Nota do Blogueiro: Foi publicada uma excelente matéria sobre os Consegs no Jornal Alto Tietê Noticias pela Jornalista Márcia Dias. Destaco essa matéria como um verdadeiro serviço de utilidade pública para nossa população, além de ser um mecanismo de incentivar a participação popular, até mesmo porquê esta matéria ajuda a tornar os Consegs conhecidos e permite que mais pessoas se interessem pelo assunto!
Destaco também a atuação do CONSEG de Itaquá que tem um trabalho muito sério em nossa Cidade, principalmente integração da Comunidade com o Poder Público.
Leiam a Matéria do Jornal Alto Tietê Noticias
MÁRCIA DIAS
Engana-se quem acreditava que as reuniões de um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) se resumiam apenas à discussão de problemas de um bairro. Realmente existe a exposição dos problemas, mas o trabalho dos integrantes de um Conseg vai além disso. Os grupos formados por representantes do povo e autoridades das Polícias Civil e Militar - expõem ideias e logo partem para a busca de estratégias para concretizar esses ideais na comunidade onde vivem. Seja para melhorar a qualidade do atendimento em delegacias ou para implantar programas assistenciais de combate às drogas, ao alcoolismo entre menores, etc, todo esforço é válido para se resgatar a cidadania e viver em condições dignas na sociedade. Em seus estudos, o professor e especialista em segurança pública, José Afonso da Silva, enfatiza o papel da comunidade neste panorama e a importância dos Consegs. "Não é problema apenas de polícia, pois a Constituição, ao estabelecer que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (art. 144), acolheu a concepção de que é preciso que a questão da segurança pública seja discutida e assumida como tarefa e responsabilidade de todos, Estado e população. Se faz necessária uma nova concepção de ordem pública, em que a colaboração e a integração comunitárias sejam os novos e importantes referenciais", declarou para o site www.dhnet.org.br .
REGIÃO: A reportagem do AT Notícias entrou em contato com alguns Consegs da região, como em Itaquaquecetuba, onde o grupo conseguiu combater a venda de bebidas alcoólicas para menores. Em Suzano, o grupo reivindica melhorias na qualidade do asfalto. Em Poá, o pessoal já colheu quatro mil assinaturas para um abaixo-assinado pedindo aos delegados o fim do exaustivo plantão. No bairro do Pari, na zona leste de São Paulo, a parceria entre a comunidade e as polícias resultou, entre tantas benfeitorias, em um destaque especial para o 12º Distrito Policial daquela região, que foi considerada a melhor delegacia do Brasil devido à excelência do atendimento à comunidade. O lugar oferece espaço para fraldário e até brinquedoteca para entreter a criançada.
ORGANIZAÇÃO: Para outro especialista em segurança pública, David Putnam, essas conquistas resultam da harmonia e capacidade do grupo em se organizar para reivindicar seus direitos. "Assim, quando as pessoas passam a se relacionar com outros cidadãos, seus problemas comuns tendem a ser encarados e compreendidos de maneira mais racional. O grupo acredita em sua própria capacidade de ação e medidas concretas substituem o antigo conformismo e a apatia", concluiu, em seus relatos em um site sobre Direitos Humanos.
POÁ: O Presidente do Conseg de Poá, Carlos Francisco Sellito, informou que o órgão apresentou vários projetos comunitários ao Poder Público. Entre eles, foram confeccionados 10 mil folders de alerta da Polícia Rodoviária Federal para ajudar a localizar carros roubados. Atualmente, a entidade batalha pelo fi m da divisão de plantões na Delegacia de Polícia Civil, onde os delegados plantonistas também atuam em Itaquaquecetuba. "As assinaturas foram entregues à Secretaria de Segurança Pública por meio da Coordenadoria dos Consegs, onde já foi aberto um processo para a vinda de delegados para Poá", destacou o dirigente municipal.
PARI: Há mais de 15 anos, o 12º Conseg-Pari tem forte atuação em quatro bairros da capital: Pari, Brás, Canindé e Ponte Pequena. "Os problemas são diversos: lixo, calçadas, iluminação e hoje sofremos com a falta de Policiamento Preventivo", afi rma a presidente Tania Barbosa. Por outro lado, ela não deixa de destacar as vitórias. "Ganhamos como a melhor Delegacia do Brasil, essa foi e continua sendo uma parceria de sucesso. Nosso Conseg faz um trabalho Social e Comunitário bastante forte, temos uma Vila de Idosos que mantemos com doação de Parceiros os quais denominamos Amigos do Conseg, de frutas, legumes e verduras semanalmente, cestas básicas mensalmente e a nossa conquista mais recente foi a implantação do Programa Leve Leite do Governo do Estado", frisou.
ITAQUÁ: "Como a cidade é grande, cada região tem suas particularidades, vou citar apenas os casos que mais chegam nas reuniões, como tráfico de drogas, furto de veículos na Vila Virgínia, no entorno da UNG, barulho em bares em toda cidade ou bailes funks na região central", analisa o dirigente do Conseg de Itaquaquecetuba, Joelson Miranda. "Solicitamos também que a delegacia central fosse transformada em uma delegacia participativa, tivemos até a promessa que a delegacia seria reformada para adequações", falou. Assim como Poá, o Conseg de Itaquá luta pelo fi m da divisão de plantões de delegados.
SUZANO: O distrito de Palmeiras é um dos mais populosos da cidade, e abrange grande área rural, chegando a 89 bairros, conforme divulgou o suzanense Vanderley Mendes, que dirigiu a unidade até maio de 2010. "Realizamos 7 reuniões mensais, expedimos 68 ofícios. Destes foram 20 solicitações gerais (infraestrutura, iluminação pública, solicitações de rondas. Convidamos para discussões 23 autoridades, tratamos de diversos temas, entre eles, violência e drogas. Nossa maior satisfação foi ter contribuído para o reinício do desenvolvimento da segurança pública da região, que há muito tempo estava adormecida", finalizou. (MD)