domingo, 30 de setembro de 2012

Artigo: Cresce a “terceira via” em todo o Brasil

Galera achei uma excelente análise política este artigo do Rodrigo Vianna! Estamos vendo uma grande alteração no quadro das forças políticas no Brasil.

 Cresce a “terceira via” em todo o Brasil

Por Rodrigo Vianna

Analistas da velha mídia apressam-se em apontar uma derrota acachapante do PT nas eleições municipais. Claro, associam o “resultado” (por enquanto são apenas pesquisas; e o PT – mostra a história – tem candidatos bons de chegada) ao julgamento do chamado “mensalão”. Trata-se de torcida, mais do que qualquer coisa…

Por outro lado, não é bom brigar com os fatos. Na eleição presidencial de 2010, já estava claro que o chamado “voto de opinião” nas principais capitais brasileiras tinha se afastado do PT. Dilma teve votações abaixo do esperado em cidades como BH, Recife e mesmo no Rio. Para quem foram esses votos? Para os tucanos? Não, para Marina Silva. As pesquisas eleitorais, até agora, apontam para um aprofundamento dessa tendência em 2012.

Do que estamos falando? Se o PT vê seu eleitorado refluir nas capitais e maiores cidades brasileiras, de outro lado o PSDB (principal partido de oposição) não parece ser o beneficiário desse movimento.

Comecemos pelo Sul do país. Em Porto Alegre, PT e PSDB naufragam. Em Florianópolis, PSD e PCdoB é que devem disputar o segundo turno. Em Curitiba, o governador tucano (Beto Richa) lançou um candidato por outra legenda – o PSB – e o PT se escondeu numa aliança com Fruet (PDT).

O fenômeno é semelhante no Sudeste. Em Minas, estado administrado pelos tucanos há 3 mandatos, Aécio e Anastasia descobriram que não é bom negócio usar a legenda do PSDB. O candidato tucano em BH, Márcio Lacerda, aparece também travestido de “socialista”, com boas chances de vitória (aliás, o mesmo ocorre em Campinas, onde o candidato de Alckmin usa a legenda do PSB contra o petista Marcio Pochmann). No Rio, PMDB e PSOL disputam a Prefeitura. Em São Paulo, o azarão Russomano (PRB) lidera, enquanto PT e PSDB se engalfinham para buscar uma vaga no segundo turno. A exceção é Vitória, onde Veloso Lucas (um quadro histórico do PSDB) deve ganhar com certa folga.

Cheguemos à região Norte. O PSDB tem chances em Manaus, com o inesquecível Artur Virgílio; e quem pode derrotá-lo não é o PT, mas Vanessa Graziotin (PCdoB), com apoio de Lula. Em Rio Branco, os sinais se invertem: o PT tem candidato forte, mas aí são os tucanos que estão fora da disputa. Em  Belém, a corrida (repetindo o Rio) se dá entre PSOL e PMDB (PT e PSDB assistem de camarote).

E aquela história de que o Nordeste é a região mais “petista” do país? Os tucanos devem vencer em Teresina e Maceió. Os petistas têm boas chances em João Pessoa; e na reta final o PT deve crescer também em Salvador e Fortaleza. Em nenhum desses casos há polarização entre PSDB e PT.

No Centro-oeste, a região do agronegócio (sempre mais mais “tucana” nas eleições presidenciais), é o PT que deve vencer em Goiânia; e tem alguma chance também em Cuiabá. O PSDB não vai ganhar em nenhuma capital da região.

Qual o resumo da ópera? O PT certamente não colherá resultados estupendos em 2012 (isso pode mudar se Haddad for ao segundo turno e bater Russomano em São Paulo). Mas de outro lado os tucanos e o DEM não serão os beneficiários de uma onda “antipetista”. O que existe – sim – é o avanço de uma “terceira via”, que já estava visível na eleição presidencial de 2010.

Acontece que essa terceira via não tem forma por enquanto. O PSB pode colher ótimos resultados, vencendo em BH e Curitiba (associado aos tucanos), além do Recife e Cuiabá. Eduardo Campos ganha assim mais cacife para negociar com o lulismo. Se for “rejeitado”, pode servir como cavalo de tróia para uma candidatura em 2014 – com cara de “lulismo” e recheio “tucano”. Ou vice-versa.

