terça-feira, 25 de setembro de 2012

Artigo: São Paulo nos trilhos da mudança

Recomendo este artigo publicado na Folha de São Paulo do Vice Governador de São Paulo Guilherme Afif Domingos (PSD), ele trata sobre nossa malha ferroviária muito pequena e sem eficiência no Brasil em especial ele fala sobre as debilidades dos trens e metrôs paulistas. Além disso Afif ressalta a importância de nossa Presidenta Dilma (PT) ter anunciado   a construção de 10 mil km de ferrovias através de uma parceria público privada.


São Paulo nos trilhos da mudança

"Há descompasso na execução e no planejamento do transporte metro-ferroviário em SP. A PPP proposta por Dilma é a chave para mudar a situação paulista"

Recentemente, num programa de TV, jornalistas estrangeiros que são correspondentes no Brasil se disseram intrigados com o fato de que há poucos trens por aqui.

De fato, é inconcebível que nosso país tenha uma malha ferroviária tão reduzida, principalmente no Estado de São Paulo e na sua capital, com toda pujança e importância global.

Estamos falando de uma das maiores cidades do mundo. Outras metrópoles, como Madri, Paris e Londres, têm sistemas de transporte metro-ferroviário espetaculares. Nós já tivemos o nosso sistema ferroviário, que foi abandonado como modelo de transporte.

O fato é que hoje São Paulo está no atraso em matéria de trilhos. Deveria estar muito mais avançado nesse sentido. Precisamos, com urgência, tirar essa diferença.

A malha da CPTM na grande São Paulo tem uma estrutura extensa (260 km), mas ainda muito dependente de modernização. A do metrô (70 km) é muito mais eficaz, porém insuficiente para atender as demandas da população, apesar dos investimentos feitos pelo governo do Estado nos últimos anos. Existe um grande esforço por mais investimentos, mas há uma disparidade entre os dois sistemas em termos de padrões e de regularidade operacional.

Isso tudo mostra um descompasso no planejamento e execução do transporte público metro-ferroviário no Estado de São Paulo. É urgente uma mudança profunda no sistema, pois a população está consagrando esse modo de transporte como opção. A rede metro-ferroviária paulista transporta atualmente 7,1 milhões de pessoas todos os dias, sendo 4,4 milhões no metrô e 2,7 milhões nos trens.

A presidenta Dilma deixou clara sua posição acerca desse tema ao anunciar a construção de 10 mil km de ferrovias a ser executada pela iniciativa privada em todo o país. Essa é a chave para o desenvolvimento do território paulista. É necessária a expansão da malha metro-ferroviária com empresas de capital privado, via Parceria Público-Privada (PPP).

A nossa estrutura pública está saturada. É urgente, também, a adequação da estrutura de transporte metro-ferroviário no Estado para ajudar a planejar, controlar e, principalmente, regular as concessões entregues ao setor privado. Do contrário, teremos uma situação caótica no sistema, com mais operadores e sem coordenação institucional sólida.

O modelo de rodovias com agência reguladora é um bom exemplo. Todos sabem que as estradas paulistas estão entre as melhores do país. Por que não criar, então, uma estrutura de regulação para o transporte sobre trilhos? Teríamos uma estrutura dedicada para fiscalizar a qualidade operacional da malha ferroviária com vários operadores de sistema, no caso das PPPs.

Vamos aproveitar o que a crise mundial oferece: know-how, tecnologia e recursos ociosos, esperando bons projetos. Não adiantam puxadinhos improvisados. Vamos colocar São Paulo nos trilhos da mudança.

Guilherme Afif Domingos, 68, é Vice-Governador do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas

Um comentário:

  1. Muito bom o blog,meu amigo que recomendo,ai vir conferir e eu vou recomendar tb,e acompanha..me recomendaro esse site de rastreamento pois eu tava precisando de um rastreador http://rastreamentodecelular.net sera que é bom? rsrsrsrs abraços..parabens pelo blog

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