sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mais Um Ataque de Alckimin à Educação! Tirar Ciências, História e Geografia do Ensino Fundamental!


COMO FODER UMA GERAÇÃO EM 20 ANOS

A Formula é simples! É fácil de fazer!

Primeiro você faz um plano para governar um Estado por mais de 20 anos. Estilo PSDB em SP, saca? 

Depois você cria a progressão continuada, e aproveita e concede bônus as escolas que menos reprovam, assim, muita gente "vai passar direto" sem ao menos saber ler ou escrever. Na sequência você tira a Sociologia, a Psicologia e a Filosofia da grade curricular, afinal ninguém precisa pensar.

Quando os índices de criminalidade subirem, coloque a culpa nos "de menor" e peça a redução da maioridade penal, afinal você governa a 20 anos, os "De menor" também é sua responsabilidade direta!

E para dar prosseguimento você tira as aulas de Geografia, História e Ciências! 

Coloque uma pitada de opressão policial, uma colher de controle na ALESP e não se esqueça de pagar muito mal todo o funcionalismo público!

Pronto, você destruiu uma geração inteira de brasileiros!

Veja matéria no Blog Vi o Mundo!

Sobre a Conferência das Cidades em Itaquaquecetuba

Neste sábado (25/05) vai rolar a “5ª Conferência Municipal das Cidades”, na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba e terá como tema  “Reforma Urbana Já”, que visa discutir propostas sobre o Planejamento Urbano. É uma iniciativa dos movimentos sociais da cidade em parceria com a Prefeitura Municipal.



Infelizmente não pude participar da organização desta Conferência por causa de agendas de trabalho, e infelizmente não poderei participar da Conferencia porque eu estarei fora da Cidade. 

Vale ressaltar que a Conferência aconteceria dia 18 de maio e foi adiada ás vésperas a pedido da Prefeitura para dia 25 e quase ela foi adiada de novo! Mas com a pressão do Movimento Popular o Governo recuou e manteve a data do dia 25!

Como não estarei presente vou relatar algumas coisas que são necessárias se debater em nossa Cidade e quem sabe alguma pessoa presente possa apresentar nas discussões, ou então fica registrado aqui o que penso:

1 - No momento em que a cidade fundiu a Secretaria de Habitação na Secretaria de Obras, retrocedendo anos de nossa fraca política habitacional e desmantelando um equipamento público, como serão encaminhadas as demandas habitacionais agora? Como organizar nossa regularização fundiária, defender os moradores que estão sendo vitimados pelas desapropriações do rodoanel e como cuidar das pessoas que vivem em áreas de risco com uma Secretaria que foi reduzida a simples departamento de outra?

2 - Quando de fato o Plano Diretor de nossa cidade vai sair do papel?

3 - Como pensar o desenvolvimento estratégico de nossa cidade na região do alto tietê? Como avaliar nossa característica principal, nossa vocação regional?

4 - Questionar junto a Prefeitura os prazos para o encaminhamento dos projetos habitacionais do Governo Federal e Estadual;

5 - Discutir a reurbanização de nosso centro, e também de diversos bairros que se desenvolveram e têm seus próprios centros comerciais, sem esquecer de planejar e urbanizar nossa periferia.

Vamos torcer para que os membros do Governo Municipal, secretários, vereadores e inclusive o próprio prefeito, estejam presentes para ouvir a população nesta Conferência e que ela seja levada a sério.

SERVIÇO:
5ª Conferência Municipal das Cidades em Itaquaquecetuba

Tema: “Reforma Urbana Já”
Data: 25 de maio de 2013
Hora: 9h00
Local: Câmara Municipal dos Vereadores - Rua José Barbosa de Araújo, nº 267, Vila Virginia - Itaquaquecetuba.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Itaquaquecetuba: Prepare uma avenida que a juventude quer passar!



Itaquaquecetuba: Prepare uma avenida que a juventude quer passar!

*Por Marcello Barbosa

Atualmente o Brasil possui um “bônus juvenil”, nunca em nossa história tivemos tantos jovens em nosso país, e isso se reflete em nossa cidade, Itaquaquecetuba.

