terça-feira, 24 de abril de 2012

Trabalho dos Consegs São Destaque na Imprensa Regional!

Nota do Blogueiro: Foi publicada uma excelente matéria sobre os Consegs no Jornal Alto Tietê Noticias pela Jornalista Márcia Dias. Destaco essa matéria como um verdadeiro serviço de utilidade pública para nossa população, além de ser um mecanismo de incentivar a participação popular, até mesmo porquê esta matéria ajuda a tornar os Consegs conhecidos e permite que mais pessoas se interessem pelo assunto!

Destaco também a atuação do CONSEG de Itaquá que tem um trabalho muito sério em nossa Cidade, principalmente integração da Comunidade com o Poder Público.

Leiam a Matéria do Jornal Alto Tietê Noticias

 
MÁRCIA DIAS

Engana-se quem acreditava  que as reuniões de um Conselho  Comunitário de Segurança  (Conseg) se resumiam apenas à  discussão de problemas de um  bairro. Realmente existe a exposição dos problemas, mas o trabalho  dos integrantes de um Conseg vai  além disso. Os grupos ­ formados por representantes do povo  e autoridades das Polícias Civil  e Militar -  expõem ideias e logo  partem para a busca de estratégias  para concretizar esses ideais na  comunidade onde vivem. Seja para melhorar a qualidade do atendimento em delegacias ou para  implantar programas assistenciais  de combate às drogas, ao alcoolismo entre menores, etc, todo  esforço é válido para se resgatar  a cidadania e viver em condições  dignas na sociedade. Em seus  estudos, o professor e especialista em segurança pública, José  Afonso da Silva, enfatiza o papel  da comunidade neste panorama e  a importância dos Consegs. "Não  é problema apenas de polícia, pois  a Constituição, ao estabelecer que  a segurança pública é dever do  Estado, direito e responsabilidade de todos (art. 144), acolheu a  concepção de que é preciso que  a questão da segurança pública  seja discutida e assumida como  tarefa e responsabilidade de todos, Estado e população. Se faz  necessária uma nova concepção  de ordem pública, em que a colaboração e a integração comunitárias sejam os novos e importantes  referenciais", declarou para o site  www.dhnet.org.br .  

REGIÃO: A reportagem  do AT Notícias entrou em contato  com alguns Consegs da região,  como em Itaquaquecetuba, onde  o grupo conseguiu combater a  venda de bebidas alcoólicas para menores. Em Suzano, o grupo reivindica melhorias na qualidade do  asfalto. Em Poá, o pessoal já colheu  quatro mil assinaturas para  um abaixo-assinado pedindo aos  delegados o fim do exaustivo  plantão. No bairro do Pari, na zona  leste de São Paulo, a parceria entre  a comunidade e as polícias resultou, entre tantas benfeitorias, em  um destaque especial para o 12º  Distrito Policial daquela região,  que foi considerada a melhor delegacia do Brasil devido à excelência  do atendimento à comunidade. O  lugar oferece espaço para fraldário  e até brinquedoteca para entreter a  criançada.

ORGANIZAÇÃO: Para outro especialista em segurança  pública, David Putnam,  essas  conquistas resultam da harmonia e capacidade do grupo em se  organizar para reivindicar seus  direitos. "Assim, quando as pessoas passam a se relacionar com  outros cidadãos, seus problemas  comuns tendem a ser encarados  e compreendidos de maneira  mais racional. O grupo acredita  em sua própria capacidade de  ação e medidas concretas substituem o antigo conformismo e  a apatia", concluiu, em seus relatos em um site sobre Direitos  Humanos. 

POÁ: O Presidente do Conseg de Poá,  Carlos Francisco Sellito, informou  que o órgão apresentou vários projetos comunitários ao Poder Público.  Entre eles, foram confeccionados  10 mil folders de alerta da Polícia  Rodoviária Federal para ajudar a  localizar carros roubados.   Atualmente, a entidade batalha  pelo fi m da divisão de plantões na  Delegacia de Polícia Civil, onde os  delegados plantonistas também atuam em Itaquaquecetuba. "As assinaturas foram entregues à Secretaria  de Segurança Pública por meio da  Coordenadoria dos Consegs, onde já  foi  aberto um processo para a vinda  de delegados para Poá", destacou o  dirigente municipal. 

PARI: Há mais de 15 anos, o 12º  Conseg-Pari tem forte atuação em  quatro bairros da capital: Pari, Brás,  Canindé e Ponte Pequena. "Os problemas são diversos: lixo, calçadas,  iluminação e hoje sofremos com a  falta de Policiamento Preventivo",  afi rma a presidente Tania Barbosa.  Por outro lado, ela não deixa de destacar as vitórias. "Ganhamos como a  melhor Delegacia do Brasil, essa foi  e continua sendo uma parceria de  sucesso. Nosso Conseg faz um trabalho Social e Comunitário bastante  forte, temos uma Vila de Idosos que  mantemos com doação de Parceiros  os quais denominamos Amigos do  Conseg, de frutas, legumes e verduras semanalmente, cestas básicas  mensalmente e a nossa conquista  mais recente foi a implantação do  Programa Leve Leite do Governo  do Estado", frisou. 

ITAQUÁ:  "Como a cidade  é grande, cada região tem suas  particularidades, vou citar apenas  os casos que mais chegam nas  reuniões, como  tráfico de drogas,  furto de veículos na Vila Virgínia,  no entorno da UNG, barulho em bares em toda cidade ou bailes funks  na região central", analisa o dirigente do Conseg de Itaquaquecetuba,  Joelson Miranda. "Solicitamos também que a delegacia central fosse  transformada em uma delegacia  participativa, tivemos até a promessa que a delegacia seria reformada  para adequações", falou. Assim como Poá, o Conseg de Itaquá luta  pelo fi m da divisão de plantões de  delegados.  

SUZANO: O distrito de  Palmeiras é um dos mais populosos  da cidade, e abrange grande área  rural, chegando a 89 bairros, conforme divulgou o suzanense Vanderley  Mendes, que dirigiu a unidade  até maio de 2010. "Realizamos 7  reuniões mensais, expedimos 68 ofícios. Destes foram 20 solicitações  gerais (infraestrutura, iluminação  pública,  solicitações de rondas.  Convidamos para discussões 23  autoridades, tratamos de diversos  temas, entre eles, violência e drogas.  Nossa maior satisfação foi ter contribuído para o reinício  do desenvolvimento da segurança pública da  região, que há muito tempo estava  adormecida", finalizou. (MD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...