debater e Comunicar!
Considerações Finais
Resumi ao máximo este E-mail, porém me coloco a inteira disposição, pois afinal o debate e a construção apenas começou... Abaixo esta descrito todos ols meus contatos, além do Meu Blog Oficial, onde cada Companheiro e companheira poderá conhecer melhor meu trabalho.
Vamos Juntos Construir Um Imenso PT!
Vamos Juntos A Luta!
Por Um PT Democrático, Socialista e de Massas!!!
Obrigado!
*****Escrito Por Marcello Barbosa, Secretário Municipal da Juventude do PT de Itaquá, Diretor de PPJ da UBES e 1º Secretário do CONSEG-Itaquá. Contatos: (11) 3445-7871 ou (11) 8322-1397.
Entre em contato para conhecer em detalhes o que propomos!!!
Como Todos Sabem, este dia 23 de setembro foi o ultimo dia de inscrição de Chapas e Candidaturas a Presidente (a) ao Diretório Municipal do PT. Foram Inscritas 05 Chapas e 03 Candidaturas a Presidente Municipal.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mil Pedaços...

Faz Tempo que não posto nenhuma Música da Legião aqui... Hoje escutei esta música no Rádio, decidi posta-la...


Mil Pedaços

Eu não me perdi,
E mesmo assim você me abandonou...
Você quis partir, e agora estou sozinho
Mas vou me acostumar... com o silêncio em casa, com um prato só na mesa.
Eu não me perdi,
O Sândalo perfuma o machado que-o feriu
Adeus, adeus ,adeus meu grande amor.
E tanto faz.. de tudo o que ficou,
Guardo um retrato teu,e a saudade mais bonita.
Eu não me perdi,e mesmo assim ninguém me perdoou..
Pobre coração - quando o teu estava comigo era tão bom.
Não sei por quê acontece assim e é sem querer
O que não era pra ser: Vou fugir dessa dor.
Meu amor se quiseres voltar - volta não
Porque me quebraste em mil pedaços.
.
.
*****Composição: Renato Russo

Jobim Confirma Preferência Brasileira Por Caças Franceses

Jobim confirma preferência brasileira por caças franceses
.
Pedro Peduzzi Da Agência Brasil Em Brasília
.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou hoje (16) que a França tem a preferência do governo brasileiro na compra dos caças Rafale. "Basta que os franceses cumpram com o compromisso de transferir a tecnologia", ressaltou.Segundo Jobim, ainda não foram definidos os valores para o acordo. "Isso só saberemos depois do dia 21, quando todas as propostas serão entregues."Jobim está participando, neste momento, de uma audiência pública destinada a discutir os acordo militares fechados com a França para compra de helicópteros e submarinos, e o andamento do acordo para a compra dos caças.
.
*****FONTE: www.uol.com.br

Ministério Público Investiga Serra

Ministério Público investiga governo Serra a partir de representações do PT
.
Representações apresentadas pela Bancada do PT ao MP e Procuradoria Geral de Justiça resultaram em instauração de inquéritos civis para apurar suspeitas de irregularidades
.
Representações apresentadas pela Bancada do PT na Assembléia Legislativa ao Ministério Público e Procuradoria Geral de Justiça resultaram, nos últimos meses, em instauração de inquéritos civis para apurar suspeitas de irregularidades em ações do governo Serra.