Hoje quase um terço da população de Itaquaquecetuba é composta por jovens de 18 a 29 anos, um grupo social diferente e com necessidades diferentes. Com esse quadro é importante que a Prefeitura Municipal e também a Câmara dos Vereadores, comecem a discutir e fomentar com clareza e visão estratégica as políticas públicas para os jovens da cidade.

Mas afinal, o que é fomentar as políticas públicas de juventude?

O primeiro passo é o Poder Público Municipal (Prefeitura, Câmara e outros órgãos), enxergar as políticas públicas de juventude (PPJ's) como ação estratégica de desenvolvimento da cidade, avaliar que as necessidades da juventude são especificas. Nesta fase entre os 18 a 29 anos é o momento que o jovem está construindo os alicerces da sua vida adulta, onde ele assume responsabilidades.

Itaquaquecetuba deve seguir o exemplo do Governo Federal que desde 2005 entende que a juventude é uma condição social e  os jovens são sujeitos de direito, com esta concepção a cidade começa a criar, fomentar e fortalecer ações que garantam oportunidades para o jovem. A prefeitura começam a planejar e executar uma política pública para este grupo social, quebrando uma lógica histórica de afirmar que a juventude é o futuro, pois isso está errado, a juventude representa o presente, representa o agora.

A política pública voltada para a juventude é transversal, ou seja ela passa por diferentes demandas sociais, saúde, educação, habitação, esportes, segurança, etc. O Poder Público Municipal deve entender que a PPJ não deve se limitar apenas a um espaço da Prefeitura, mas a uma Política Afirmativa da Cidade articulada entre todas as Secretarias Municipais.

Nossa cidade possui todas as características para ser exemplo de desenvolvimento na região do alto tietê, os grandes empreendimentos que estão sendo feitos aqui são prova disso, mas precisamos de mais iniciativas públicas, começando pela educação com a  instalação do SESI (Serviço Social da Industria) em nossa Cidade, a luta pela ampliação de nossa FATEC e de nossa ETEC, além da construção de nosso IFSP (Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo). É necessária a criação de uma política municipal que atraia cada vez mais empresas para nossa cidade e que propicie a inserção dos jovens no mercado de trabalho, além de incentivar e efetivar a Lei do Jovem Aprendiz. Alinhado a questão educacional é necessário o investimento em cultura e esportes na cidade.

Mas Itaquaquecetuba pode ir além. Não apenas fomentar o ingresso do jovem no mercado de trabalho, mas fomentar uma política de incentivo ao empreendedorismo e protagonismo juvenil com o objetivo de mudar a vida deste jovem mas também que este jovem seja responsável por ajudar no desenvolvimento de nosso município.

O jovem com seu espirito desbravador tendo o devido incentivo pode ser “ator principal” de um novo capítulo de nossa história elevando Itaquaquecetuba a categoria de município exemplo de nossa região.

*Marcello Barbosa é Estudante de Jornalismo e Blogueiro.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Solidariedade ao Jornal Fala Itaquá!


Solidariedade ao Jornal Fala Itaquá!

*Por Marcello Barbosa

O Blog vem por meio desta Nota se solidarizar ao Jornal Fala Itaquá que vem sofrendo uma irracional perseguição nos últimos dias.

Em Editorial da Edição 003 de 21 a 28 de maio o Jornal Fala Itaquá na figura de seu repórter Manoel de Oliveira Santos vem denunciar que um Jornalista da cidade está recolhendo as edições que são distribuídas gratuitamente na cidade. Ou seja está acontecendo perseguição e censura!

A função da Imprensa é garantir informação à população, mas também ter a utilidade pública de denunciar os problemas que acontecem na Cidade. Quando essa situação acontece é sinal que o referido jornal está cumprindo seu dever e por isso está incomodando.

O Blog do Marcello Barbosa defende integralmente a liberdade de expressão e se coloca a disposição dos companheiros do Jornal Fala Itaquá!

