sexta-feira, 1 de junho de 2012

PEC dos Jornalistas Está Pronta Para Ir a Plenário!

Segundo o propositor da matéria, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), “falta apenas o entendimento político no Colégio de Líderes para que a proposta seja votada em primeiro turno no plenário”.

A PEC 386/09 foi apresentada pelo petista após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, por maioria, que o diploma de Jornalismo não era obrigatório para o exercício da profissão. Ela está apensada a duas outras PEC’s: a 388/09, do deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), e a 389/09, da deputada Gorete Pereira (PR/CE).

Ainda como ação em prol da categoria, Paulo Pimenta coordena, no Rio Grande do Sul, a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas. O colegiado foi lançado na quarta-feira (30) por parlamentares, dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e integrantes de sindicatos da categoria, na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar a aprovação do projeto de lei (PL 2960/11) que fixa o piso salarial nacional dos jornalistas em R$ 3.270, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

O PL 2960/11 prevê ainda reajuste anual dos proventos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Na avaliação do petista, “a exigência do diploma e de um piso nacional para os jornalistas andam lado a lado e têm o mesmo objetivo: a valorização e o reconhecimento profissional”.

Participam também como coordenadores da Frente Parlamentar, os deputados Décio Lima (SC), Domingos Dutra (MA), Erika Kokay (DF), Fátima Bezerra (RN), Francisco Praciano (AM) e José Guimarães (CE).

Para mais informações sobre o piso salarial dos jornalistas, clique aqui.

(Ivana Figueiredo, site Liderança do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...