domingo, 4 de novembro de 2012

"O livro muda as crianças" - Um Belo Exemplo de Cidadania em Itaquaquecetuba!

Achei uma excelente matéria no Estadão do dia 22 de outubro! Ela relata um projeto de leitura na Escola Municipal Village em nossa Cidade. Este projeto é uma ação individual de Rodrigo da Silva Guedes, morador de Itaquaquecetuba, que vem se empenhando em garantir um aprendizado crítico e uma aprendizado natural das letras! 

Um exemplo de cidadania e amor ao próximo!

Leiam a reportagem do Estadão!

'O livro muda as crianças'

O Estado de S.Paulo

Todas as manhãs, Rodrigo da Silva Guedes vai com sua maleta de livros para a Escola Municipal Village, em Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo. Há cinco anos na rede municipal, ele se dedica a ensinar as primeiras letras e palavras para uma turminha que até há pouco não fazia parte do ensino fundamental: as crianças de 6 anos.

Uma tarefa que ficou mais gostosa desde que ele recebeu formação e começou a usar o material do Projeto Trilhas, do Instituto Natura. "Apesar de ser pedagogo e ter especialização em alfabetização, o projeto me sinalizou outras formas de abordagem."

Entre as descobertas, Rodrigo destaca a entonação e a função do índice no momento de contar histórias. "Pelo sumário, posso sugerir antecipações da narração, perguntar como eles imaginam o desenrolar do tema. Com a interação, o livro deixa de ser passivo, torna-se interativo."

O resultado, acrescenta, é um aprendizado natural das letras e um amadurecimento emocional muito mais complexo. "O livro muda o comportamento das crianças." Guedes conta que os pais de alguns dos alunos estão presos e que, por conta disso, as crianças se tornam apáticas ou revoltadas e "nesses casos, só a leitura pode ser tão revolucionária". / O.B e C.N

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...