.
Publicidade I
Com relação aos gastos com publicidade da administração direta e indireta, o procurador Roberto Antonio Almeida Castro instaurou inquérito, em julho, a partir da representação que solicita providências junto a autoridades do governo do Estado (secretário chefe da Casa Civil, Aloísio Nunes Ferreira Filho; secretário de Comunicação, Bruno Caetano; e os presidentes da CDHU, Nossa Caixa, Metrô, CPTM e Sabesp) que não informaram ou responderam de forma incompleta requerimentos, encaminhados pela Bancada do PT sobre gastos com publicidade da administração direta e indireta realizados em 2008 e campanhas publicitárias nas áreas de transportes e saneamento.
.
A recusa da autoridade em prestar as informações requeridas incorre em ato de improbidade administrativa, além de impossibilitar os deputados de efetivarem fiscalização dos atos do Poder Executivo, na defesa do interesse público e social.
.
Publicidade II
As campanhas publicitárias do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em várias revistas e jornais de circulação nacional foram questionadas em representação ao Ministério Público.
.
O pedido do líder da Bancada petista, deputado Rui Falcão é para apurar o fato destas empresas do Estado usar dinheiro do contribuinte paulista para fazer propaganda em outros estados. O procurador de Justiça, Luis Fernando Rodrigues Pinto Júnior, pediu a abertura de inquérito em agosto.
.
O governador José Serra dobrou o orçamento para publicidade em 2009, ano que antecede a eleição presidencial. O governo tucano terá R$ 313 milhões de verba publicitária, contra R$ 166 milhões que destinou a essa área no orçamento de 2008.
Educação
.
A representação do PT, com a finalidade de apurar a improbidade administrativa do secretário da Educação e do presidente da FDE - Fundação Para o Desenvolvimento da Educação, na distribuição a alunos da 3ª série das escolas estaduais de cartilha com conteúdo sexual, palavrões e apologia ao crime organizado, também reverteu em abertura de inquérito da Procuradoria Geral. A representação foi encaminhada em maio pelo líder da Bancada, deputado Rui Falcão.
.
Este não foi o único escândalo envolvendo materiais didáticos distribuídos pelo governo Serra. Em março/2009, descobriu-se que um livro de geografia utilizado nas escolas públicas do Estado de São Paulo trazia dois “paraguais” e excluía o Equador de um mapa da América do Sul.
.
Concurso público
Também a representação ao Ministério Público Estadual para investigar denúncias de irregularidades no edital para o preenchimento de vagas na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado (Arsesp) resultou em abertura de inquérito civil (em 24/8).
O edital do concurso público para provimento dos cargos de Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos e de Analista de Suporte à Regulação da Arsesp continha irregularidades que permitiriam aos candidatos com nota inferior serem admitidos em detrimento de outros com notas melhores.

.
Caso Alstom
O Ministério Público abriu 30 inquéritos para apurar suspeitas de irregularidades em contratos assinados entre empresas do governo paulista e a multinacional Alstom. Parte deles, também, foi instaurada a partir de representações encaminhadas pela Bancada do PT.
.
O primeiro inquérito foi aberto em maio em 2008, após o "Wall Street Journal" revelar que a Alstom estava sob investigação na Suíça e na França pela suspeita de ter pago propinas de US$ 6,8 milhões para obter contratos de até US$ 45 milhões com o Metrô e a Eletropaulo. Os promotores usaram dois critérios para considerar o contrato suspeito: a dispensa de licitação e o aumento do valor original do negócio.
.
*****Fonte: Assessoria da Liderança da Bancada do PT na Assembleia

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Poeminha Bonitinho... Pena Que Não Tem Título!

"Tristeza é quando chove
quando está calor demais
quando o corpo dói
e os olhos pesam
tristeza é quando se dorme pouco
quando a voz sai fraca
quando as palavras cessam
e o corpo desobedece
tristeza é quando não se acha graça
quando não se sente fome
quando qualquer bobagem
nos faz chorar
tristeza é quando parece
que não vai acabar”