O velho bruxo maranhense, José Sarney, dissera já há muitos anos: a verdadeira oposição a Lula e ao PT não virá de PSDB e DEM, mas vai brotar das entranhas da coalizão lulista. Fica cada vez mais claro que a oposição tem mais chance de vitória quanto mais abandonar o figurino “paulista/tucano/privatista”, ganhando ares centristas.

Por fim, alguns dados que tornam a avaliação de todo o quadro ainda mais complexa: no lulismo, PCdoB e PDT também ficam um pouco mais fortes para negociar espaços na coalizão governista. E na oposição, o velhíssimo DEM, que era dado como “morto”, ganha sobrevidacom candidatos competitivos em Salvador, Fortaleza e Aracaju. No PSOL, uma (boa) novidade: se ganhar com o ponderado Edmilson Rodrigues em Belém, o partido fará uma administração em coalizão com o lulista PCdoB, forçando os psolistas a abandonar a retórica udenista vazia (fato reforçado pela saída de Heloisa Helena, que deve dar os braços para Marina Silva em 2014).

A provável derrota de Serra em São Paulo deve deslocar o eixo da oposição direitista para longe de São Paulo e do PSDB tradicional. Já no lulismo, o PT seguirá forte, mas terá que negociar com outros partidos se quiser evitar rachas que possam nutrir uma candidatura “alternativa” já em 2014.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Outubro: Agenda SEBRAE-SP na Região do Alto Tietê!






Mais Informações no Site: SEBRAE-SP

Um Pouco de Pablo Neruda..."Assim é Minha Vida"

Assim é Minha Vida

Meus deveres 
caminham com meu canto. 
Sou e não sou: 
é esse meu destino. 
Não sou, 
se não acompanho as dores 
dos que sofrem: 
são dores minhas. 
Porque não posso ser 
sem ser de todos, 
de todos os calados 
e oprimidos. 
Venho do povo 
e canto para o povo. 
Minha poesia 
é cântico e castigo. 
Me dizem: 
"Pertences à sombra". 
Talvez, talvez, 
porém na luz caminho. 
Sou o homem 
do pão e do peixe, 
e não me encontrarão 
entre os livros, 
mas com as mulheres 
e os homens: 
eles me ensinaram o infinito 

Pablo Neruda

Sendo Justo!

No dia do debate entre os candidatos a Prefeitura de Itaquá, tive a oportunidade de conversar com o candidato a Prefeito pelo PTN, o Dr. Mamoru Nakashima, após quase três meses de ter sido processado pelo seu Partido.

Registro aqui a humildade que ele teve em pedir desculpas pelo ocorrido! Não teve salto alto, conversou comigo e reconheceu o erro.

Todos sabem que ele não é meu candidato, mas não poderia deixar de registrar aqui este fato.

A Política é feita de diálogo e o diálogo é que garante a Democracia.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Após 18 Dias, Operadora TIM Não Resolve Problema!

Como eu havia relatado aqui, a Operadora TIM no dia 08 de setembro transferiu a minha linha telefônica que tenho a oito anos para uma outra pessoa! E hoje após 18 dias do acontecido e mais de 4 horas de ligações para a operadora, duas visitas a Loja dela e tendo uma coleção de nove protocolos de atendimento nada foi resolvido!

Quando fui a Loja no dia 10/09 geraram um Protocolo e falaram que isso se resolveria por telefone. Quando cheguei em casa me mandaram voltar a Loja... Voltei a Loja, encaminhei uma carta com todos os detalhes do acontecido além de uma Prova de que eu não havia deixado de utilizar a Linha como a Operadora alegou.

Enfim, nada se resolveu e hoje formalizei minha reclamação a ANATEL! Amanhã irei ao PROCON e ao IDEC!

A TIM NÃO RESPEITA SEUS CLIENTES!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Assistam na Íntegra o Debate Entre os Candidatos a Prefeito da RealTV!

Galera, já está no Site da RealTV o Debate na íntegra com os Candidatos a Prefeito de Itaquaquecetuba! Acessem o Site e acompanhem! Em breve estará no YouTube todos os Blocos do Debate!


Vejam as entrevistas com os candidatos antes do Debate!

EMENDA! Abaixo seguem os Blocos do Debate para serem visualizados no YouTube! 

