quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CAPSI Acompanha Sessão Extraordinária da Câmara dos Vereadores de Itaquá

A Comissão de Acompanhamento Político e Social de Itaquaquecetuba (CAPSI) acompanhou a Sessão Extraordinária da Câmara dos Vereadores nesta quarta feira (30/01).

Saiba o que aconteceu nesta Sessão, o que foi apresentado, discutido e aprovado.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Conheça os Vereadores Membros das Comissões da Câmara Municipal

Na manhã de hoje (30/01) houve duas sessões extraordinárias na Câmara dos Vereadores de Itaquaquecetuba. A pauta foi a apresentação dos membros das Comissões Permanentes Legislativas de 2013. Além disso foram aprovadas criação de 81 novas salas de aula abrangendo Ensino Infantil, Fundamental e atendimento educacional especializado. Além disso foi aprovado que a Escola Municipal Alfredo Gonçalves se torna Escola de período integral e a criação de uma nova creche. Também foi extinta a Escola Descentralizada UED I. Outra votação foi referente a aprovação de uma doação de materiais de construção para a Prefeitura.

Conheça as Comissões Permanentes Legislativas de 2013 e Seus Membros:

Comissão de Constituição e Justiça
Presidente: Edson Moura (PT)***
Membro: Wilson Pirata (PTN)
Membro: Cidinha Assistente Social (PR)

Comissão de Finanças e Orçamento
Presidente: Firmino Firmeza (PRP)
Membro: Mário Charutinho (PR)
Membro: Rolgaciano Fernandes (PSDC)

Comissão de Administração, Obras e Serviços Públicos
Presidente: Dr. Roque (PR)
Membro: Carlinhos da Minercal (PT)
Membro: Prof°  Gilberto Tico (PHS)

Comissão de Transportes Públicos
Presidente: Mário Charutinho (PR)
Membro: Wilson Pirata (PTN)
Membro: Arnô Cabeleireiro (PR)

Comissão de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente
Presidente: Carlinhos da Minercal (PT)
Membro: Celso Reis (PSDB)
Membro: Tonho da Quadra (PHS)

Comissão de Economia
Presidente: Celso Reis (PSDB)
Membro: Roberto Letrista (PSDB)
Membro: Silvani de Paula (PR)

Comissão de Educação
Presidente: Prof° Gilberto Tico (PHS)
Membro: Donizetti da Fisioterapia (PTB)
Membro: Val do Mercado (PSDC)

Comissão de Saúde
Presidente: Donizettii da Fisioterapia (PTB)
Membro: Cidinha Assistente Social (PR)
Membro: Adriana do Hospital (PR)

***Durante a Sessão foi apresentado como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça o Vereador Wilson Pirata (PTN), porém em rediscussão em reunião com os demais Vereadores foi conduzido o Vereador Edson Moura (PT) a Presidência da Comissão.

Conheça o Secretariado do Governo Mamoru Nakashima (PTN)

Conheça a Mesa Diretora da Câmara Municipal

Conheça a CAPSI!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vergonha! Em Pleno Século XXI o Trabalho Escravo Ainda Existe no Brasil!


Lista suja do trabalho escravo tem 409 empregadores

Matéria da Agência Brasil

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembrado hoje (28), 409 empregadores estão na lista suja do trabalho escravo, elaborada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Instituto Ethos, a Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil e o Ministério do Trabalho. A lista reúne empresas ou contratantes (pessoa física) que mantêm trabalhadores em condições análogas às de escravidão.
Calcula-se que os citados no cadastro empregam 9,1 mil trabalhadores, em setores majoritariamente agropecuários – como na criação e no abate de animais, no plantio e no cultivo de espécies vegetais, segundo apurou a Agência Brasil. Ainda há empresas de extração mineral, comércio e construção civil.
A lista suja do Trabalho Escravo está disponível na íntegra na internet, e pode ser consultada por qualquer pessoa por meio do nome da propriedade, do ramo de atividade, do nome do empregador (pessoa jurídica ou física), dos cadastros de Pessoa Física (CPF) ou de Pessoa Jurídica (CNPJ), do município ou do estado. A lista foi criada em 2004 por meio de resolução do Ministério do Trabalho.
O infrator (pessoa física ou empresa) é incluído na lista após decisão administrativa sobre o auto de infração lavrado pela fiscalização. Os dados são atualizados pelo setor de Inspeção do Trabalho do ministério. Quando entra na lista, o infrator é impedido de ter acesso a crédito em instituições financeiras públicas, como os bancos do Brasil, do Nordeste, da Amazônia, e aos fundos constitucionais de financiamento. O registro na lista suja só é retirado quando, depois de um período de dois anos de monitoramento, não houver reincidência e forem quitadas todas as multas da infração e os débitos trabalhistas e previdenciários.
Na última sexta-feira (25), foi publicado no Diário Oficial da União o resultado das auditorias fiscais do trabalho em 2012. De janeiro a dezembro do ano passado, foram cerca de 757,4 mil ações. Do total, 241 foram para combater o trabalho escravo.
Durante esta semana, serão promovidos diversos eventos em várias cidades do país para debater a questão. O ministro do Trabalho, Brizola Neto, se reuniu hoje com membros da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), em Belo Horizonte, para discutir os desafios e os avanços do tema - como o trâmite no Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Trabalho Escravo, que prevê a expropriação de terras urbanas e rurais onde for comprovado o uso desse tipo de trabalho. A PEC já foi aprovada pela Câmara e precisa passar pelo Senado, o que está previsto para ocorrer ainda este ano.
Na próxima quinta-feira (31), estão previstos debates com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, em São Paulo, quando será levado ao prefeito da cidade, Fernando Haddad, a necessidade de avanços da Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo, firmada em agosto de 2012, ainda quando o petista era candidato à prefeitura da capital paulista.
É considerado trabalho escravo reduzir uma pessoa à essa situação, submetendo-a a trabalhos forçados, jornada exaustiva, condições degradantes, restringir sua locomoção em razão de dívida com o empregador ou por meio do cerceamento de meios de transporte, manter vigilância ostensiva no local de trabalho e reter documentos ou objetos do trabalhador com o intuito de mantê-lo no local.
Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é preciso dar crédito à Agência Brasil

domingo, 27 de janeiro de 2013

Programa Salada Mista de Volta! 02/02/2013 Das 13h as 15h!

Galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Depois de um breve recesso, o Programa Salada Mista da @RádioMaisOnLine estará de volta no próximo sábado!

A novidade é sua mudança de horário! A partir do dia 02/02 o Programa será das 13h as 15h! Além disso ele será repaginado com novas atrações e muitas surpresas pela frente!

Então fiquem ligad@s!

O quê? Programa Salada Mista
Quando? Dia 02 de fevereiro de 2013 (sábadão)
Que horas? Das 13h00 as 15h00
Com quem? Marcello Barbosa

Participe do Evento no Facebook!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como Se faz Política?



Como se faz Política? Se faz Política com a Cabeça!

Se fazemos Política com o Coração, ela fica romântica demais, sentimental demais, muito fragilizada, regada em sorrisos demais ou lágrimas demais... O Coração deixamos para Amar!

Se fazemos Política com o Fígado, ela fica rancorosa, feia, cheia de picuinhas... O Fígado deixamos para a bebida e quem não bebe deixa ele quieto em seu organismo!

Mas a Cabeça... Com a Cabeça a Política dá certo! Pensamos com calma, refletimos, planejamos, lutamos para não errar e a possibilidade das coisas darem certo é bem maior!

Política é isso! Pensar, Planejar e Executar o bem para todo o Coletivo!

Reflito cotidianamente sobre isso, a partir do momento que deixamos nossa mente livre de sentimentos pessoais e personalistas podemos chegar muito mais longe a favor de nosso Brasil!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CAPSI é Destaque no Jornal Alto Tietê Noticias!

Clique para ampliar
A CAPSI (Comissão de Acompanhamento Político e Social de Itaquaquecetuba) foi destaque deste sábado no Jornal Alto Tietê Noticias!

Desde sua fundação ela vem ganhando visibilidade dos moradores de Itaquá, políticos e imprensa.

De acordo com a matéria a CAPSI quer dialogar com o Poder Público Municipal com o objetivo de conseguir melhorias para Itaquaquecetuba.


Para acessar o conteúdo do Jornal Alto Tietê Noticias, clique no Link abaixo e busque a Edição 1143 de 19/01 e vá para a Página 10.


Conheça a CAPSI!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Participe de Nossa Festa! Ressaca de Carnaval do Rotary Club! Dia 16/02!

Dia 16 de fevereiro você é meu convidado (a) para a Ressaca de Carnaval do Rotary Club de Itaquaquecetuba (Rotaryclub Itaquaquecetuba)! Além de vc se divertir muito, você estará ajudando a Casa da Criança de Itaquá!






Lula Vai ao Ponto: O Ponto é a Rua!!!



LULA VAI AO PONTO: O PONTO É A RUA

O ex-presidente  Lula  está volta.  Na primeira semana de atividade  depois das férias, mostrou que  o espaço vazio na política brasileira, ocupado nos últimos meses pelo conservadorismo, agora tem agenda e contrafogo de peso. Na 4ª feira, Lula reuniu-se com o prefeito de São Paulo e secretários municipais. E foi ao ponto: a gestão Haddad deve ser marcada pela participação popular. Cravou: a prefeitura deve  organizar  grandes  conferências da cidadania para a população discutir as suas urgências e se organizar em torno delas. 

Na próxima segunda-feira, Lula encontra membros do governo federal , autoridades de oito países latinoamericanos  e intelectuais  para debater a integração regional -- um dos eixos de atuação do Instituto  que leva o seu nome. O tema do encontro rebate na discussão do passo seguinte da agenda do desenvolvimento  em meio à desordem neoliberal: "Caminhos progressistas para o  desenvolvimento". 

Estarão presentes entre outros, Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia,Luciano Coutinho, Ricardo Carneiro, Antônio Prado, Aldo Ferrer,  Fander Falconi, Marilena Chauí e Alberto Couriel . Ainda em  janeiro ele vai a Brasília para discutir a aceleração dos investimentos públicos com a Presidenta Dilma e integrantes do primeiro escalão. No fim do mês, desembarca em Cuba para uma conferência. A partir de fevereiro, Lula inicia caravanas pelo país.

Leiam também:


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Participe da Reunião do Conselho de Acompanhamento do Plano Diretor de Itaquá

Você sabe o que é o Plano Diretor de uma Cidade?

[Plano diretor é o] Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. (ABNT, 1991)

Participe da primeira reunião do ano do Conselho de Acompanhamento do Plano Diretor de Itaquaquecetuba!!!

Data: 05/02/2013
Horário: 14h00
Local: Secretaria Municipal de Educação na Rua João Vagnotti, 40, centro, Itaquaquecetuba.



Conheça a CAPSI!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Carnaval é Cancelado em Itaquá! Mas Nova Gestão Pretende Iniciar Desde Já os Preparativos Para 2014!

