terça-feira, 25 de junho de 2013

Cheque a informação antes de divulgar algo sério via redes sociais

Reproduzo a seguir um excelente texto do Blog do Sakamoto que trata sobre checar as informações antes de compartilha-las! Hoje em dia temos muitas informações, de várias fontes, isso também possibilita a criação de factóides mentirosos. Destaco também os 10 mandamentos do "Jornalista de Facebook e Twitter". 


Cheque a informação antes de divulgar algo sério via redes sociais

Facebook e Twitter têm sido fundamentais para catalisar o processo de mobilização dos últimos dias.
Mas, ao mesmo tempo, uma situação nova como esta, em que não é possível prever o que acontecerá logo em seguida, é um terreno fértil para cultivar boatos. Muita coisa fake tem corrido a rede loucamente, criando medo. Tenho encontrado pessoas que estão apavoradas ou, pior, histéricas por conta de postagens.
Segui o histórico de replicação dessas postagens e cheguei aonde? Em lugar algum, nada que sustente a informação. Ou era “telefone sem fio”, do tipo “quem conta um conto aumenta um ponto”, ou problemas de interpretação de texto sobrepostos ou um pessoal que, acredito, criou a história porque lhes era conveniente. Igual a uma cebola: é grande, é dura, mas se você for descascando descobre que, lá dentro, não tem nada.
Como já escrevi, fico assustado com a quantidade de coisa mal checada e precipitada que circula pelas redes sociais, principalmente em momentos de grande comoção. Fofoca sempre existiu, mas agora é transmitida em massa e em tempo real. As plataformas digitais em redes sociais ajudam a mudar o modo como nos comunicamos e fazemos fluir informação pela sociedade, alterando – consequentemente – as estruturas tradicionais de poder. O que é fantástico. Mas se elas ajudam a furar bloqueios e formar, também desinformam.
Tem sempre um pilantra distorcendo ou descontextualizando informação e divulgando-a, por ignorância, má fé ou visando a um objetivo pessoal ou de seu grupo. Ou aqueles que misturam realidade e desejo, fato e ficção, consciente ou inconscientemente.
Fiz com a ajuda de colegas jornalistas, há algum tempo, dez conselhos para usar bem o Twitter e o Facebook na cobertura de um acontecimento. Trago eles de novo, atualizados para o momento. Já ouço lá no fundo alguém me chamar de censor. Bem, alguns podem achar que o certo seria divulgar tudo e deixar os próprios internautas perceberem o que é mentira. Tipo: deixa que o mercado se regular sozinho que, automaticamente, o  bem estar da população será atendido. Faz me rir.
Uma informação errada ao ser divulgada causa um impacto negativo contrário maior do que sua correção. Ou seja, muitas vezes, o desmentido (por ser mais sem graça) não chega tão longe quando a denúncia.
Há muita coisa acontecendo nesses tempos interessantes em que vivemos. Tudo tem que ser encarado com calma e responsabilidade. Então, controlem a emoção.
Os Dez Mandamentos para Jornalista de Facebook e Twitter
1) Não divulgarás notícia sem antes checar a fonte da informação.
2) Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação. Um “cara gente boa” ou uma BFF não é, necessariamente, fonte de informação confiável
3) Tuítes e posts “apócrifos”, sem fonte clara, jamais serão aceitos como instrumento de checagem ou comprovação.
4) Não esquecerás que informação precede opinião.
5) Não confirmarás presença em eventos duvidosos do Facebook sem antes checar o tema e o naipe do organizador. Por exemplo, quem tem fetiche por armas não combina, necessariamente, com pautas de paz. E terás cuidado com o que atestas. Um “like” não é inofensivo.
6) Lembrarás que mais vale um tuíte ou post atrasado e bem checado que um rápido e mal apurado. E que um número grande de retuítes, compartilhamentos e “likes” não garante credibilidade de coisa alguma.
7) Não matarás – sem antes checar o óbito.
8 ) Não se esquecerás que a apuração in loco, por telefone e/ou por e-mail precede, em ordem decrescente de importância, o chute.
9) Não terás pudores de reconhecer, rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta.
10) Na dúvida, não retuitarás, compartilharás ou darás “like” em coisa alguma. Pois, tu és responsável por aquilo que repassas e atestas. Ou seja, se der merda, você também é culpado.

Fonte: Blog do Sakamoto

sábado, 22 de junho de 2013

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de manifestações

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de manifestações

Por Sidney Braga

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de Manifestações:

1- Não compartilhe o vídeo dos atores da Globo contra Belo Monte. Esse vídeo de 2011 está cheio de informações falsas. Inclusive alguns atores que gravaram o vídeo se arrependeram depois de descobrir que o que eles disseram não era bem assim.

2- Não diga que foram gastos 30 bilhões em estádios. Na verdade, foram gastos 7 bilhões, que é coisa pra caramba. Desses 7 bilhões, grande parte é emprestado pelo governo federal, mas a maior fatia será paga pela iniciativa privada. Os outros 23 bilhões foram investimentos em infraestrutura, transporte e aeroportos. Inclusive, o investimento em transporte é uma das reivindicações dos protestos.

