terça-feira, 9 de julho de 2013

Itaquaquecetuba teve importante participação na Revolução Constitucionalista de 1932

Foto: Mayara de Paula
Reproduzo na íntegra a matéria do Jornal Diário do Alto Tietê que fala sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e a partcipação de Itaquaquecetuba neste momento histórico.

Deixando de lado o debate ideológico, isso é mais uma prova da importância histórica de nossa cidade!

Movimento deixou marcas no Alto Tietê

As cidades do Alto Tietê também participaram da Revolução Constitucionalista de 1932, seja cedendo combatentes ou dando apoio e abrigo às tropas.

"Na década de 1930, Jamil Andere estabeleceu o que depois viria a se tornar a Padaria e Confeitaria Francesa, em Ferraz de Vasconcelos. De acordo com seu filho, Andere cedeu o espaço da sobreloja do armazém como alojamento de Voluntários da Revolução Paulista, que se dirigiam ao fronte de batalha no Vale do Paraíba", comenta o educador Suami Paula de Azevedo.

Já o historiador Elton Silva Santana revela que uma construção da época, localizada no bairro de Aracaré e conhecida como "Castelinho", teria sido utilizada pelas tropas paulistas. "Há indícios de que o ´Castelinho´ foi construído como frente de resistência, ou adaptado para tal função. Isso porque a construção é uma torre de tijolos, construída em um morro e que possui um túnel que vai até a linha do trem". 


Segundo Santana, que é Diretor de Patrimônio Histórico de Itaquaquecetuba, a prefeiura pretende tombar o imóvel (hoje ocupado por famílias), caso se comprove a relevância histórica da torre. (L.N.)

Um comentário:

  1. Então será que é por isso que temos uma rua chamada MMDC.(Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Os jovens que lutaram e morreram na Revolução Constitucionalista de 1932? Sempre pensei o porque de rua em Itaquá com esse nome. gostei muito dessa informação.

    ResponderExcluir

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...