Desfile da Escola de Samba Unidos do Monte Belo em 2008
Em nota enviada a Imprensa, a Prefeitura de Itaquaquecetuba confirma o cancelamento do Carnaval 2013. O motivo deste cancelamento é justamente a falta de dinheiro em caixa na Prefeitura que está engessando a nova administração. Porém a partir deste mês a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo já começa a discutir em conjunto com as Escolas de Samba toda a preparação para o carnaval 2014, além de garantir todo o suporte técnico e de capacitação para as entidades carnavalescas.

Nota da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba Sobre o Cancelamento do Carnaval

A exemplo de outras cidades, Itaquaquecetuba cancela o carnaval de 2013

Itaquaquecetuba não realizará o Carnaval de rua em 2013. O evento tradicional na cidade não aconteceu nos últimos dois anos e, apesar das intenções da atual administração em reavivar essa manifestação cultural e de turismo, as questões de tempo e financeiras do município não permitem qualquer tipo de atividade que onere os cofres públicos, já que é prioridade o pagamento de salários atrasados e refinanciamento de dívidas que impedem a execução e a participação em novos projetos em âmbito estadual e federal.

Contudo uma das iniciativas da  nova gestão e da Secretaria de Cultura e Turismo é promover encontros mensais com as agremiações com vistas a planejar antecipadamente as festividades carnavalescas para 2014, na qual os técnicos da secretaria ajudarão na parte jurídica e de capacitação das escolas de samba. A primeira reunião de trabalho deve acontecer ainda nessa semana.

Veja também:

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Inicia 2013 Bombando!



O Suicídio Mais Bizarro do Mundo...


Está  história é contada em vários lugares do mundo e eu acho ela super intrigante... Leia e comente!

No jantar anual da Associação Americana de Ciências Forenses, o Presidente Don Harper Mills contou aos presentes a história do suicídio mais bizarro do mundo.

Em 23 de março um médico examinou e concluiu que Ronald Opus morreu com um tiro de espingarda na cabeça. Mas começando as investigações, foi descoberto que Ronald tinha saltado do 10º andar de um prédio com a intenção de se suicidar  inclusive deixou um bilhete confirmando o suicídio. Acontece que ao passar pelo 9º andar caindo ele levou um tiro de espingarda que veio da janela matando ele instantaneamente. Mais interessante ainda é que nem o suicida nem o atirador sabiam que no 8º andar estava com uma rede de proteção para alguns limpadores que estavam limpando janelas naquele prédio, logo Ronald não iria conseguir se matar pulando da janela.

A conclusão do médico no final é que Ronald então foi assassinado, já que não iria morrer por suicídio.

Agora chegamos ao 9º andar, de onde veio o tiro da espingarda. Lá morava um homem idoso e sua esposa. Eles viviam brigando e o homem ameaçava sua esposa com a espingarda. Naquele dia ele estava tão irritado que chegou a puxar o gatilho da arma, e por desorientação não acertou sua esposa, acertou a janela e naquele exato momento matou Ronald Opus. O idoso não acertou sua esposa, mas por matar outra pessoa logo é considerado culpado por assassinato.

O idoso jura que sua arma nunca estava carrega, ele era apenas um homem velho que ameaçava sua esposa com uma arma velha e descarregada, nunca teve intenção de matá-la. No final tudo foi considerado um grande acidente. E ficou um mistério como aquela arma tinha sido carregada.

A polícia se aprofundou nas investigações, e uma testemunha anônima confessou que viu o filho do idoso carregando a espingarda semanas antes do acidente. Logo descobriram que a idosa tinha cortado um apoio financeiro que ela dava ao filho, e esse irritado, sabia que seu pai usava a arma sempre pra ameaçar ela, foi lá e carregou a arma. O que tornaria ele o assassino desse caso todo.

A conclusão final é que o filho da idosa entrou em grande depressão, fracassado, sem dinheiro e decepcionado com sua falha tentativa de matar a mãe, decidiu cometer suicídio. Em 23 de março ele pulou do 10º andar de um edifício, mas acabou morto por um tiro de espingarda quando passou pelo 9º andar...

O nome do filho: Ronald Opus.

CAPSI Participou do Programa Web News da RealTV!

A RealTV fez uma excelente reportagem sobre a CAPSI (Comissão de Acompanhamento Político e Social de Itaquaquecetuba).

Conheça esse grupo que quer mudar Itaquá!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Calendário de Reuniões do CONSEG - Itaquaquecetuba 2013

O CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de Itaquaquecetuba teve sua primeira reunião de Diretoria neste sábado (12/01) para pensar sobre sua atuação em 2013. Segue o Comunicado do CONSEG sobre suas reuniões e seu calendário de 2013!

COMUNICADO DO CONSEG ITAQUAQUECETUBA

O Conselho Comunitário de Segurança de Itaquaquecetuba - SP comunica a todos que a partir de janeiro de 2013, as reuniões serão realizadas sempre na PENÚLTIMA QUINTA FEIRA do mês, as 19h00 no Auditório da ACIDI - Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba, na Rua Carlos Barbosa da Silva, 51 Centro - Itaquaquecetuba - SP.


Calendário de reuniões em 2013

24 de janeiro de 2013
21 de fevereiro de 2013
21 de março de 2013
18 de abril de 2013
23 de maio de 2013
20 de junho de 2013
18 de julho de 2013
22 de agosto de 2013
19 de setembro de 2013
24 de outubro de 2013
21 de novembro de 2013
19 de dezembro de 2013


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Venha Para a Família Rotária!!!

Imagem extraída da Fan Page do Distrito 4430 do Rotary Club International

Venha Para a Família Rotária!!!