3- Nunca peça pro governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol. Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos aproximadamente 7 bilhões com estádios. Neste mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se vc fizer isso, na prática vc ta pedindo pra reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então cuidado pra não pedir a coisa errada.

4- Não peça um presidente pra garantir que algum político seja preso. Isso é papel do poder Judiciário. O manifesto deve ser endereçado a este poder.

5- Não peça um presidente pra impedir a votação de uma lei ou PEC. Isso é prerrogativa do Congresso. O manifesto deve ser endereçado aos parlamentares.

6- Não peça um presidente pra cassar o mandato de algum deputado ou senador. Isso é papel das casas legislativas. Está escrito no artigo 55 da Constituição Federal.

7- Nunca peça pra fechar o Congresso e acabar com os partidos. O último presidente que fez isso foi um Marechal. Tal ato aconteceu em 1968 e foi nada menos do que o temido AI-5 da ditadura.

8- Não compartilhe aquelas informações falsas sobre o auxílio reclusão. O auxílio reclusão é um benefício pago à família do detento que contribuiu com o INSS, logo ele está recebendo um valor pelo qual já pagou anteriormente. O detento deve ser punido, não sua família.

5 Sites Para Baixar Filmes de Graça!

Reproduzo abaixo uma excelente dica do Catraca Livre! Cinco opções para baixar vídeos!

O Catraca Livre separou uma lista com cinco sites para você assistir e baixar filmes gratuitamente. A lista traz curtas, seriados, filmes de Bollywood e até um site com as produções de Orson Welles.
  1. Site disponibiliza filmes e narrações de Orson Welles
  2. Filmes Que Voam disponibiliza curtas para download gratuito
  3. Crackle: filmes e seriados para assistir online
  4. 2500 filmes de Bollywood para ver on-line
  5. Horror em cena: 200 filmes de terror no Youtube

quarta-feira, 19 de junho de 2013

CS Brasil Lança Campanha Para Que Usuários Respeitem Cobradores. Quais Cobradores?

Clique para ampliar
Clique para ampliar






















A CS Brasil lançou uma Campanha em Itaquaquecetuba para que os usuários de transporte público respeitem os funcionários dos ônibus, uma bela campanha! É muito importante que tenhamos respeito com os funcionários, afinal eles não têm culpa da má prestação de serviços que a CS Brasil comete em Itaquaquecetuba.

Agora eu me pergunto: Em Itaquaquecetuba, os ônibus têm apenas o motorista que acumula a função de cobrador. Como respeitar o cobrador se ele não existe?

Será que a CS Brasil não conhece seu próprio trabalho? Será que ela não conhece seus funcionários?

Esse material divulgada simplesmente brinca com o bom sendo dos moradores de nossa cidade!

Veja também!

terça-feira, 18 de junho de 2013

O Brasil Acordou Mais Forte!!!!


"O Brasil tem orgulho deles [dos manifestantes pacíficos]. O Brasil hoje acordou mais forte. A grandeza das manifestações de ontem comprova a energia da nossa democracia, a força da voz da rua e o civismo da nossa população.

É bom ver tantos jovens e adultos, o neto, o pai, o avô, juntos com a bandeira do Brasil, cantando o hino nacional, dizendo com orgulho "eu sou brasileiro" e defendendo um país melhor. O Brasil tem orgulho deles!" (Dilma Vana Roussef)

Instaurada a Comissão de Inquérito Para Investigar a CS Brasil - Empresa de Transportes

Hoje foi publicada a Portaria de Nº 184 de 17 de junho de 2013 que instaura a CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para investigar a prestação de serviços da Concessionária de Transportes CS Brasil.

A Iniciativa desta CEI foi dos vereadores Edson Moura (PT) e Silvani de Paula (PR).

A Comissão é composta pelos vereadores:

Silvani de Paula (PR) - Presidente
Edson Moura (PT) - Relator
Roberto Letrista (PSDB) - Membro

Devemos acompanhar esta CEI atentamente para que ela não acabe em pizza!

Veja também!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Itaquaquecetuba: Passou da hora de reduzir sua passagem de ônibus!

Na Edição desta semana, o Jornal Comunicação Ativa publicou meu artigo sobre a redução da tarifa de ônibus em Itaquaquecetuba. Veja o texto na íntegra!

Itaquaquecetuba: Passou da hora de reduzir sua passagem de ônibus!

*Por Marcello Barbosa

No inicio de junho a Presidenta Dilma Roussef (PT), publicou a Medida Provisória que isenta as empresas de ônibus de pagarem o PIS o COFINS, ou seja, elas estão pagando menos impostos e vão lucrar mais! Isso significa uma redução de 3,65% nos gastos que as empresas tinham.

Por causa disso o prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida (PT) conseguiu reduzir a tarifa de ônibus de sua Cidade. O valor em Guarulhos caiu de R$ 3,30 para R$ 3,20. Outro município de nossa região que baixou sua tarifa de ônibus foi Mogi das Cruzes que também reduziu R$ 0,10.

