sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sobre a Conferência das Cidades em Itaquaquecetuba

Neste sábado (25/05) vai rolar a “5ª Conferência Municipal das Cidades”, na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba e terá como tema  “Reforma Urbana Já”, que visa discutir propostas sobre o Planejamento Urbano. É uma iniciativa dos movimentos sociais da cidade em parceria com a Prefeitura Municipal.



Infelizmente não pude participar da organização desta Conferência por causa de agendas de trabalho, e infelizmente não poderei participar da Conferencia porque eu estarei fora da Cidade. 

Vale ressaltar que a Conferência aconteceria dia 18 de maio e foi adiada ás vésperas a pedido da Prefeitura para dia 25 e quase ela foi adiada de novo! Mas com a pressão do Movimento Popular o Governo recuou e manteve a data do dia 25!

Como não estarei presente vou relatar algumas coisas que são necessárias se debater em nossa Cidade e quem sabe alguma pessoa presente possa apresentar nas discussões, ou então fica registrado aqui o que penso:

1 - No momento em que a cidade fundiu a Secretaria de Habitação na Secretaria de Obras, retrocedendo anos de nossa fraca política habitacional e desmantelando um equipamento público, como serão encaminhadas as demandas habitacionais agora? Como organizar nossa regularização fundiária, defender os moradores que estão sendo vitimados pelas desapropriações do rodoanel e como cuidar das pessoas que vivem em áreas de risco com uma Secretaria que foi reduzida a simples departamento de outra?

2 - Quando de fato o Plano Diretor de nossa cidade vai sair do papel?

3 - Como pensar o desenvolvimento estratégico de nossa cidade na região do alto tietê? Como avaliar nossa característica principal, nossa vocação regional?

4 - Questionar junto a Prefeitura os prazos para o encaminhamento dos projetos habitacionais do Governo Federal e Estadual;

5 - Discutir a reurbanização de nosso centro, e também de diversos bairros que se desenvolveram e têm seus próprios centros comerciais, sem esquecer de planejar e urbanizar nossa periferia.

Vamos torcer para que os membros do Governo Municipal, secretários, vereadores e inclusive o próprio prefeito, estejam presentes para ouvir a população nesta Conferência e que ela seja levada a sério.

SERVIÇO:
5ª Conferência Municipal das Cidades em Itaquaquecetuba

Tema: “Reforma Urbana Já”
Data: 25 de maio de 2013
Hora: 9h00
Local: Câmara Municipal dos Vereadores - Rua José Barbosa de Araújo, nº 267, Vila Virginia - Itaquaquecetuba.

2 comentários:

  1. As questões apontadas estão em plena vigência quanto aos apontamentos, entretendo a citada: (2 - Quando de fato o Plano Diretor de nossa cidade vai sair do papel?), está um pouco equivocado, pois, o plano direto de Itaqua esta em vigência, e encerra em 2015, começou a vigorar em 2006 através da lei 131/06, o que podemos fazer a este respeito é sugerir mudanças e novas leis complementares para melhoria do mesmo e inicio da discussão do novo plano direto 2015/2024.
    Reforma Urbana Já, Itaqua precisa.

    ResponderExcluir
  2. Se nosso Plano Diretor estivesse funcionando, a cidade não estaria este caos.

    ResponderExcluir

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...