Relato Mudancista do CEEG da UPES-SP


Ao Final do 12º CONEG da UBES, ocorreu o CEEG (Conselho Estadual de Entidades Gerais) da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas). Nosso Eixo de Debate foi o Real Trabalho de Base em conjunto com as UMES do Estado, os Grêmios e a criação de COMVIDAS, além combater a Direita raivosa do Estado, representada pelo Governador José Serra...
.
Segue Abaixo Nossa Contribuição aos Debates:
.
O Movimento Mudança...
Somos o Movimento Mudança, Movimento de jovens e estudantes, que sonham e lutam por um mundo melhor, sem opressões, com desenvolvimento sustentável, um mundo democrático, ujm mundo livre... Enfim uma Sociedade Socialista. Para isso acreditamos na Revolução Democrática, no poder do voto consciente, na participação do povo nas decisões nacionais, no povo organizado, acreditamos e confiamos na Juventude e nos estudantes...
.
Enfim, somos um Movimento! Um Grupo de estudantes (a)normais que sonham e lutam juntos e compartilham das mesmas idéias em diversos Estados Brasileiros e especificamente em diversas Cidades do Estado de São Paulo, e agora se apresenta neste CEEG (Conselho Estadual de Entidades Gerais) da UPES a cada estudante que queiram debater o Movimento Estudantil!
.
Vamos Junt@s Mudar as coisas! Para Participar é Simples!
Não Precisa assinar “Fichinha de Filiação”, basta se engajar na LUTA!
Acessem:
www.mudancaupes.blogspot.com
.
Por Uma UPES do Tamanho de São Paulo!
Esta Gestão da UPES (2007/2009) fica marcada como a gestão que mais dialogou com todos os Movimentos Sociais do Estado, e empreendendo novas Lutas, como na campanha Contra a Privatização da CESP, nas lutas ao lado do Professorado Paulista e nas Jornadas de Luta da UBES. Porém precisamos Avançar mais Para MUDAR as coisas...
.
Para Avançar a UPES Deve ser do Tamanho de São Paulo! Precisa de fato enraizar-se na base diariamente, e não apenas visitar as Cidades Próximo de CEEG's, CONEG's e Congressos, a Gloriosa UPES deve ter uma Jornada de Formação de UMES's em todo o Estado, durante seus dois anos de gestão. Para isso deve implementar uma Dinâmica de Caravana Contínua, para enfrentar os desafios diários da Luta Estudantil. Afinal a UPES tem a Missão de Combater um (des)Governo Opressor, Chefiado por José Serra, um Tucano estranho que envia cartilhas pornográficas para as Escolas enquanto sonha em ser Presidente. Ou Seja: Uma UPES no dia-dia dos Estudante Para Mudar a Educação!!!
.
Derrotar O Maior Traidor Do Movimento Estudantil Brasileiro: José Serra...
.
Infelizmente o Estado de São Paulo, vem servindo de laboratório que cria anomalias políticas, como FHC, Alckimin e José Serra. Este ultimo que foi Presidente da UNE e hoje manda sua Polícia oprimir o estudante. O atual Governador de SP, prefere aumentar 600% o gasto em Publicidade, ao invés de investir na educação, nós sabemos muito bem a realidade das Escolas Paulistas... Este mesmo Governador, que não discute com a Sociedade e transforma o Estado de SP em um xadrez que ele mexe as peças para chegar ao Planalto Central...
.
Nós estudantes paulistas, não podemos deixar que os Tucanos raivosos do PSDB voltem a Presidência da República, devemos ir para as ruas em cada Cidade para arrancar de uma vez por todas o ninho de tucanos no Governo de SP que são 16 anos de atraso e sucateamento na Educação, 16 anos de Opressão. A UPES tem o dever de fazer oposição ferrenha a este Tucanato e que 2010 seja o ano de consolidarmos mais um Governo do Popular Democrático na Presidência da República e lutar que no Governo de SP, possamos vencer toda essa Tucanalha e enfim termos um Governo que discuta com os estudantes que seja um Governo Popular e Democrático!
.
*****Assina Esta Tese Uma Centena de Militantes Secundaristas de SP Que Acreditam em Mudanças no Movimento Estudantil Paulista. Mande um E-Mail Para: mudancaupes@yahoo.com.br
.

Relato Mudancista do 12º CONEG da UBES

Movimento Mudança: Relato do CONEG e Documentos Para Baixar!
Lutadores e lutadoras do meu Brasil!

Estivemos lá com muita garra, muita disposição, muita vontade de mudança e muita luta!

Apesar de todas as dificuldades estruturais conseguiram estar presentes os estudantes mudancistas de pelo menos 07 Estados Brasileiros, fazendo que fossemos, numericamente, a terceira maior força do CONEG da UBES!

O CONEG foi importante em vários sentidos para o MOVIMENTO MUDANÇA por inúmeros motivos, entre eles: defender a nossa posição política na UBES! Já que somente nós e a UJS lançamos tese! (E cá pra nós, a nossa é bem melhor, hehe!) Fazendo com que vários estudantes viessem entrar em contato conosco, prontos para fazer debate político e se aproximando da Mudança!

Saímos do Rio, com inúmeros contatos de norte a sul do Brasil, de estudantes que querem construir conosco e agora, tem a Mudança como referência no debate político!

Outro momento muito importante de todos os fóruns das entidades, foram os Grupos de Debates, em que nós demos o tom dos debates, principalmente o de comunicação, meio-ambiente, combate ás opressões, finanças e movimento estudantil, pois infelizmente haviam forças querendo apenas marcar posição e não debater de verdade...

Aprovamos um texto, muito bom por sinal, convocando o 38º Congresso da UBES, além de moções pela consciência ambiental nos próximos Congressos, pela Legalização do aborto e contra o toque de recolher que oprime os estudantes secundaristas!

O que precisamos ter em mente nesse momento, é que começa agora, o processo mais trabalhoso e também mais importante da entidade! Que vamos construir com muito debate político, muita conscientização, muito trabalho e muita luta!

Precisaremos de muita organização e disposição nos estados! Para que tenhamos uma grande mobilização, e também a estrutura necessária de mostrar nosso tamanho real para todo o Movimento Estudantil brasileiro!