Vamos gritar não a Censura!

*Marcello Barbosa é estudante de jornalismo e blogueiro.

UNICSUL se expande enquanto desmonta o curso de Jornalismo!


UNICSUL se expande enquanto desmonta o curso de Jornalismo!

*Por Marcello Barbosa

Às vésperas da PRI (Prova Regimental Integralizada) da Universidade Cruzeiro do Sul, conhecida popularmente por UNICSUL, venho fazer uma breve reflexão sobre o Curso de Jornalismo e sobre a própria Universidade neste momento.

Dias atrás recebi um e-mail da Universidade e por sorte não era uma cobrança, afinal é de costume receber e-mails de cobrança, pois sempre atraso sua mensalidade altíssima. Era um e-mail muito feliz, afinal o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional havia comprado a UNIFRAN (Universidade de Franca) e o Colégio Alto Padrão. Especula-se que a UNIFRAN custou a bagatela de R$ 150 milhões. Em 2012 a UNICSUL também adquiriu a Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID).

Vale ressaltar que 37% do Grupo Cruzeiro do Sul pertence ao Grupo inglês ACTIS e que atualmente tem um faturamento anual de R$ 500 milhões de reais por ano. É muita grana!

Fico mega feliz por isso, fico feliz em saber que meus quase seis mil reais que invisto pagando minha mensalidade todo semestre estão sendo bem aplicados! Essa galera que administra a Universidade são bons! Muitos bons! Só que não!

Passamos por uma crise no Curso de Jornalismo, isso é um fato, afinal nos últimos três semestres a Universidade não abre turmas para este curso. Não apenas isso, assistimos de camarote a saída de professores de comunicação, e para piorar a situação temos problemas com diversos aparelhos de nosso Núcleo de Comunicação. Será que os responsáveis da Universidade não se deram conta que o material que isola o som no estúdio de rádio está tão velho e cheio de ácaros e se tornou um problema também de saúde para estudantes, e funcionários? Será que não perceberam que falta uma manutenção mais rigorosa nos computadores que “de vez em sempre” são infectados com vírus e atrapalham o dia dia do estudantes e professores? Acho que não perceberam essas coisas por que a muito tempo esqueceram do curso de jornalismo.

Hoje o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, trocou seus princípios de contribuir com a educação de milhares de estudantes pelo principio do lucro acima do bem e do mal, está deixando de ser uma Instituição Educacional e está se tornando mais uma Empresa que visa lucros, trocou princípios por cifrões.

Mas existe seu lado positivo, que não é a Instituição! O lado positivo é a persistência dos estudantes do curso de Jornalismo que mesmo com adversidades se mantêm firmes na convicção de se formarem. Mesmo com a desvalorização do Curso por parte da UNICSUL, ainda temos professores engajados em darem o melhor de si. Mas isso não resolve nosso problema, nosso problema se resolve quando a UNICSUL honrar seu compromisso como Instituição Educacional.

Aí você se pergunta porquê escrevo isso e porquê não desisto desta Universidade? Muito simples, escrevo para tornar pública essa calamidade e também protestar contra a falta de compromisso da UNICSUL. Não me retiro da Universidade porquê tenho um principio que um dia este Grupo Educacional teve, o princípio de valorizar e acreditar na Zona Leste de São Paulo.

Quando a educação deixa de ser um direito e passa a ser uma mercadoria e quando estudantes se tornam clientes, já temos um grande problema, mas esse problema se torna maior quando esses clientes pagam alto por uma mercadoria sucateada.

*Marcello Barbosa é estudante de jornalismo e e blogueiro.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vagas de Emprego em Itaquaquecetuba!

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Itaquaquecetuba começou a semana com diversas vagas de emprego! Corre lá e se candidate a uma delas!