1º Bloco do Debate

2º Bloco do Debate

3º Bloco do Debate

Artigo: São Paulo nos trilhos da mudança

Recomendo este artigo publicado na Folha de São Paulo do Vice Governador de São Paulo Guilherme Afif Domingos (PSD), ele trata sobre nossa malha ferroviária muito pequena e sem eficiência no Brasil em especial ele fala sobre as debilidades dos trens e metrôs paulistas. Além disso Afif ressalta a importância de nossa Presidenta Dilma (PT) ter anunciado   a construção de 10 mil km de ferrovias através de uma parceria público privada.


São Paulo nos trilhos da mudança

"Há descompasso na execução e no planejamento do transporte metro-ferroviário em SP. A PPP proposta por Dilma é a chave para mudar a situação paulista"

Recentemente, num programa de TV, jornalistas estrangeiros que são correspondentes no Brasil se disseram intrigados com o fato de que há poucos trens por aqui.

De fato, é inconcebível que nosso país tenha uma malha ferroviária tão reduzida, principalmente no Estado de São Paulo e na sua capital, com toda pujança e importância global.

Estamos falando de uma das maiores cidades do mundo. Outras metrópoles, como Madri, Paris e Londres, têm sistemas de transporte metro-ferroviário espetaculares. Nós já tivemos o nosso sistema ferroviário, que foi abandonado como modelo de transporte.

O fato é que hoje São Paulo está no atraso em matéria de trilhos. Deveria estar muito mais avançado nesse sentido. Precisamos, com urgência, tirar essa diferença.

A malha da CPTM na grande São Paulo tem uma estrutura extensa (260 km), mas ainda muito dependente de modernização. A do metrô (70 km) é muito mais eficaz, porém insuficiente para atender as demandas da população, apesar dos investimentos feitos pelo governo do Estado nos últimos anos. Existe um grande esforço por mais investimentos, mas há uma disparidade entre os dois sistemas em termos de padrões e de regularidade operacional.

Isso tudo mostra um descompasso no planejamento e execução do transporte público metro-ferroviário no Estado de São Paulo. É urgente uma mudança profunda no sistema, pois a população está consagrando esse modo de transporte como opção. A rede metro-ferroviária paulista transporta atualmente 7,1 milhões de pessoas todos os dias, sendo 4,4 milhões no metrô e 2,7 milhões nos trens.

A presidenta Dilma deixou clara sua posição acerca desse tema ao anunciar a construção de 10 mil km de ferrovias a ser executada pela iniciativa privada em todo o país. Essa é a chave para o desenvolvimento do território paulista. É necessária a expansão da malha metro-ferroviária com empresas de capital privado, via Parceria Público-Privada (PPP).

A nossa estrutura pública está saturada. É urgente, também, a adequação da estrutura de transporte metro-ferroviário no Estado para ajudar a planejar, controlar e, principalmente, regular as concessões entregues ao setor privado. Do contrário, teremos uma situação caótica no sistema, com mais operadores e sem coordenação institucional sólida.

O modelo de rodovias com agência reguladora é um bom exemplo. Todos sabem que as estradas paulistas estão entre as melhores do país. Por que não criar, então, uma estrutura de regulação para o transporte sobre trilhos? Teríamos uma estrutura dedicada para fiscalizar a qualidade operacional da malha ferroviária com vários operadores de sistema, no caso das PPPs.

Vamos aproveitar o que a crise mundial oferece: know-how, tecnologia e recursos ociosos, esperando bons projetos. Não adiantam puxadinhos improvisados. Vamos colocar São Paulo nos trilhos da mudança.

Guilherme Afif Domingos, 68, é Vice-Governador do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Itaquaquecetuba Está na Rota do Hidroanel Metropolitano!

Nesta segunda feira (24/09), o Professor Alexandre Delijaicov que é Coordenador do Grupo Metrópole Fluvial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) estará em Suzano para apresentar o Projeto do Hidroanel Metropolitano, um projeto que agora vai abranger a região do Alto Tietê, em especifico os municípios de Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes, que possuem posição estratégica!

O Hidroanel terá 170 quilômetros de extensão, e seu objetivo será o transporte de cargas (principalmente resíduos sólidos), passageiros e o fortalecimento do Turismo na região. Seu custo estimado será de R$ 3 bilhões de reais.