O que é preciso para transformar o mundo? Os mais de 1,2 milhão de rotarianos acreditam que é preciso Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Nos cerca de 34.000 Rotary Clubs no mundo inteiro, você encontrará rotarianos prestando serviços voluntários local e internacionalmente, promovendo educação e treinamento profissional, fornecendo água potável, combatendo a fome, trabalhando para melhorar a saúde e o saneamento, e lutando para erradicar a pólio. (Portal do Rotary Club International)

O Rotary Club é um clube de serviços comunitários organizado mundialmente. Onde tem gente necessitando de ajuda com certeza existe um Rotariano prestando serviço lá! Ele possui alguns projetos voltados para a juventude que são: O Rota Kids para crianças de 04 a 12 anos, o Interact para jovens de 12 a 18 anos e o Rotaract para jovens de 18 a 30 anos.

Conheça um pouco mais essa grande família espalhada pelo Planeta!

Rotary Club no Blog!

Rotary Club de Itaquaquecetuba

Rotary Club Distrito 4430

Rotary Club International

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Inscrições Para o Concurso "Filma Brasil" São Prorrogadas Até 15/01!


Filma Brasil seleciona roteiros até dia 15 de janeiro (Imagem: Divulgação)


Foram prorrogadas até a próxima terça-feira (15) as inscrições do concurso de roteiros Filma Brasil. A iniciativa busca escolher o melhor roteiro de curta metragem e média metragem, premiando-os com o financiamento  para essas produções. Filma Brasil ainda incentiva a democratização do acesso à cultura e revela jovens talentos. Este ano o tema proposto pelo concurso é "Ser sustentável é...". 
A nova edição foi aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e apoio de instituições privadas e públicas. A Coordenadoria de Juventude do estado de São Paulo participa do evento dando apoio institucional. 
Este ano serão R$ 135 mil em prêmios, sendo R$ 50 mil para o 1º lugar na categoria Curta de Metragem e R$ 85 mil para o 1º lugar Média Metragem. E os filmes produzidos terão exibição garantida no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Canal Futura e Canal Rural.
Para concorrer é muito simples. Não é preciso ter experiência ou portifólio, sendo pessoa física ou jurídica. Basta respeitar o tema e concordar com todo o regulamento. Os roteiros recebidos passarão por uma triagem e depois são votados online pelo público.As notas serão somadas às avaliações de uma banca de jurados do universo audiovisual. O voto do público tem peso 1 e os especialista têm peso 9. As inscrições podem ser feitas no site do Filma Brasil.
O concurso de roteiros online Filma Brasil teve sua primeira edição em 2009,  trazendo uma dinâmica moderna, totalmente realizada pela Internet. Distribuiu prêmios de R$ 110 mil para execução e finalização dos textos vencedores.

Fonte: Portal da Juventude SP

Artigo de Emir Sader: "10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil"


10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil

*Por Emir Sader

Em primeiro de janeiro de 2013, se cumprem 10 anos desde a posse do governo Lula, que teve continuidade na sua reeleição em 2006 e na eleição da Dilma em 2010. Dessa maneira se completa uma década de governos que buscam superar os modelos centrados no mercado, no Estado mínimo nas relações externas prioritariamente voltadas para os Estados Unidos e os países do centro do sistema.

São governos que, para superar a pesada herança econômica, social e política recebida, priorizam, ao contrário, um modelo de desenvolvimento intrinsecamente articulado com políticas sociais redistributivas, colocando a ênfase nos direitos sociais e não nos mecanismos de mercado. Buscam o resgate do Estado como indutor do crescimento econômico e garantia dos direitos sociais de todos. Colocam em prática políticas externas que dirigem seu centro para os processos de integração regional e os intercâmbios Sul-Sul e não para Tratados de Livres Comércio com os EUA.

Os resultados são evidentes. O Brasil, marcado por ser o país mais desigual do continente mais desigual do mundo, vive, pela primeira vez com a intensidade e extensão atuais, profundos processos de combate à pobreza, à miséria e à desigualdade, que já lograram transformar de maneira significativa a estrutura social do país, promovendo formas maciças de ascensão econômica e social, com acesso a direitos fundamentais, de dezenas de milhões de brasileiros.

Dotando o Estado brasileiro de capacidade de ação, estamos podendo reagir aos efeitos recessivos da mais forte crise econômica internacional das ultimas oito décadas, mantendo – mesmo se diminuído – o crescimento da economia e estendendo, mesmo em situações econômicas adversas, as políticas sociais redistributivas.

Por outro lado, políticas externas soberanas projetaram o Brasil como uma das lideranças emergentes em um mundo em crise de hegemonia, com iniciativas coletivas e solidárias, com propostas que apontam para um mundo multipolar, centrado em resoluções políticas pacíficas dos focos de conflitos e em formas de cooperação solidária para o desenvolvimento das regiões mais atrasadas.

No entanto, esses governos recebem uma pesada herança de um passado recente de enormes retrocessos de todo tipo. O Brasil – assim como a América Latina – passou pela crise da dívida, que encerrou o mais longo ciclo de crescimento econômico da nossa história, iniciado nos anos 1930 com a reação à crise de 1929. Sofreu os efeitos da ditadura militar, de mais de duas décadas, que quebrou a capacidade de resistência do movimento popular, preparando as condições para o outro fenômeno regressivo. Os governos neoliberais, de mais de uma década – de Collor a FHC – completaram esse processo regressivo do ponto de vista econômico, social e ideológico.

Assim, Lula não retoma o processo de desenvolvimento econômico e social onde ele havia sido estancado, mas recebe uma herança que inclui não apenas uma profunda e prolongada recessão, mas um Estado desarticulado, uma economia penetrada pelo capital estrangeiro, um mercado interno escancarado para o mercado internacional, uma sociedade fragmentada, com a maior parte dos trabalhadores sem contrato de trabalho. 