10 vagas para Assistente Administrativo
Requisito: Ensino fundamental e idade mínima de 18 anos 
Salário: R$ 1.300,00

02 vagas para Azulejista
Requisito: Ter experiência na área, Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos 
Salário: R$ 1.800,00

Vaga para Analista de Rede
Requisito: Idade mínima de 20 anos, Ensino Médio completo e experiência na área.
Salário: R$ 2.500,00

Local do PAT Itaquaquecetuba
Endereço: Estrada de Santa Isabel, 1.100, Monte Belo
Informações: 4642-1116

sábado, 11 de maio de 2013

Poesia de Gibran Khalil Gibran "O Amor"


O Amor

E alguém disse:
Fala-nos do Amor:

- Quando o amor vos fizer sinal, segui-o;
ainda que os seus caminhos sejam duros e difíceis.
E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos;
ainda que a espada escondida na sua plumagem
vos possa ferir.

E quando vos falar, acreditai nele;
apesar de a sua voz
poder quebrar os vossos sonhos
como o vento norte ao sacudir os jardins.

Porque assim como o vosso amor
vos engrandece, também deve crucificar-vos
E assim como se eleva à vossa altura
e acaricia os ramos mais frágeis
que tremem ao sol,
também penetrará até às raízes
sacudindo o seu apego à terra.

Como braçadas de trigo vos leva.
Malha-vos até ficardes nus.
Passa-vos pelo crivo
para vos livrar do joio.
Mói-vos até à brancura.
Amassa-vos até ficardes maleáveis.

Então entrega-vos ao seu fogo,
para poderdes ser
o pão sagrado no festim de Deus.

Tudo isto vos fará o amor,
para poderdes conhecer os segredos
do vosso coração,
e por este conhecimento vos tornardes
o coração da Vida.

Mas, se no vosso medo,
buscais apenas a paz do amor,
o prazer do amor,
então mais vale cobrir a nudez
e sair do campo do amor,
a caminho do mundo sem estações,
onde podereis rir,
mas nunca todos os vossos risos,
e chorar,
mas nunca todas as vossas lágrimas.

O amor só dá de si mesmo,
e só recebe de si mesmo.

O amor não possui
nem quer ser possuído.

Porque o amor basta ao amor.

E não penseis
que podeis guiar o curso do amor;
porque o amor, se vos escolher,
marcará ele o vosso curso.

O amor não tem outro desejo
senão consumar-se.

Mas se amarem e tiverem desejos,
deverão se estes:
Fundir-se e ser um regato corrente
a cantar a sua melodia à noite.

Conhecer a dor da excessiva ternura.
Ser ferido pela própria inteligência do amor,
e sangrar de bom grado e alegremente.

Acordar de manhã com o coração cheio
e agradecer outro dia de amor.

Descansar ao meio dia
e meditar no êxtase do amor.

Voltar a casa ao crepúsculo
e adormecer tendo no coração
uma prece pelo bem amado,
e na boca, um canto de louvor.

Gibran Khalil Gibran

quarta-feira, 8 de maio de 2013

#Blog em Ação!

Galera, em breve postarei em meu humilde Blog Sujo, um balanço de minhas atividades em parceria com os vereadores Carlinhos da Minercal (PT) e Edson Moura (PT).

Nos últimos 05 meses venho acompanhado esses dois vereadores de nossa Cidade,  opinando e solicitando indicações e projetos que favoreçam nosso município  que desenvolva nossa Itaquaquecetuba e melhore a vida de nossa população.

Aguardem! :)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Movimento Pró SESI Avança!

Após a fundação do Movimento Pró SESI, a Prefeitura de Itaquaquecetuba e a FIESP voltaram a dialogar sobre a doação do terreno para a construção do SESI! Isso é uma prova que nosso Movimento está dando certo! Clique aqui e assine a Petição!

Veja abaixo na íntegra o release  da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba!
Créditos da foto: Osvaldo Birke
CIESP e Dr. Mamoru discutem instalação do SESI

O prefeito de Itaquaquecetuba, Dr. Mamoru Nakashima recebeu representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, para discutir o projeto que trás uma unidade do SESI para o município.

Durante a reunião, o Sr. Werner Ludwig Stripecke, diretor do CIESP, afirmou que já há um aporte de R$ 30 milhões para o SESI de Itaquaquecetuba, mas que os terrenos escolhidos anteriormente tiveram problemas.