Vejam Matéria no Diário de Mogi!

domingo, 23 de setembro de 2012

Repúdio a Reportagem do Bom Dia São Paulo Sobre Itaquaquecetuba!

Por Marcello Barbosa

Todos sabemos das dificuldades que a nossa Itaquaquecetuba vive em seu cotidiano. Eu acho importante que essas dificiculdades, nossos problemas sociais sejam divulgados, por quê quando se divulga um problema, ele acaba ganhando destaque e o Poder Público é obrigado a agir.

Mas a reportagem no Bom Dia São Paulo veiculada no dia 20/09 foi um desrespeito com a população de Itaquaquecetuba! Foi um exemplo de mau Jornalismo!

O Jornalismo tem uma função muito importante para nossa Sociedade, a função de informar. A informação, junto com o conhecimento dá Poder a população e a matéria divulgada no Bom Dia São Paulo, serviu somente para ridicularizar nossa população e nossa Cidade!

Quando o Jornalista faz piada com o nome de nossa Cidade ele demonstra um preconceito com nossa história que remonta o Brasil Colônia! Itaquaquecetuba é uma palavra indígena de origem Tupi Guarani, não precisamos de um nome rebuscado para nossa Cidade ser melhor!

Quando ele mostra nossa Praça, ele age com descaso e desrespeito a nossa população! Se ele quisesse tratar do assunto com seriedade ele mostraria os problemas e nossa Praça mas sem deboche.

Ao falar do Rodeio que de fato é um tema polêmico, o repórter poderia expor os prós e os contras do evento, pelo contrário ele agiu de forma arrogante, editou a matéria com a intenção de apresentar uma imagem deturpada das pessoas que aqui residem e frequentam a Festa.

Todos nós sabemos dos problemas de nossa Cidade, do baixo índice de desenvolvimento humano, problemas com a segurança pública, problemas em diversas áreas. Apesar de termos sim avançado um pouco nos últimos anos graças ao desenvolvimento que o Brasil teve, ainda temos muitos problemas a serem resolvidos. Se a reportagem queria ajudar nossa Cidade deveria mostra nossos problemas sem deboche, com seriedade e dados, isso não aconteceu.

O pior é ver pessoas divulgando uma reportagem como esta denigrindo não Governos ou Instituições mas denigrindo os cidadãos de Itaquá! 

Enfim Repudio essa Reportagem que para mim foi um exemplo de mau jornalismo! Uma reportagem xenófoba!

Assim Eu Vejo a Vida...


Um pouco de poesia neste primeiro domingo de Primavera! Um pouco de Cora Coralina!

Assim eu vejo a vida

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Cora Coralina

sábado, 22 de setembro de 2012

Debate Entre Os Candidatos a Prefeito Realizado Pela RealTV Foi Um Sucesso!

Na noite de ontem (21/09) aconteceu o Debate entre os candidatos a Prefeitura de Itaquaquecetuba realizado pela RealTV!

Quero destacar nessa postagem a grandiosidade do Evento, em outra postagem comentarei minhas considerações sobre o desempenho dos candidatos!

Itaquaquecetuba é uma Cidade carente de mídia, nossos Veículos de Comunicação ainda estão em fase de se consolidar no Município, além disso não temos uma TV dentro da Cidade. o Canal mais regionalizado é a TV Diário de Mogi das Cruzes.

A RealTV inovou na realização deste Debate! Conseguiu criar um clima amistoso e propositivo entre os candidatos presentes! Sua audiência chegou a quase 12 mil Internautas conectados, fora as 300 pessoas presentes na Câmara Municipal! E aguardem o vídeo do Debate será publicado na Íntegra no Site da RealTV!

Foi um Evento que veio contribuir MUITO com o Processo Eleitoral, exemplo do que foi também a Reunião do CONSEG!

A RealTV e sua Equipe estão de parabéns! Evento organizado, festivo e propositivo!

Acessem o Site da RealTV e vejam em breve o vídeo do Debate!

Repercussão na Imprensa!





Vejam as entrevistas que a RealTV fez com os Candidatos a Prefeito antes do Debate!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Abertas Inscrições Para o Estágio 2013 da Editora Globo!

Galera, estão abertas as inscrições até o dia 12 de dezembro de 2012 para o Programa de Estágio 2013 da Editora Globo!