O segredo do sucesso do governo Lula, seguido pelo de Dilma, está na ruptura em três aspectos essenciais do modelo neoliberal:

- a prioridade das políticas sociais e não do ajuste fiscal, mantido em funções dessas políticas

- a prioridade dos processos de integração regional e das alianças Sul-Sul e não de Tratado de Livre Comércio com os EUA

- a retomada do papel do Estado como indutor do crescimento econômico e garantia dos direitos sociais, deslocando a centralidade do mercado pregada e praticada pelo neoliberalismo.

Essas características constituem o eixo do modelo posneoliberal – comum a todos os governos progressistas latino-americanos -, que faz do continente um caso particular de única região do mundo que apresenta um conjunto de governos que pretendem superar o neoliberalismo e que desenvolvem projetos de integração regional autônomos em relação aos EUA.

Foi uma década essencial no Brasil, não apenas pelas transformações essenciais que o país sofreu, mas também porque ela reverteu tendências históricas, especialmente à desigualdade, que tinham feito do Brasil o país mais desigual do continente mais desigual do mundo.

A década merece uma reflexão profunda e sistemática, que parta da herança recebida, analise os avanços realizados e projete as perspectivas, os problemas e o futuro do Brasil nesta década. Um livro com textos de 21 dos melhores pensadores da esquerda, que está sendo organizado por mim, deve ser lançado num seminário geral por volta de abril e, a partir desse momento, fazer várias dezenas de lançamentos e debates por todo o ano. 

O projeto pretende promover discussões estratégicas sobre o Brasil, elevando a reflexão sobre os problemas que enfrentamos e projetando o futuro da construção de uma alternativa ao neoliberalismo.

*Emir Sader é sociólogo e cientista político. (Blog do Emir)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Participe da CAPSI! A Entidade Que vai Defender Seus Direitos!

Como relatei aqui no Blog, um grupo de moradores de Itaquaquecetuba está articulando uma Entidade que se propõe a acompanhar as ações do Poder Público Municipal (Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Poder Judiciário, etc...).

Esta entidade é denominada CAPSI (Comissão de Acompanhamento Politico e Social de Itaquaquecetuba) e terá sua primeira reunião do ano neste sábado (12/01/2013).

Se você quer mudar nossa Cidade, conhecer pessoas legais que querem o bem de Itaquá, venha participar! Nossa Reunião é aberta!

O Quê? 1ª Reunião da CAPSI em 2013
Quando? Sábado dia 12/01/2013 as 15h00
Onde? Liceu Brasil - Escola de Profissões na Rua da LIberdade, 45 - Centro - Itaquaquecetuba - SP. (Na ladeira de Itaquá, próximo a Itaquá passes)


Se Inscreva nos Cursos e Oficinas da Secretaria de Cultura e Turismo de Itaquá!


Em release divulgado a Imprensa, a nova gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Itaquá detalha seus planos para este novo período! Veja!

Secretaria de Cultura e Turismo abre inscrições para Cursos e Oficinas!



Uma das primeiras ações de impacto direto, além da reestruturação funcional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaquaquecetuba, é a abertura das inscrições para cursos e oficinas culturais disponíveis em 2013. A principal função das inscrições é verificar a real demanda por diversos cursos e assim contratar os profissionais que atuarão diretamente com os alunos da Secretaria, optando por perfis técnicos em cada área específica, outra novidade no modelo de gestão que se inicia é o do acompanhamento pedagógico que pretende melhorar a atuação entre aluno e instrutor, além de capacitá-los para um melhor desempenho.

A oferta de cursos obedece a uma demanda reprimida que contemplará Balé, Capoeira, Grafite, Modelo e Manequim, Desenho e Pintura, Cartoon e Mangá, Expressão Corporal, Linha de Frente, Dança Contemporânea, Teatro, Iniciação Musical, Cordas, DJ e VJ, Banda Marcial, Canto e Coral, Percussão, RAP e HIP HOP, Oficinas de Silk Screen, Pintura em Tecido, Reciclagem e Artesanato, Unhas Decorativas, Audiovisual e Fotografia, Circo e Malabares entre outros, “contudo estamos abertos a sugestões e, na medida do interesse da população, novas turmas e módulos serão criados” declara Marcus Vinicius Lima, titular da pasta. 

Outra Novidade é a Criação do PDC, (Plano de Desenvolvimento Cultural) que vai atender a necessidade das comunidades nos bairros, levando ações culturais, oficinas e cursos, descentralizando o acesso aos bens e produções culturais da cidade. 

As inscrições ocorrem a partir do dia 7 de Janeiro até 8 de Fevereiro, onde serão apresentadas as turmas criadas e definidos os locais de atuação. 

Serviço:
Inscrições: de 07/01 a 08/02
Local: Sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Horário: 8h00 as 17h00
Estrada de Santa Isabel, 761 – Vila Gepina – Informações:  (11) 4754-2111 e 4642 4043.

De Volta à Ativa!

O Falcão Peregrino - Ave Mais Veloz do Planeta
"Tamo aí na atividade!"
Charlie Brown


De novembro para cá dei uma parada nas ações políticas e sociais para cuidar da minha saúde, de assuntos profissionais e principalmente para ter tempo de me planejar para 2013!

Voltei a atividade neste dia 04 de janeiro com grandes perspectivas para 2013 e com uma agenda lotada com atividades já marcadas e atividades programadas.