O Dr. Mamoru afirmou que estão estudando uma área, entre a Estrada do Corredor e Rua da Paz, que comportaria bem essa unidade. “O terreno tem cerca de 100 mil metros quadrados e poderia abrigar essa unidade e estamos fazendo estudos acelerados para não perder essa verba do CIESP”, diz o prefeito.

O projeto do SESI vem de um convênio firmado entre a prefeitura de Itaquaquecetuba e a Fiesp, e prevê uma escola para cerca de 600 alunos, com laboratório de informática, ciências, biblioteca etc.), além de prover atividades de lazer e esportes.

sábado, 4 de maio de 2013

SESI: Uma necessidade urgente para Itaquaquecetuba



SESI: Uma Necessidade Urgente Para Itaquaquecetuba

*Por Marcello Barbosa

Neste feriado que se comemorou o Dia do Trabalhador, foi lançado em Itaquaquecetuba um importante movimento a favor da educação, do esporte e do lazer na cidade. Foi lançado o Movimento Pró SESI Itaquaquecetuba que em apenas 24 horas teve adesão de 100 pessoas através de uma petição online.

A quase 10 anos a FIESP (Federação de Industrias do Estado de São Paulo) anunciou um investimento de R$ 27 milhões para construir uma unidade SESI (Serviço Social da Indústria) em Itaquaquecetuba, a única coisa que precisava e ainda precisa era da cessão do terreno de no minimo 47 mil metros quadrados pela prefeitura para a sua construção. Até o momento essa área ainda não foi disponibilizada.

A construção do SESI em Itaquaquecetuba será um marco para a juventude da cidade e também para nossas industrias. Um projeto desses vai unir em 47 mil metros quadrados esporte, educação e lazer, pois seu projeto garante duas quadras poliesportivas, campo de futebol society, salas de ginastica, uma piscina semi olímpica, quiosques e criaria mil vagas para o ensino fundamental além de 400 vagas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com algumas estatísticas em três anos de funcionamento do SESI vão ser atendidos 10 mil usuários.

O SESI representaria mais desenvolvimento para o município, pois além de ser um grande “aparelho” de inclusão social, ele também vai trazer impactos positivos para a região que ele for instalado.

Com a articulação da sociedade civil organizada através do recém criado Movimento Pró SESI Itaquaquecetuba, a pauta do SESI volta a ser discutida em nossa cidade, a intenção deste movimento é articular uma grande movimentação virtual mas também real, através de abaixo assinados e eventos para discutir este assunto, o objetivo é dialogar com a Prefeitura Municipal para que seja feita a doação desta área para que o SESI seja construído.

Segundo o Movimento, a ideia é que até 2014, no ano que se completa 10 anos do lançamento da pedra fundamental da obra, as obras do SESI já estejam em andamento e com prazo para término.

*Marcello Barbosa é Blogueiro e Estudante de Jornalismo.


Programa Estágio Brasken 2013! Inscrições até 09/06!


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Movimento Pró SESI Itaquaquecetuba!


MANIFESTO DE FUNDAÇÃO DO MOVIMENTO PRÓ SESI EM ITAQUAQUECETUBA


Em 24 de janeiro de 2004 foi lançada a Pedra Fundamental da Construção do SESI em Itaquaquecetuba. Ou seja no ano que vem completa 10 anos deste evento. Por isso os moradores de Itaquaquecetuba neste dia 1º de maio, simbolicamente no dia dos trabalhadores e trabalhadoras vem a público lançar o MOVIMENTO PRÓ SESI EM ITAQUAQUECETUBA para que não completemos 10 anos somente com a pedra fundamental,mas que em 2014 nossa Cidade já possua seu SESI!

Entenda a História

A FIESP (Federação de Industrias do Estado de São Paulo) anunciou um investimento de cerca de R$ 142 milhões na Região do Alto Tietê na construção da Escolas SESI (Serviço Social da Indústria). Sendo que Itaquaquecetuba foi contemplada como montante de 27 milhões de reais. O que a FIESP necessita é que a Prefeitura Municipal faça a doação de um terreno com 46 mil metros quadrados para a construção desta Escola.