Vagas Para Estudantes dos Seguintes Cursos:
*Jornalismo
*Direito
*Economia
*Engenharia da Produção
*Design Gráfico
*Design Digital
*Design Multimeios
*Comunicação Visual
*Desenho Industrial
*Marketing
*Administração
*Ciências Contábeis
*Letras
*Publicidade e Propaganda
*Ciências da Computação
*Análise de Sistemas

Inicio do Estágio: Janeiro de 2013

Os Beneficios:
*Bolsa-auxílio
*Restaurante no local
*Vale transporte ou estacionamento
*Seguro de vida
*Férias remuneradas

As Etapas São:
*Inscrição pelo site
*Testes on-line (português e inglês) 
*Dinâmicas de grupo
*Testes presenciais
*Análise de cases
*Avaliação do texto (estudantes de jornalismo e produção editorial)
*Avaliação do portfólio online (estudantes de arte)
*Entrevista final

Para se inscrever acessem o Site da Editora Globo Aqui!

Acompanhem o Processo Pelas Redes Sociais: Facebook e Twitter

Definidos os Três Primeiros Cursos do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Itaquá!

Em Audiência Pública realizada ontem (19/09), foram definidos os três primeiros cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) que  será instalado em Itaquaquecetuba!

Os  três primeiros cursos serão de Edificações, Eletrotécnica e Mecatrônica ou Mecânica. Será decidido quando a obra se concluir se será Mecânica ou Mecâtronica o terceiro curso.

O local do IFSP será no Bairro da Estação a 500 metros da Estação de Trem, o custo da desapropriação do tereno foi de R$ 5,6 milhões. Ele fica na Rua 3 de Maio, possui 26 mil metros quadrados, a previsão é que o prédio fique pronto até 2014 e atenderá 1200 estudantes.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma obra do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba.

sábado, 15 de setembro de 2012

Nova Enquete do Blog!

Resultado da Enquete Censurada
Galera, hoje faltando 22 dias para o 1º Turno das Eleições, posto aqui o resultado da ultima Enquete e uma nova Enquete! Ressalto que ela não é estatística, não é cientifica e muito menos oficial! É uma enquete simples! Vote acima ao lado direito!

Em 09 de agosto de 2012 eu havia feito uma Enquete no Blog que fui obrigado a tirar do ar por causa de uma ação que o PTN fez contra meu Blog! Felizmente venci esta ação! Afinal eu sempre estive regular com as leis eleitorais!

Antes de ser processado havia sido ameaçado por um anônimo no Blog. E durante o processo recebi apoio até do Jornalista Paulo Henrique Amorim!

Vejam tudo sobre o Processo que o PTN moveu contra o meu Blog AQUI!

O Resultado da Enquete de agosto até ela ser censurada era esse:

1º - Adriana da Costa (PP) - 29 votos (38%)
2º - Rogério Tarento (PR) - 27 votos (36%)
3º - Dr. Mamoru Nakashima (PTN) - 07 Votos (09%)
4º - Luiz Garcia (PSOL) - 04 Votos (05%)
5º - Zé Reis (PDT) - 02 Votos (02%)
Votos Nulos - 06 Votos (08%)

Neste quadro vemos a candidata do PP tecnicamente empatada com o candidato do PR. Antes dessa Enquete eu havia feito outra Vejam Aqui!

O diferencial hoje é que o Vice na Chapa encabeçada pelo candidato Rogério Tarento (PR) é o médico Dr Edgar (PR). E existe uma candidatura do PT na cidade, ainda aguardando recurso contra a mesma do PT, porém esta candidatura não tem o apoio da Executiva Nacional do Partido e nem da militância da cidade...

Enfim, Itaquá está tendo uma eleição atípica...

De novo crio uma nova Enquete e volto a afirmar que ela não tem valor científico e estatístico, muito menos oficial! É meramente uma enquete de um Blog! Se o quadro não se alterar novamente ela permanecerá no Blog até o dia 07 de outubro!

Votem na Enquete ao lado direito do Blog, na parte de cima! Quem você acha que deve ser Prefeito (a) de nossa Cidade???