Começo o ano com grandes desafios, mas acima de tudo com grandes oportunidades para um grande trabalho a favor de minha Cidade. Isso significa que terei muita luta pela frente! Logo no meu primeiro dia de ação, visitei a nova Câmara Municipal e em seguida acompanhei o anuncio do novo Secretariado da Prefeitura, passei a tarde em uma reunião e a noite participei da primeira reunião do Diretório Municipal do PT de Itaquaquecetuba. No sabadão fui cedo conhecer a ocupação popular de uma área na estrada do corredor e a tarde fui a reunião da CAPSI (Comissão de Acompanhamento Político e Social de Itaquaquecetuba) e terminei o dia na primeira reunião do ano do Rotaract Club de Itaquá! Durante o domingo fiz uma dezena de visitas em 6 bairros da Cidade para desejar um feliz 2013 para as lideranças e também discutir política! Ufa!

Sim! Estou a todo vapor! Com ares renovados e força total! Afinal camarão que dorme na praia a onda leva! 

Amanhã (Hoje) é minha primeira segunda feira de atividade em 2013! E ela vai bombar! Como todos os dias de 2013 vão bombar!

2013 será o ano do trabalho! 

"Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar"
Chico Science



domingo, 6 de janeiro de 2013

Principais Ações do Governo Dilma em 2012!


Programas para a erradicação da miséria no Brasil e a elevação do país como referência no investimento para educação e esportes marcaram o ano de 2012 da presidenta Dilma Rousseff à frente do Planalto. Confira uma breve retrospectiva com as principais ações e conquistas realizadas ao longo do ano.

Brasil sem Miséria
Retirou 16,4 milhões de brasileiros da pobreza extrema.

Lançamento do Brasil Carinhoso
Somente em outubro, foram repassados R$ 186,3 milhões a 2,16 milhões de famílias, beneficiando quase 3 milhões de crianças de 0 a 6 anos.

9 anos de Bolsa Família
Foram transferidos R$ 17,3 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família. Mais de 50 milhões de pessoas foram beneficiadas em 9 anos a um custo de 0,46% do PIB brasileiro. 

Em 2012, 96,7% das 15,1 milhões de crianças e jovens beneficiários do Bolsa Família superaram a  frequência escolar exigida pelo programa (agosto/setembro).

Aumento dos empregos no país
Até outubro, foram criados 1,7 milhões de postos de trabalho. Somente no governo da presidenta Dilma Rousseff (desde 2010) já foram criados 4 milhões de novos postos. O Brasil registra atualmente o menor nível de desemprego da história.

Saúde
Foram realizados mais de 12,3 mil transplantes no SUS, aumento de 12,7% em relação a 2011. Também, aumentou 22% a quantidade de doadores de órgãos.

Minha Casa, Minha Vida
Mais de 970 mil moradias entregues em 2012.

Crédito em expansão
Nos últimos 12 meses, a taxa média de juros caiu 10,2%.

Redução da tarifa de energia
Consumidores passam a pagar contas de luz 16,2% mais baratas. Para as indústrias, a tarifa vai variar de 12% a 28%, dependendo da tensão elétrica utilizada. A média deve ficar em 20% de redução.

Ampliação do Pronatec
O Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego já ofereceu 2,5 milhões de vagas para jovens e trabalhadores em cursos profissionalizantes.

Cientistas para o mundo
Mais de 20 mil estudantes foram beneficiados em 2012 com bolsas de estudos do programa Ciência sem Fronteiras.

Mais Educação
Crescimento de 127% no número de escolas do ensino fundamental que aderiram ao programa Mais Educação, oferecendo atividades educacionais no contraturno.

Meio ambiente
O desmatamento da Amazônia continua em queda: 27% menor em comparação com o ano anterior.

Modernizações dos aeroportos
Estão em andamento 31 ações em 13 aeroportos: Brasília, Belo horizonte, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, Guarulhos/SP, São Gonçalo do Amarante/RN e Galeão/Rj. Os investimentos já somam R$ 7,35 bilhões.

Infraestrutura
38,5% das obras e ações de grande complexidade do PAC2 foram concluídas, um investimento de R$ 272,7 bilhões executados em 2011 e 2012.

Copa do Mundo
Dois novos estádios foram inaugurados em 2012 e outros quatro serão entregues em 2013.

Lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016
Apoio aos 200 atletas olímpicos e paraolímpicos brasileiros classificados entre os 20 melhores do mundo em suas modalidades, para preparação dos jogos olímpicos do Rio em 2016.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Inicia 2013 Bombando!

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através de seu novo Secretário, o Companheiro Marcus Vinicius Lima (Marcus da RealTV) inicia o ano bombando em atividades!!! São Cursos Livres, Dança, Música, Clubes de Afinidade e Oficinas Diversas! 

Vale apena se inscrever!


sábado, 5 de janeiro de 2013

Conheça Todo o Secretariado do Prefeito Mamoru Nakashima (PTN)

Nesta sexta feira foi apresentado todos os Secretários do Governo Mamoru Nakashima (PTN), além disso cada um deles teve a oportunidade de falar sobre a situação de suas Secretarias.

Entre os vários desafios encontrados o maior problema dentro da Prefeitura é o rombo financeiro, as dívidas a pagar e a falta de dinheiro para isso, justamente porquê nem o IPTU de 2013 foi lançado. Outro problema é o desvio de função de funcionários, onde funcionários de uma Secretaria acaba prestando serviço em outra.

De acordo com o Secretário de Finanças, William Harada, "O orçamento aprovado no ano passado para o exercício fiscal deste ano foi de R$ 510 milhões, mas tomando como base a arrecadação feita em 2012, que foi de R$ 386 milhões, devemos fechar o ano com aproximadamente R$ 410 milhões e já temos uma dívida de R$ 140 milhões da outra administração, devendo sobrar cerca de R$ 266 milhões para tocar o ano de 2013".