Vamo que Vamo galera, com muita luta e vontade de fazer Mudança!

Rumo ao maior 38º Congresso da UBES!

"Tá chegando a Mudança,
Tá chegando a Mudança,
Na hora do debate,
Não fugimos não,
Mudança vai fazer REVOLUÇÃO!"
.
Veja a Tese da Mudança Secunda e os Documentos Aprovados no CONEG da UBES!
.
.
*****Carta Monteiro Lobato:
http://mudanca.org.br/2009/09/09/carta-dos-estudantes-monteiro-lobato/
.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nota do MST Sobre os Recentes Ataques da Mídia ao Movimento

NOTA DO MST

Informe aos amigos sobre a ofensiva da imprensa burguesa contra o MST
Fizemos uma mobilização em todo o país e um acampamento em Brasília em defesa da Reforma Agrária e obtivemos vitórias importantes, relacionadas à solução dos problemas dos trabalhadores do campo. A jornada de lutas conquistou do governo federal medidas muito importantes, embora estejamos longe da realização da Reforma Agrária e da consolidação de um novo modelo agrícola. Além disso, demonstrou à sociedade e à população em geral, que apenas a organização do povo e a luta social podem garantir conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras.A principal medida do governo, anunciada durante a jornada, é a atualização dos índices de produtividade, que são utilizados como parâmetros legais para a desapropriação de terras para a Reforma Agrária. Os ruralistas, o agronegócio e a classe dominante brasileira fecharam posição contra a revisão dos índices e passaram a utilizar os meios de comunicação para pressionar o governo a voltar atrás.

Essas conquistas deixaram revoltados os ruralistas, o agronegócio e a classe dominante, que defendem apenas seus interesses, patrimônio e lucro, buscando aumentar a exploração dos trabalhadores, da natureza e dos recursos públicos. Nesse contexto, diversos órgãos da imprensa burguesa - os verdadeiros porta-vozes dos interesses dos capitalistas no campo - como Revista Veja, Estadão, Correio Brazilienze, Zero Hora e a TV Bandeirantes, passaram a atacar o Movimento para inviabilizar medidas progressistas conquistadas com a luta.

Não há nenhuma novidade na postura política e ideológica desses veículos, que fazem parte da classe dominante e defendem os interesses do capital financeiro, dos bancos, do agronegócio e do latifúndio, virando de costas para os problemas estruturais da sociedade e para as dificuldades do povo brasileiro. Desesperados, tentam requentar velhas teses de que o movimento vive às custas de dinheiro público. Aliás, esses ataques vêm justamente de empresas que vivem de propaganda e recursos públicos ou que são suspeitas de benefícios em licitações do governo de São Paulo, como a Editora Abril.Diante disso, gostaríamos de esclarecer a nossos amigos e amigas, que sempre nos apóiam e ajudam, que nunca recebemos nem utilizamos dinheiro público para fazer qualquer ocupação de terra, protesto ou marcha. Todas as nossas manifestações são realizadas com a contribuição das famílias acampadas e assentadas e com a solidariedade de cidadãos e entidades da sociedade civil.
Temos também muito orgulho do apoio de entidades internacionais, que nos ajudam em projetos específicos e para as quais prestamos conta dos resultados em detalhes. Aliás, todos os recursos de origem do exterior passam pelo Banco Central. Não temos nada a esconder.Em relação às entidades que atuam nos assentamentos de Reforma Agrária, que são centenas trabalhando em todo o país, defendemos a legitimidade dos convênios com os governos federal e estaduais e acreditamos na lisura do trabalho realizado. Essas entidades estão devidamente habilitadas nos órgãos públicos, são fiscalizada e, inclusive, sofrem com perseguições políticas do TCU (Tribunal de Contas da União), controlado atualmente por filiados do PSDB e DEM. Desenvolvem projetos de assistência técnica, alfabetização de adultos, capacitação, educação e saúde em assentamentos rurais, que são um direito dos assentados e um dever do Estado, de acordo com a Constituição.Não esperávamos outro procedimento desses meios de comunicação. Os ataques contra o Movimento são antigos e nunca passaram da mais pura manifestação de ódio dos setores mais reacionários da classe dominante contra trabalhadores rurais que se organizaram e lutam por seus direitos. Vamos continuar com as nossas mobilizações porque apenas a pressão popular pode garantir o avanço da Reforma Agrária e dos direitos dos trabalhadores, independente da vontade da classe dominante e dos seus meios de comunicação.
*****FONTE: Secretaria de Comunicação do MST
Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...