Ministério da Cultura Terá Orçamento de R$ 3 bilhões em 2013, Afirma Dilma ao Empossar Marta Suplicy



A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (13), na cerimônia de posse da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, que ela terá à disposição, em 2013, um orçamento de R$ 3 bilhões, valor 65% maior em relação ao orçamento de 2012. Dilma agradeceu a ex-ministra Ana de Hollanda pela dedicão à frente da pasta e afirmou que Marta Suplicy estará à altura de transformar a cultura em uma questão central de seu governo.

“A ministra Marta Suplicy vai receber um orçamento que em 2013 chega a R$ 3 bilhões, aos quais se somam outros R$ 2,2 bilhões que podem ser mobilizados pelas leis de incentivo. Trata-se de aumento de 65% em relação ao orçamento de 2012. Isso é um legado importante que a ministra Ana de Hollanda deixa para a Marta Suplicy (…) Certamente todos os militantes e gestores da área cultural querem mais. Não tenho dúvidas que a cultura brasileira merece mais, mas temos feitos no meu governo e no do presidente Lula muito do que é o desejo da nossa área cultural”, disse.

Dilma comemorou a aprovação pelo Congresso Nacional do Sistema Nacional de Cultura, relatado por Marta Suplicy no Senado. A presidenta elogiou ainda a experiência de Marta Suplicy e suas iniciativas no campo cultural quando foi prefeita de São Paulo.

“A ministra Marta tem, pela sua experiência, mas, sobretudo, pela sua força, pelo seus compromissos, os mais diversos, e pelo seu olhar não preconceituoso, pelo seu olhar capaz de acolher diferentes manifestações da civilização e da sociedade brasileira, tem condições plenas de levar à frente essa tarefa que é transformar cada vez mais a cultura num centro de articulação de todas as grandes políticas do nosso país”, disse.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Artigo: O Desafio da Construção das Políticas Públicas de Juventude

O Desafio da Construção das Políticas Públicas de Juventude

*Marcello Barbosa

Estamos a menos de 30 dias das eleições municipais, e nesses dois meses da Campanha Eleitoral, já pudemos ouvir e conhecer a Plataforma Eleitoral da grande maioria dos candidatos, principalmente a Prefeito. Mas algo está fora do lugar na ampla maioria das Cidades: é pouco debatida a temática das Políticas Públicas de Juventude (PPJ's), e quando ela é debatida, essa temática é confundida e resumida em apenas esporte e lazer, sem compreender todo o universo que abrangem as PPJ's.

Os Gestores Públicos que vão assumir em 1º de janeiro de 2013, devem ter clareza sobre a importância das Políticas Públicas de Juventude, para que possam implementá-las em suas cidades. Ter comprometimento com parcela da sociedade que hoje representa um terço de nossa população. Sendo também a parcela da população mais vulnerável socialmente.

As PPJ's devem ser entendidas como instrumentos de inclusão social da juventude, elas têm como desafios e objetivos: preparar o jovem para o mundo do trabalho; promover uma vida saudável; estimular a cidadania e a participação social; combater o analfabetismo e garantir o direito a Escola, ampliando o acesso ao ensino e a permanência em escolas de qualidade; promover os direitos humanos e as políticas afirmativas; democratizar o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e à tecnologia da informação.

O municípios devem seguir o exemplo do Governo Federal que desde 2005 compreende que a juventude é uma condição social e os jovens são encarados como sujeitos de direito, a partir desta concepção os Municípios começam a criar, fomentar e fortalecer ações que garantam oportunidades para a juventude, fortalecendo seus direitos. Os municípios começam a planejar e executar uma política pública para esta camada social, quebrando uma lógica secular de afirmar que a juventude é o futuro, pois isso está errado, a juventude representa o presente, representa o agora.

Além disso os próximos Gestores Municipais devem ter o entendimento do que é juventude sem os “óculos sociais”, isso significa, sem preconceitos. É hora de ouvir o que o jovem pensa, o que eles querem e a partir daí criarmos um novo referencial para a sociedade e de sociedade. Devemos então identificar o jovem como sujeito participativo do processo politico e social da Cidade, compreender o seu papel e sua importância no desenvolvimento municipal.

Temos que tratar deste tema como um assunto transversal, afinal a construção da política pública de juventude se passa por diferentes demandas sociais, educação, saúde, esportes, habitação, segurança, etc. Assim no momento que o Gestor pretende encarar de frente esta questão ele deve entender que a PPJ não deve se limitar apenas a um espaço da Prefeitura, mas a uma Política Afirmativa da Cidade articulada entre todas as Secretarias Municipais.