Mamoru afirmou que deve rever contratos, mas também disse que não vê necessidade de uma nova licitação para o transporte público, segundo ele se a CS Brasil estiver prestando um bom serviço a população, não precisa abrir nova concorrência.

O único secretário a não ser anunciado foi o de Segurança, mas segundo o Prefeito, ele já foi escolhido e por ser militar ainda aguarda resolver a burocracia de seu afastamento.

Veja a Lista Completa do Secretariado!

Ondina da Cruz – Vice-Prefeita
60 anos, Casada, três filhos, foi auxiliar de enfermagem no Hospital Santa Helena e no Hospital de Ferraz. É funcionária pública aposentada pelo Estado de São Paulo e é auxiliar de enfermagem da Prefeitura de Itaquá desde 1985.

Joerly Ferraz Garcia Nakashima – Jô, esposa Dr. Mamoru (Fundo Social)
Graduada em Serviço Social e Direito é, junto com o Dr. Mamoru e seus filhos Iara e Iberê, co-fundadora do Projeto Social Kaikan de Planejamento Familiar. 

Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha – Maria do Carmo (Educação)
Pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e com licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas. É professora universitária, do Ensino Médio, Fundamental e Básico, na rede particular e pública, gestora escolar e do terceiro setor. Atua na educação a mais de 30 anos.
É voluntaria do Projeto Kaikan de Planejamento Familiar.

Marcus Vinicius Lima – Marcus da RealTV (Cultura e Turismo)
Tem 38 anos. É formado em Letras e Comunicação Social, com especialização em Gestão de Projetos pela UNESP. Atua na Rede Estadual de Ensino desde 1994, como Professor e Coordenador Pedagógico. É apresentador e diretor na Realtv Brasil e Rádio Mais OnLine. Atuou na mídia impressa, radiofônica e televisa na região e em São Paulo. Também tem atuação na área cultural da cidade com o incentivo à produção cultural entre crianças, jovens e adultos.

Maria Cristina Hellmeister de Abreu – Cristina Abreu (Promoção Social)
Aos 60 anos, Cristina Abreu é formada em Pedagogia e Gestão de Negócios. É presidente nacional do PTN Mulher. Tem sua vida dedicada à família, aos negócios e à atividade social - com enfoque para Exclusão e Inclusão Social. Atua desde 1990 como diretora-presidente de gestão social e cidadania no Centro de Tradição

Nordestina à frente de Projetos Sociais e de Responsabilidade Socioambiental. Tem forte atuação como diretora-presidente de assistência social da Irmandade da Imaculada Conceição e na Fundação Natureza, onde é diretora de responsabilidade social e vice-presi­dente executiva, auxiliando em projetos com a comunidade da Zona Norte de São Paulo. Ainda na estrutura partidária, atua como secretária de justiça social e cidadania na Fundação Dorival de Abreu, braço social do PTN.

Guilherme Wendel de Magalhães – Guilherme Magalhães (Planejamento)
Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU-USP. Tem vasta experiência no setor privado e público, tendo trabalhado no Governo do Estado – Consema, Condephaat, Superintendência de Fomento e Urbanização e Melhoria das Estâncias (Fumest), Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). Atualmente é diretor de Urbanismo no Sindicato da Arquitetura e Engenharia. Têm em seu currículo importantes projetos na área de arquitetura, urbanismo, meio ambiente e turismo.

Ronaldo Fernandes Nava – Nava (Esportes e Lazer)
Formado em Educação Física, Administração Desportiva, Pedagogia e Administração/Engenharia e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho/RJ). É vice-diretor de Escola Estadual, professor efetivo de Educação Física do Estado desde 1987. Foi coordenador de Esportes, Lazer e Recreação de empresas como Norton e Sabesp. Foi secretário e diretor de Esportes da Prefeitura de Itaquaquecetuba e diretor de Esportes da Prefeitura de Poá.

Julio Alexandre Vasconcelos Gurgel do Amaral – Julio Gurgel (Meio Ambiente)
59 anos, é Engenheiro Civil e pós-graduado em Administração para engenharia. Atua na área do Meio Ambiente, coordenou o desenvolvimento da tecnologia para tratamento de resíduos sólidos.

Willian Sergio Maekawa Harada – William Harada (Finanças)
39 anos, formado em Ciências Contábeis, atuou como secretário de Administração e da Fazenda em Poá, na Secretária de Saúde de Santo Andre, no setor de licitações e no departamento administrativo e econômico.

Augusto Vieira da Silva – Dr. Augusto (Jurídico)
Advogado, especialista em Direito Público (Constitucional e Administrativo) pelo IBEC - Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais em convênio com a Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM, Doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires - UBA (Argentina), integrante do curso de Mestrado em Direito pela PUC/SP (aluno ouvinte da matéria de Direito Humanos sob a coordenação da Profa Dra Flávia Piovesan), ex-professor de Direito Penal e ex-coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá-MG - FEPI (Itajubá-MG), professor da pós graduação da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco - ESA/PE, consultor jurídico de diversos Municípios de MG e SP. Professor convidado de cursos de atualização e especialização lato sensu, professor de direito administrativo disciplinar do Instituto Alvares Cabral (Ribeirão Preto-SP), palestrante em instituições de ensino e congressos de Direito nacionais e internacionais. Membro da Comissão de Ética da OAB/MG, Representante da Escola Superior da Advocacia-ESA/OAB-MG e membro honorário do Colegio de Abogados y Notarios da Guatemala (América Central).

