sexta-feira, 30 de abril de 2010

Artigo: "Trabalhar Menos, Para Trabalhar Todos!"


Dia do Trabalhador: trabalhar menos, para trabalhar todos
.
Por Emir Sader
.
O capitalismo é o sistema econômico que mais transformou a face da humanidade até aqui – como o próprio Marx havia reconhecido no Manifesto Comunista. Porém, a estrutura central do capitalismo se articula pela separação entre os produtores da riqueza e os que se apropriam dela, entre os trabalhadores e os capitalistas. Esse processo de alienação do trabalho – em que o trabalhador entrega a outro o produto do seu trabalho – percorre todo o processo produtivo e a vida social. O trabalhador não se reconhece no que produz, não decide o que vai produzir, com que ritmo vai produzir, qual o preço de venda do que ele produz, para quem ele vai produzir. Ele é vítima do trabalho alienado, que cruza toda a sociedade capitalista. Ele não se reconhece no produto do seu trabalho, assim como o capitalismo não reconhece o papel essencial do trabalhador na sociedade contemporânea.
.
A luta dos trabalhadores, ao longo dos últimos séculos foi a luta de resistência à exploração do trabalho. Esta se dá pela apropriação do valor do trabalho incorporado às mercadorias, que não é pago ao trabalhador e alimenta o processo de acumulação de capital.Não por acaso o Primeiro de Maio, dia do Trabalhador, foi escolhido para recordar o massacre de trabalhadores em mobilização realizada em Chicago, pela redução da jornada de trabalho - uma das formas de busca de diminuição da taxa de exploração do trabalho.Neste ano o tema central do Primeiro de Maio será o da diminuição da jornada de trabalho.
.
A grande maioria da população vive do seu trabalho, acorda bem cedo, gasta muito tempo para chegar a seu local de trabalho, onde ficará a maior parte do seu dia, gastando muito tempo para retornar, cansada, apenas para recompor suas energias e retomar no dia seguinte o mesmo tipo de jornada. Para trabalhar de forma alienada e receber um salário que, em grande parte dos casos, não basta sequer para satisfazer suas necessidades básicas. Uma vida tão sacrificada produz todas as riquezas do país, embora não tenha o reconhecimento e a remuneração devida.
.
Só isso bastaria para que um dos objetivos nacionais devesse ser o da redução da jornada de trabalho. Que o desenvolvimento tecnológico não seja apropriado pelos grandes capitalistas para maximizar a taxa de lucro, mas reverta para a diminuição da jornada de trabalho, para o pleno emprego, para a melhoria das condições de trabalho da massa trabalhadora.Que o Brasil conclua os dois mandatos de um trabalhador como presidente da República, diminuindo a jornada de trabalho!
.
*****Emir Sader é pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Uma Fênix Ressurge Para Lutar...