A Construção das PPJ's passa pelo mapeamento da Juventude Municipal, dos Projetos que a Prefeitura já desenvolve para esse público e a criação de um Plano Municipal de Juventude discutido e debatido com toda a sociedade. Com isso é necessário criar um órgão gestor (Coordenadoria ou Secretaria) que possa integrar as demandas, ações, planos, enfim efetivar a construção dessa política diretamente. Devemos entender que o debate de PPJ no Brasil é muito novo, se iniciou de fato em 2005, aliás se iniciou tarde. A importância do Município estar articulado neste tema é justamente para compensar o quanto antes todo esse tempo que foi perdido para juventude. A partir desta articulação feita, o Município consegue abrir portas para a parcerias com o Governo Federal e Estadual, Empresas e Entidades do Terceiro Setor. Cria-se a oportunidade de se articular ações municipais que vão possibilitar mais oportunidades para o jovem da Cidade, oportunidades que na prática é a efetivação dos direitos desta camada social e o fortalecimento da cidadania da mesma.

Os avanços que conquistamos a nível federal devem ser agora também implementados nos Municípios do Brasil, com a renovação dos Governos Municipais a partir de janeiro, se faz o melhor momento para as Cidades que ainda não iniciaram essa discussão e implantação de PPJ's, começarem a fazer isso a partir do primeiro dia de Governo delas.

Construir, fomentar e concretizar as Políticas Públicas de Juventude é um desafio que representa pensar no presente e no futuro da Cidade.


*Marcello Barbosa tem 23 anos, é Estudante de Jornalismo, Blogueiro, Membro da Direção Nacional da Juventude do PT e do CONSEG de Itaquaquecetuba. Foi Palestrante e Membro da Comissão Organizadora da I Conferência Regional de PPJ do Alto Tietê, Palestrante da Conferência Municipal de Juventude de Juquitiba, Diretor de PPJ da UBES, Tesoureiro Geral da UPES e Presidente da UMES-Itaquaquecetuba.

**Este artigo foi publicado no Jornal Comunicação Ativa de Itaquaquecetuba, no Portal do Diretório Estadual do PT de São Paulo, no Blog Nacional de Direitos Humanos da Juventude do PT, no Blog Nacional da JUventude do PT Sobre Eleições, no Portal do PT do ABC e no Portal do Alto Tietê.

Nota da Juventude do PT: Basta ao Extermínio da Juventude!

Em nota a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), através de sua Coordenação dos Direitos Humanos, repudia o Exterminio da Juventude!


Basta ao Extermínio da Juventude!
 
No dia 08 de setembro seis jovens moradores da Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram aproveitar o sábado de sol em uma das cachoeiras da região. Na tarde de 10 de setembro os corpos do grupo de amigos foram encontrados às margens da Rodovia Presidente Dutra apresentando sinais de tortura.

Na tarde do mesmo dia 08 de setembro no Distrito Federal, o adolescente Ronald Ferreira de Barros de 15 anos estava sendo enforcado por seus colegas de quarto no antigo CAJE (Centro de Atendimento Juvenil Especializado). Este homicídio é o terceiro em 20 dias no interior da instituição, e é parte de uma “política” promovida por parte dos internos que relataram a Delegacia da Criança e do Adolescente, que cometerão assassinatos semanais para pressionar as autoridades a aplicarem penas mais brandas aos infratores.

O que há em comum entre os dois casos é o fato de jovens, negros e moradores da periferia estarem sendo exterminados, seja pelo Sistema Socioeducativo que apenas este ano já registrou 11 homicídios em seis estados da federação, seja pela violência disseminada em nossa sociedade, mas que apresenta sua face mais perversa para esse grupo.

De acordo com o Mapa da Violência 2011, as chances de um jovem negro entre 15 e 25 anos ser assassinado é 127% maior do que a de um branco na mesma faixa etária. O mesmo estudo também indica um aumento de mais de 340% na mortalidade de jovens nas últimas três décadas. Os dados são alarmantes e não nos permitem mais o silêncio e inércia.

