terça-feira, 20 de novembro de 2012

Artigo: Século XXI: Mil Guerras, Mil Fronts!


Século XXI: Mil Guerras, Mil Fronts!

*Por Marcello Barbosa

Na escola nós aprendemos muito sobre guerras! É guerra do Paraguai, I e II Guerra Mundial, Guerra Fria...

Mas hoje nós temos uma oportunidade surreal de viver uma III Guerra Mundial. Agora é a hora que você vai falar que estou escrevendo bobagem...

Vamos aos fatos! Desde o inicio dos anos 2000 temos a chamada "Guerra contra o Terror" dos EUA que vem se alastrando pelo mundo, que geraram os conflitos do Iraque e do Afeganistão. Temos também os conflitos sírios entre a população e o Governo e também a guerra entre Israel e o Povo Palestino.

Observamos o embate entre Estado e crime organizado em São Paulo no Brasil e também temos a a guerra entre o Governo Colombiano e o Narcotráfico e igualmente problemática a guerra entre o Governo Mexicano e o Narcotráfico também.

No Brasil o problema é intenso, pois todos os seus 26 Estados e o próprio Distrito Federal têm suas peculiaridades quando o assunto é a guerra do Estado contra o Crime Organizado.

Temos paralelo a isso as dezenas de guerras tribais na África, conflitos sangrentos que não são televisionados. Historicamente a África é lembrada como o continente da fome, porém a violência é um problema muito sério, pois além das guerras tribais, temos as guerras religiosas e também a intolerância contra mulheres e até crianças que nascem com algum tipo de deficiência. Mas isso não são importantes para a grande Imprensa mundial, afinal a àfrica não possui um povo culto como o judeu e nem possui o petróleo dos árabes.

Podemos esmiuçar o mundo árabe e ver também os ataques dos Separatistas da região do Cáucaso na Russia, a insurgência talibã no Afeganistão e Paquistão além de diversas movimentações de grupos terroristas grandes e pequenos em toda  a região asiática. 

Temos também o Terrorismo de Estado. O terrorismo praticado por nações que financiam grupos terroristas e outras nações para fazerem suas guerras e também o típico Estado Ditador que oprime seu povo e o mata também.

Estes são "casos" de conflitos bélicos em andamento, porque poderíamos também citar a Primavera Árabe que apesar de ter um som libertador, deixou um rastro enorme de sangue...

Desses fatos que citei uma coisa é demonstrada: Temos conflitos armados em todos os cantos do mundo, em todas as regiões do planeta, todos os dias é derramado sangue inocente, famílias são desfeitas e sonhos destruídos! 

Vivemos uma Guerra Mundial diferente, afinal estamos no século XXI, os conflitos evoluíram e hoje se espalham por todas as nações e não podemos mais saber onde se encontra o front, afinal existem centenas de fronts! Um front em Sampa, outro front em Cabul, outro Front na Faixa de Gaza... De front em front seguimos uma sanha sangrenta diária.

*Marcello Barbosa tem 24 anosé Estudante de Jornalismo, Blogueiro, Membro da Direção Nacional da Juventude do PT e do CONSEG de Itaquaquecetuba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...