Mudança de Volta em Guarulhos...
.
Por Marcello Barbosa
.
O Movimento Mudança, é um agrupamento de jovens e estudantes organizado nos Movimentos Sociais, em especial no Movimento Estudantil (secundarista e universitário). É um Movimento pautado pela construção de base, que acredita em uma Nova Cultura Política, uma Cultura Política Militante, com ideais de igualdade e luta popular, que tem como diretriz principal que o Importante é o Movimento!
.
No Estado de São Paulo está consolidado como principal força política do Movimento Estudantil Secundarista com protagonismo nas Cidades que se faz presente e na Gloriosa União Paulista dos Estudantes Secundaristas, entidade na qual pertenceram Gianfrancesco Guarnieri e Emir Sader...
.
O Movimento Mudança nasceu em Guarulhos, cresceu em Guarulhos e por diversos motivos desapareceu em Guarulhos... Mas hoje ele ressurge como uma Fênix de suas Cinzas, como um Movimento Real, de Luta, de Base, de Estudantes e para os Estudantes... Ressurge o Movimento Mudança na Escola João Alves de Siqueira Bueno, na Vitória da Chapa Juventude Ativa, ressurge o Movimento Mudança, em um momento delicado na Cidade de Guarulhos, pois a Direita Local tenta dar um Golpe no Governo Popular Democrático de lá. A Mudança ressurge em Guarulhos em um momento de Luta, ressurge com espírito militante, com o espírito de construção do Movimento Estudantil local.
.
Por iniciativa do Movimento Juventude Ativa, em especial cito o nome do Companheiro Thiago Fernandes, o Movimento Mudança passa a ser reconstruido em Guarulhos. Apesar do Companheiro Thiago Fernandes não ser mais secundarista, ele faz questão de contribuir na Construção do Movimento Estudantil Real e de Base, diferente de Muitos Militantes que pensam apenas em assumir cargos e posições, o companheiro Thiago Fernandes tem um compromisso em construir a Luta Popular, tem um compromisso com os Movimentos Sociais, isto se comprova em sua Militância no Grêmio Estudantil, Na Associação Guarulhense de Jovens, no Jornal HLERA e na Juventude do PT.
.
Com a certeza que o Movimento Mudança terá vida Longa e de muita luta em Guarulhos, graças aos aguerridos militantes do Movimento Juventude Ativa, faço esta breve saudação a todos com a certeza do sucesso na construção coletiva em Guarulhos!
.
Sejam Muito Bem Vindos ao Movimento Mudança! Vamos
Junt@s Construir Uma Nova Cultura Política Democrática, Socialista, Feminista, Anti-Racista e Militante!!!
.
***Marcello Barbosa, foi Tesoureiro Geral da UPES – SP (2007/2008), Diretor de PPJ da UBES (2008/2009), é Membro da DN da Mudança e SEMPRE Militante do Movimento Mudança!

