quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Reformular o Transporte de Itaquá é Uma Necessidade Urgente!

Reformular o Transporte de Itaquá é Uma Necessidade Urgente!

*Por Marcello Barbosa

Na ultima semana aconteceu a audiência pública na Câmara dos Vereadores de Itaquaquecetuba para tratar sobre um dos maiores problemas de quem mora em nossa Cidade: O transporte público.

O transporte público em Itaquá deixa muito a desejar e violenta diariamente os direitos de seus usuários, que são milhares de moradores que têm que pagar uma tarifa absurda, para andarem em ônibus super lotados, inseguros e que sempre atrasam. Isso sim é lamentável! Pagamos um serviço de transporte com valor altíssimo para andarmos em carroças!

A Viação CS Brasil (mais conhecida como Julio Simões), a muitos anos explora o transporte público municipal e tem um monopólio de todas as linhas de ônibus municipais. Além disso a tarifa cobrada por ela é muito cara se compararmos com outras cidades do mesmo tamanho que a nossa. Outro problema é a falta de segurança que os passageiros têm, pois o motorista de ônibus também é cobrador, já que anos atrás a Empresa demitiu todos os cobradores de ônibus, assim o motorista deve dirigir, cobrar passagem e observar quem sobe e desce do veículo. Ou seja, nossos motoristas têm múltipla função!

Além da falta de segurança, temos também a falta de respeito, os usuários passam muito tempo aguardando um ônibus passar, cerca de 45  minutos em média em pontos de ônibus descobertos expostos a chuva ou ao sol forte. Sem contar que muitas vezes os últimos ônibus vão para a garagem mais cedo, deixando centenas de trabalhadores que descem nas estão de trem tendo que ir para suas casas a pé. 

Essa audiência publica que aconteceu ficou marcada pelo anuncio que até o final do ano haverá uma nova licitação para contratar uma outra empresa de ônibus para garantir rapidez no transporte na área central e em linhas alternativas com micro ônibus durante os intervalos da CS Brasil. Um fato alarmante é que a CS Brasil encaminhou oficio à Secretaria de Transportes solicitando o aumento da passagem de ônibus dos atuais R$ 2,90 para o valor de R$ 3,60! Ou seja querem lucros e não querem prestar um bom serviço! 

A intenção é que a Cidade tenha 60 micro ônibus para resolver o problema da má prestação de serviço da CS Brasil, além disso vincular no contrato que é responsabilidade e obrigação da Empresa que ganhar o processo licitatório instalar coberturas nos pontos de ônibus da cidade.

Um dado ressaltado pelo Secretário de Transportes é que em 30 dias a CS Brasil recebeu 56 multas por má prestação de serviço! 

Temos a chance neste momento de combater esse monopólio! A população deve saber o que está acontecendo e opinar! A Secretaria de Transportes deste Governo e do próximo Governo que vai assumir em janeiro não pode recuar e deve abrir nova licitação, além disso também deve-se rever e repensar o contrato da CS Brasil, pois a muito tempo ela vem descumprindo com suas obrigações de prestadora de serviço. Esta licitação pode ser o primeiro passo para reformular nosso transporte público e assim melhorar a qualidade de vida da população.

*Marcello Barbosa tem 24 anosé Estudante de Jornalismo, Blogueiro, Membro da Direção Nacional da Juventude do PT e do CONSEG de Itaquaquecetuba. 

10 comentários:

  1. Eu acho que deveria ter microonibus,dos bairros direto para a estaçao de trem, nao e justo que levamos mais de 1 hora do parque piratininga ate a estaçao, e tb nao e justo com os outros bairros pq demora pra caramba,pra que trabalhou o dia todo demoraR TANTO TEMPO PARA CHEGAR EM CASA.

    ResponderExcluir
  2. A julio simões é uma bosta de empresa!

    ResponderExcluir
  3. Eu moro no Pium, Para eu ir trabalhar tenho que sair de casa duas horas antes se não eu perco o onibus.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, pena que as pessoas são muito acomodadas, esse monopólio já deveria ter acabado há muito tempo!!!

    ResponderExcluir
  5. Para eu pegar um ônibus aqui no marengo tenho q rezar para nao estar chovendo, pq aqui nenhum ponto tem cobertura e cada onibus demora uma hora para passar. as vezes é melhor ir para suzano e pegar o trem lá.

    ResponderExcluir
  6. É uma absurdo o que acontece nos onibus de Itaquá! Os atrasos e a lotação faz o povo sofre muito. eu ja tenho duas advertências no serviço por causa de atrasos de onibus.

    ResponderExcluir
  7. Eu moro no Jardim Felix e Milton (Prox. Vila Augusta) como é um Bairro de divisa temos ônibus para Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, e posso te dizer com conhecimento que não existe atendimento pior que o de Itaqua, o engraçado é que a Julio Simões é responsável por todas essas linhas, a diferença é que no caso de Mogi quando ligamos na Ouvidoria da Prefeitura e fazendo uma reclamação há uma fiscalização e punição da empresa e em Itaqua tudo acaba em pizza.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Fernanda, eu que moro no Recanto Mônica sei bem como é isso... é que Itaquá é a cidade sem leis, aqui nada anda e nada funciona. O pessoal prefere brigar com o motorista do que ir até a Prefeitura ou até ir a matriz da Julio Simões para ter explicações. Nós pagamos o mesmo que os passageiros de Mogi, então temos os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  9. EU MORO NA TERRA PROMETIDA BAIRRO JUNTO AO JARDIM NAPOLI IEII, E JA ESTAMOS SOFRENDO COM A FALTA DE ONIBUS DESDE NOVEMBRO DE 2012.PORUE ESTA BOSTA DE EMPRESA SIMPLESMENTE TIROU O ONIBUS DA LINHA PORQUE TEM ALGUNS BURACOS NA RUA MOESES, NEN PREFEITUA NEN A EMPRESA TOMAM INICIATIVA DE ARRUMAR OS BURACOS. AI PERGUNTAMOS? PORQUE ONIBUS ESCOLAR SOBE PARA PEGAR AS CRIANÇAS? ABRAÇOS /ANTONIO CARLOS

    ResponderExcluir

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...