A Juventude do PT se solidariza com as famílias das vítimas, se posiciona em prol da apuração das circunstâncias das mortes, e da construção de uma política de proteção à vida dos nossos jovens que seja perpassada por uma perspectiva de promoção dos direitos humanos, de combate à criminalização da juventude, e que enxergue em todos os jovens e em todos os cidadãos e cidadãs brasileiras, em conflito com a lei ou não, independente da cor e da classe social, como sujeitos de direitos e protagonistas de um novo paradigma de desenvolvimento nacional, garantindo a estes o direito à vida plena, liberta da categoria de "necessidade" e prenhe de possibilidades.


                                            Direção Nacional da Juventude do PT
                                   Coordenação Nacional de Direitos Humanos da JPT

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SENAI tem 576 Vagas Gratuitas em Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Suzano!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Suzano, tem inscrições abertas para 576 vagas em cursos gratuitos nas áreas de alimentos, gestão e mecânica. Os cursos são para pessoas de baixa renda, as pré-inscrições são feitas pelo Site do SENAI Suzano ou diretamente na Secretaria da Escola, na Rua Ignácio Garcia, 321, no bairro Cidade Edson.

Essas vagas serão distribuidas pela região, são 160 vagas em Suzano, 192 vagas em Ferraz de Vasconcelos e 224 vagas em Itaquaquecetuba
 
Mais informações pelo telefone 4741-3503 e 4741-3514.

5ª Caminhada Em Defesa da Liberdade Religiosa

Vai rolar dia 16 de setembro na Orla de Copacabana no Rio de Janeiro as 11h a 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa com o Tema: "Caminhando a gente se entende. Eu tenho fé."

Como eu não poderei participar, faço minha parte divulgando-a.

Não importa sua religião, o que importa é você amar as pessoas!

Conheça o site clicando aqui!

Assistam a o video!


sábado, 8 de setembro de 2012

TIM Viola Direito do Consumidor e Provoca Transtorno Pessoal e Profissional!

Sou cliente TIM desde 2004 e hoje tive a surpresa absurda de descobrir que não tenho mais minha linha móvel! Isso mesmo! Desde as 18h00 estou sem sinal e descobri que uma outra pessoa está usando da minha Linha! A culpa não é deste Consumidor, a culpa é da Operadora de Telefônia TIM que cancelou meu chip sem aviso algum e repassou meu número para outro consumidor! ABSURDO!

Sou cliente da TIM desde 2004 com o número (11) 8322-1397, utilizei no passado o Plano TIM + 25 e hoje tinha o Plano Infinnity. Faço a média de R$ 50,00 ou mais de recargas mensais, faço 20 ligações por dia em média e envio mais de 200 sms por dia além de acessar a Internet no minimo 10 vezes ao dia, ou seja minha Linha sempre foi ativa.

Hoje as 18h00 a TIM cortou meu sinal... Um amigo me ligou falando que meu número estava com outra pessoa, com um rapaz de São Paulo! Liguei na TIM. Fiquei 50 minutos sendo atendido ouvindo uma musiquinha até a ligação cair! Liguei pela segunda vez e pela segunda vez expliquei meu caso, dessa vez fui bem atendido, mas meu caso não foi resolvido, terei que comparecer pessoalmente a uma Loja TIM para resolver isso.

Agora eu me pergunto:

Qual direito a TIM tem em cancelar meu chip e passar o número para uma outra pessoa sem minha prévia autorização? É justo a TIM retirar algo que comprei? Isso não é considerado roubo?

Quem vai se responsabilizar pelos créditos que eu tinha no meu celular? Quem vai se responsabilizar sobre meu número?

Como vai ser reparado os dias que eu ficar sem meu celular? Quem vai reparar o transtorno pessoal que estou tendo? Uso meu celular para trabalhar e a TIM acabou com meu meio rincipal de comunicação. O que ela vai fazer para me compensar?

Enfim, a TIM cometeu um abuso contra meus direitos como Consumidor! Restringiu minha comunicação! E me causou danos pessoais!

Vou amanhã a Loja da TIM mais próxima, não sei o que vão resolver, mas sei que esse fato foi um Crime contra o Direito do Consumidor! Um Abuso!

Por enquanto vocês me acham em meu Número OI (11) 969-357-899

Em breve postarei novidades, se meu problema se resolveu ou não! 

Comentem este post e compartilhem para que a TIM aprenda a respeitar seus cleintes!
Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...