sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sobre a Conferência das Cidades em Itaquaquecetuba

Neste sábado (25/05) vai rolar a “5ª Conferência Municipal das Cidades”, na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba e terá como tema  “Reforma Urbana Já”, que visa discutir propostas sobre o Planejamento Urbano. É uma iniciativa dos movimentos sociais da cidade em parceria com a Prefeitura Municipal.



Infelizmente não pude participar da organização desta Conferência por causa de agendas de trabalho, e infelizmente não poderei participar da Conferencia porque eu estarei fora da Cidade. 

Vale ressaltar que a Conferência aconteceria dia 18 de maio e foi adiada ás vésperas a pedido da Prefeitura para dia 25 e quase ela foi adiada de novo! Mas com a pressão do Movimento Popular o Governo recuou e manteve a data do dia 25!

Como não estarei presente vou relatar algumas coisas que são necessárias se debater em nossa Cidade e quem sabe alguma pessoa presente possa apresentar nas discussões, ou então fica registrado aqui o que penso:

1 - No momento em que a cidade fundiu a Secretaria de Habitação na Secretaria de Obras, retrocedendo anos de nossa fraca política habitacional e desmantelando um equipamento público, como serão encaminhadas as demandas habitacionais agora? Como organizar nossa regularização fundiária, defender os moradores que estão sendo vitimados pelas desapropriações do rodoanel e como cuidar das pessoas que vivem em áreas de risco com uma Secretaria que foi reduzida a simples departamento de outra?

2 - Quando de fato o Plano Diretor de nossa cidade vai sair do papel?

3 - Como pensar o desenvolvimento estratégico de nossa cidade na região do alto tietê? Como avaliar nossa característica principal, nossa vocação regional?

4 - Questionar junto a Prefeitura os prazos para o encaminhamento dos projetos habitacionais do Governo Federal e Estadual;

5 - Discutir a reurbanização de nosso centro, e também de diversos bairros que se desenvolveram e têm seus próprios centros comerciais, sem esquecer de planejar e urbanizar nossa periferia.

Vamos torcer para que os membros do Governo Municipal, secretários, vereadores e inclusive o próprio prefeito, estejam presentes para ouvir a população nesta Conferência e que ela seja levada a sério.

SERVIÇO:
5ª Conferência Municipal das Cidades em Itaquaquecetuba

Tema: “Reforma Urbana Já”
Data: 25 de maio de 2013
Hora: 9h00
Local: Câmara Municipal dos Vereadores - Rua José Barbosa de Araújo, nº 267, Vila Virginia - Itaquaquecetuba.

2 comentários:

  1. As questões apontadas estão em plena vigência quanto aos apontamentos, entretendo a citada: (2 - Quando de fato o Plano Diretor de nossa cidade vai sair do papel?), está um pouco equivocado, pois, o plano direto de Itaqua esta em vigência, e encerra em 2015, começou a vigorar em 2006 através da lei 131/06, o que podemos fazer a este respeito é sugerir mudanças e novas leis complementares para melhoria do mesmo e inicio da discussão do novo plano direto 2015/2024.
    Reforma Urbana Já, Itaqua precisa.

    ResponderExcluir
  2. Se nosso Plano Diretor estivesse funcionando, a cidade não estaria este caos.

    ResponderExcluir

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...