Deusa Brighid

Deusa Brighid
Por Aisha Jalilah
.
Brigit é uma antiga Deusa Tripla do Fogo e foi venerada por toda Bretanha e Europa.Ela está particularmente associada ao Imbolc, o primeiro dos 4 grandes festivais célticos do ano.Ela preside o fogo, a beleza e todas as Artes.Foi sugerido que o nome Brigit originalmente significasse Deusa e era conferido à todas as Deusas irlandesas e britânicas.Na forma irlandesa seu nome significa"Alta" ou "exaltada".Alguns, no entanto, dizem que o nome Brigit vem de Breo-saigit que quer dizer flecha flamejante.Ela também é chamada de Bride (BRIDA), Brigit e Brighde, simbolizando os 3 diferentes tipos de fogo.Ela é o Fogo da Inspiração, a Musa- a Deusa da poesia falada pela fonte sagrada.A palavra poesia vem de poesias, significando criação.Nos tempos antigos os poetas estavam sobre a proteção de Brigit.Seus sacerdotes carregavam um bastão dourado com epquenos sinos em sua honra.Outros nomes que lhe foram conferido foram Brigidu, Brigantia e Briginda.Brigit é a Deusa das Fontes Curadoras. Há muitas fontes de Brigit por toda a Bretanha onde suas águas ainda podem ser bebidas.As pessoas podem submergir nas águas curadoras que contém minerais e a sua vibração ígnea.As fontes termais expressam o encontro da fogo com água e por isso são espcialmente sagradas para a Deusa.Brigit é a Deusa da Lareira da casa e dos ferreiros.
.
Nos tempos antigos a lareira era o coração das casas, a fonte de luz, calor e alimentação.Uma nova casa não era considerada um lar até que uma chama de Brigit fosse acesa na lareira.Brigit também é a Deusa da Forja, a ígnea arte alquímica de moldar metais brutos criando em belezas.Dizem que por meio da forja Brigit construiu o primeiro apito que tornou possível chamar alguém a distância e durante a noite.Ela também é a Deusa Vaca Branca reverenciada nos tempos antigos como a Senhora capaz de dar e sustentar a vida.Ela é comumente representada como uma mulher ordenhando uma vaca com longas túnicas feitas com lã de ovelha, um de seus muitos animais sagrados.A forma latinizada do nome de Brigit é Brigantia, encontrado por toda Bretanha e Europa.Brigantia foi também o antigo reino que incluía a antiga Inglaterra, Bretanha e norte da Espanha.Brigit foi reverenciada em Roma, na Bretanaha e País de Gales, mas é indubitavelmente uma Deusa muito mais antiga.
.
Ela foi transformada em Santa Brígida pela Igreja Católica em meados de 453 D.C.Assim como a Deusa Brigit, Santa Brígida era conhecida como a padroeira dos trabalhos agrícolas e do gado, protetora da casa contra o fogo e calamidade.Brigit também é uma Deusa do Sol, conhecida na Irlanda como Bride dos Cabelos Dourados, Bride das Colinas Brancas, e na Escócia como Bride das Claras Palmas e Maria dos Galeses.Como Noiva( note que Bride é a palavra inglesa para noiva) ela é a Deusa original que todos os noivos honram quando desejam se casar.Brigit possui 4 animais sagrados: a cobra, a vaca, o lobo e o abutre.
.
A Cobra é a "Serpente Criadora" que era guardada em seus santuários onde oráculos eram revelados aos homens.O seu segundo animal é a Vaca Sagrada. Seu abundante leite nutre humanos e crianças.Ela é conectada com o lobo,pois ele é um dos animais totem das Ilhas britânicas.E em seu aspecto de Deusa da Morte, ela está associada com o Abutre ou outras aves de rapina.Igualmente lhe é sagrado o cisne, tanto o branco quanto o negro.Os antigos povos europeus acreditavam que o cisne era o resultado da união da serpente com o pato, simbolizando o fogo e a água respectivamente, ambos sagrados para Brigit.A festa de Brigit se inicia no começo de Fevereiro no hemisfério norte e no início de Agosto no hemisférios sul, entre o Inverno e a primavera.Esta festa é chamada de Imbolc e significa "no leite", uma vez que esta celebração ocorre no período onde as ovelhas e vacas encontram-se em seu período de lactação.Nesta data, os primeiros raios de sol de Brigit iluminam os dias escuros do inverno.Este é o momento quando Brigit espalha o seu manto sobre a Terra uma vez mais, abençoado toda a vida.
.
Dizia-se antigamente que "Brigit é aquela que sopra a vida na boca do Inverno morto".Nos tempos antigos a perpétua Chama de Brigit queimava em seu santuário em Kildare.Este fogo era guardado por 19 Virgens em um Ciclo de 20 dias, um para cada Virgem. No vigésimo dia, Brigit cuidava sozinha da chama.Brigit assumiu inúmeros aspectos e atributos através dos tempos. Suas três cores sagradas são o vermelho, laranja e verde. cada uma desta cores representam um dos atributos de Brigit.
.
O vermelho simboliza o fogo da forja.Olaranja representa a luz solar, pois antes da ascensão patriarcal de Deuses como Bel e Lugh ao patamar de Deuses solares, era a Brigit que o Sol era consagrado.O verde representa as fontes e ervas que curam, no papel de Brigit como Curandeira.Só um toque, ritos que podem ser considerados apenas o Samhain e o Beltane, já que o ano era dividido entre a parte clara e a parte escura o Imbolc não entra na mesma grandeza desses dois.É mais uma comemoração tradicional do que um rito em si.Apenas a wicca (que não é uma religião puramente celta) considera o Imbolc assim.
.
Mas de forma alguma isso desmerece essa deusa maravilhosa, foi so um toque mesmo.Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor.A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria.A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas.
.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Consiga Emprego!



Banco BBM: Rh@bbmbank.com.br
Banco BNL:
fun.cart@bnl.com.br
Banco Fiat:
fiatrh@fiat.com.br
Banco Hexxa:
Rh@hexxa.com.br
Banco HSBC: recrutamento@hsbc.com.br
Banco Indusval:
banco@indusval.com.br
Banco Real:
recrutamento@real.com.br
Banco Santander:
curriculum@santander.com.br
Banco Sogeral:
sgbrasc@uol.com.br
Bectondickinson: recrutamento@bd.com.br
Citicorp:
Rh.selecao@citicorp.com

Educação:
CNA:
curriculo@cna.com.br

Hotelaria:
Accor:
recrutamento@accor.com.br
Hotel Blue Tree: rh@bluetree.com.br
Hotel Cabreuva:
diretoria@hotelcabreuva.com.br
Hotel Transamérica: candidato@transamerica.com.br
Não Perca Tempo! Envie Já o Seu Currículo Por E-Mail!
Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...