Amilton Pegoraro – Amilton (Obras)
Casado, 64 anos, é Engenheiro Civil e Matemático. É e foi administrador e coordenador de projetos e obras no Brasil, na República Dominicana e no Panamá.Foi Diretor do Departamento de Serviços Viários - DSV-SP; Superintendente da SAMA – Serviço de Águas e Esgoto de Mauá; Diretor de Trânsito e Transporte em Mauá; Gerente e Diretor de Obras em empresas particulares em projetos particulares e públicos (PETROBRÁS, CET-SP, DNIT, DER-SP e outros); professor no Ensino Médio de Matemática e Física.

José Elidio Rosa Moreira - Elidio Moreira (Governo)
Formado em comunicação social é empresário e especialista em marketing político. Foi coordenador da campanha do Dr Mamoru e um dos lideres da equipe de transição. Foi diretor de Comunicação e de Resíduos Sólidos no Semasa em Santo André.

Adilson Gui Aparecido de Souza – Gui (Habitação)
Nascido em Itaquaquecetuba, na Vila São Carlos, há 49 anos, bairro onde reside até hoje. Funcionário público municipal, casado e pai de uma filha. Foi Presidente do Grêmio Estudantil na Escola Ver. Leolino Isidoro dos Santos, posteriormente foi Presidente das Sociedades Amigos dos Bairros do Jardim Odete e Vila São Carlos. Foi membro fundador da Sociedade Amigos do Jardim Campo Limpo. Foi assessor parlamentar de Maurício Alves Braz. Elegeu-se Vereador já na sua primeira candidatura, para a 10ª Legislatura - 1993/1996. Sendo reeleito consecutivamente para os mandatos 1997/2000, 2001/2004, 2005/2008 e 2009/2012. Foi Presidente da Câmara nos Biênio 2001/2002 e 2007/2008 e Secretário de Governo em 2005. É Presidente do Diretório Municipal do PPS desde 2008.

Maria José Pereira Zago (Saúde)
Casada sem filhos, tem formação em Biomédicas. Tem especialização em Gestão no SUS, em Vigilância Sanitária, cursos de Auditoria na área da Saúde. Trabalhou na Saúde Pública em São Caetano do Sul como coordenadora do Programa Saúde em Família e Núcleo de Apoio a Saúde da Família, trabalhava nas comissões técnicas da qualidade da Saúde por um período 6 anos. Foi secretária da Saúde em Rio Grande da Serra de 2004 a 2006.

José Francisco Jacinto (Administração)
52 anos, casado, Formado em Estudos Sociais e Bacharelado em Ciências Sociais. Foi diretor geral da Câmara Municipal de Mauá, no biênio 1999 e 2000. Diretor administrativo e financeiro e superintendente da Autarquia Municipal SAMA – Saneamento Básico do Município de Mauá, entre o período 2005 e 2007. Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Mauá no período 2007 e 2008.

Nobuo Aoki Xiol – (Transportes)
Nascido em 20/1/1954, casado. É tenente coronel da Policia Militar e consultor em Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Diretor da Mobility & Environment, Arquitetura e Consultoria.
Formado em Ciências Policiais de Segurança Pública, pela Academia do Barro Branco; Rodoviário pelo Comando de Policiamento Rodoviário da PMESP; Administração de Empresas pela UBC; Gestão de Transportes Público, pela ANTP.

Atuou na Casa Militar, junto ao Fundo Social de Solidariedade do estado de São Paulo, na coordenação de programas como o de “apoio ao desempregado”, “nossa horta” e “todo parque é das crianças”, assim como na assistência militar da Secretaria de Estado de Energia e Saneamento;

Foi subcomandante da PM no ABC; major subcomandante em Mogi das Cruzes; comando do 32º batalhão de policia militar, com sede no município de Suzano, e atuação, também, nos municípios de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Dalton Luiz Dename – Indústria e Comércio
12/7/1959, casado com duas filhas, é formado em Direito pela Universidade Brás Cubas e pós-graduado pela Escola Superior de Direito Constitucional de São Paulo. É funcionário público. Foi chefe de Fiscalização e assessor jurídico do gabinete do prefeito. Foi eleito como diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos de Itaquaquecetuba e eleito três vezes como presidente do sindicato. Atua desde 2005 no Conselho Municipal do Emprego.

Sonia Cristina Maziero – Secretaria de Política para Mulheres 
Atuou na Câmara dos Deputados como Assessora Parlamentar. Na EMPLASA -  Empresa Paulista de Planejamento responsável por assuntos administrativos do gabinete do Presidente. Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra atuou no Fundo Social de Solidariedade, função desenvolvida junto a Secretaria de Promoção Social. Na SERT - Secretaria de Emprego e Trabalho - Estado SP implantou o Projeto Jovem Cidadão Meu Primeiro Emprego. Na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA como Assessora Parlamentar

Geraldo Perioto – Chefe de Gabinete
Bacharel em Direito e empresário. No Poder Legislativo trabalhou na Assembleia Legislativa SP como Auxiliar Parlamentar, Assessor Parlamentar, Secretário assistente gabinete Presidência; Na Câmara Municipal SP: Chefe de Gabinete Vereador Turco Loco; Na Câmara Federal: Assessor Especial Dep. Luiz Antonio Fleury Filho. 

No Poder Executivo: Assessor especial do secretário de assuntos fundiários Ary Kara José; Vice presidente PROCERA – Programa de Crédito Especial para Reforma Agrária – SP; Chefe cerimonial do Governo SP e coordenador geral de eventos SP; Assessor especial do Governador e do Secretario do Governo.

Veja também!

Prefeito de Guarulhos é Eleito Presidente do CONDEMAT!



Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...