Em 2004 foi lançada a Pedra Fundamental da construção do SESI. Em 2005 foi doada uma área no Bairro Morro Branco, mas infelizmente por questões administrativas esta área não foi utilizada. Em 2006,Paulo Skaf, Presidente da FIESP apresentou em Solenidade o Projeto Arquitetônico da Unidade do SESI em Itaquaquecetuba. E em 2012 a Prefeitura de Itaquaquecetuba comunica aos empresários da Cidade que estava negociando de forma amigável uma área na Estrada do Corredor.

Como é o Projeto do SESI em Itaquaquecetuba?

O SESI terá 17 mil metros quadrados construídos e outros 29 mil destinados a áreas de paisagismo, contará com uma quadra poliesportiva aberta, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de futebol society e um de areia, um salão para múltiplo uso com salas de ginástica e condicionamento físico com aparelhos, uma piscina semi-olímpica e uma recreativa, vestiários e quiosques para a realização de diversos eventos.

Existirá atividades como aulas de fitness e escolas de esportes de diferentes modalidades, atividades sociais e recreativas, ações para as pessoas da Terceira Idade e pessoas com necessidades especiais,ginástica na empresa e competições esportivas internas para usuários, além de ações abertas à comunidade. No local também será realizado o programa SESI Atleta do Futuro, gratuito, voltado acrianças e jovens até 15 anos.

Além disso a unidade do SESI em nossa cidade contará com mil vagas de ensino fundamental em período integral e 400 vagas para o Ensino de Jovens e Adultos. Estima-se que em três anos esta Unidade vai atender 10 mil usuários.

Para que serve esta Petição?

Esta Petição tem o objetivo de compartilhar com a população de Itaquaquecetuba a importância do SESI em nossa Cidade. Mas também tem o objetivo de mobilizar cada cidadão e cidadã a favor deste investimento que vai propiciar mais desenvolvimento para nossa Cidade, valorizando nossas Industrias, nossos jovens, trabalhadores e diversos setores de nossa Comunidade!

O Movimento Pró SESI é apartidário, coletivo e colaborativo formado por moradores de Itaquaquecetuba, apoiadores do desenvolvimento local.

Abrace esta ideia! Assine a Petição! Fortaleça esta luta a favor do SESI em nossa Cidade!!! Quando alcançarmos 2 mil assinaturas nossa Petição será encaminhada a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba.



Fontes de Informação: Portal do SESI, Agência Indusnet Fiesp, Agência Atitude, Jornal do Município, Portal da FEMPI, Diário do Alto Tietê, Blog do Marcello Barbosa e Lei Municipal 2372/2005.

Veja o que rolou no 2º Baile Sertanejo do Rotaract Club de Itaquaquecetuba!

Dia 27 de abril rolou o 2º Baile Sertanejo organizado pelo Rotaract Club de Itaquaquecetuba em prol da Casa da Criança. Veja nesta postagem o que rolou neste evento beneficente e sua repercussão na mídia e redes sociais!





Estágio no Grupo SulAmérica Seguros e Previdência! Inscrições até 05/05/2013

O Programa SulAmérica de Estágios está com processo seletivo em andamento até dia 05 de maio de 2013. Saiba como participar:


Perfil:
Estudantes universitários;
Disponibilidade para estagiar, preferencialmente, no período de 6h por dia;
Conhecimento do Pacote Office.
Cursos Elegíveis:
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação.
Local de atuação: Rio de Janeiro e São Paulo
Bolsa e Benefícios:
Bolsa auxílio compatível com o mercado 
Seguro de acidentes pessoais
Vale Transporte
Vale Refeição
Programa de Reconhecimento

Processo seletivo:
Inscrições abertas, de 08/04 a 05/05, para inicio em agosto de 2013.

Cadastre - se aqui!
Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...