Itaquaquecetuba tem um dos piores serviços de transporte público e uma das mais altas tarifas da região. Nossas linhas de ônibus andam super lotadas, não possuímos cobradores de ônibus, o motorista deve-se desdobrar em dois, tendo que dirigir e fazer a cobrança do passageiro. Faltam ônibus em diversas linhas e por isso os atrasos são constantes. Nossa passagem custa R$ 2,90, mas quase sempre o motorista/cobrador quando pega o ônibus na garagem, está sem o troco de R$ 0,10. Ou seja acabamos pagando R$ 3,00.

Resumindo, pagamos caro por um péssimo serviço! Baixar a tarifa não vai resolver todos os problemas, mas vai aliviar o bolso de milhares de pessoas!

A exemplo dos prefeitos de Guarulhos e Mogi das Cruzes, o prefeito Mamoru Nakashima (PTN) deveria baixar nossa passagem! Motivos têm de sobra! Seria um sinal que o atual Prefeito tem compromisso com o transporte público de qualidade e respeita o cidadão que deixa nas catracas seu dinheiro suado! Esta é uma oportunidade de fazer uma ação que vai impactar grande parte da população da cidade de forma positiva.



*Marcello Barbosa é estudante de jornalismo e blogueiro.

Deputado Zico Prado (PT-SP) Continua na Defesa dos Moradores de Itaquaquecetuba Afetados Pelas Obras do Rodoanel

Em reunião da Comissão de Infraestrutura, moradores impactados pelas obras do trecho leste do Rodoanel denunciam coerção nas desapropriações de imóveis

A partir de requerimento dos deputados Zico Prado, Alencar Santana e Luiz Claudio Marcolino compareceram hoje à reunião da comissão de Infraestrutura o engenheiro Alberto Luiz Lotte, diretor presidente da concessionária SPMAR, e o diretor financeiro da ARTESP, ambos convidados a esclarecer e debater as obras do trecho leste do rodoanel, anel viário em construção pelo governo estadual que pretende ligar o Aeroporto de Guarulhos ao Porto de Santos.
DSC07422 300x225 Em reunião da Comissão de Infraestrutura, moradores impactados pelas obras do trecho leste do Rodoanel denunciam coerção nas desapropriações de imóveis
Essa obra, orçada em R$ 3,2 bilhões, composta por 10 lotes que envolvem os municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá, têm provocado indignação na população atingida pelas desapropriações executadas pela concessionária SPMar, responsável pela construção. Segundo vereadores e moradores das cidades impactadas pela obra, o tratamento e o valor oferecido às famílias que terão seus imóveis desapropriados têm tirado o sono de muitos moradores.

Conforme relatou o vereador petista Derli  Dourado, de Suzano, a concessionária SPMAR contratou a empresa Itazi Engenharia para realizar o levantamento e a negociação do valor dos imóveis, empresa esta que vem “aterrorizando” os moradores. Segundo o vereador Carlinhos da Minercal, do município de Itaquaquecetuba, onde as negociações tiveram inicio, as 341 famílias afetadas pela desapropriação informam o valor do seu imóvel e recebem como proposta da empresa Itazi um valor 60% abaixo do solicitado. “A população está desesperada. Se sente ameaçada. A empresa Itazi faz uma avaliação e diz que se o proprietário não aceitar, o caso vai para o juiz,  e o valor será pago em juízo”, refutou.

Para o deputado Zico Prado ninguém é contrário à obra do Rodoanel, mas é preciso respeito na negociação. “O Estado preciso definir critérios claros em relação à desapropriação de obras no geral. Mas não podemos aceitar que um cidadão que lutou tanto, economizou tanto para comprar seu imóvel saia desse processo sem condições de aquirir outro nas mesmas condições”, detalhou.


DSC07429 300x225 Em reunião da Comissão de Infraestrutura, moradores impactados pelas obras do trecho leste do Rodoanel denunciam coerção nas desapropriações de imóveis
Morte nas obras
A morte de um morador provocada pela falta de sinalização de um buraco abandonado pelos responsáveis pela obra no município de Itaquaquecetuba e o acidente de um jovem nos escombros de um imóvel demolido, foram denunciados pelos moradores e vereadores, que cobraram da SPMAR, providências e cuidados com os moradores, crianças e animais que ainda estão na área alvo de desapropriações.

Apresentada a proposta de se formar uma subcomissão que possa acompanhar de perto o processo de desapropriação deflagrado, a reunião concluiu que a ARTESP, como agência reguladora, durante todo este processo tem que cumprir seu papel fiscalizador exigindo da concessionária negociação e tratamento adequado a todos os moradores do entorno do trecho leste do rodoanel.


Projeto do Novo Código Comercial é Destaque na Câmara dos Deputados!

Vicente Cândido destaca projeto sobre novo Código Comercial

Foto: Assessoria

"A proposta é fruto de um anteprojeto escrito pelo jurista Fábio Coelho, da PUC de São Paulo, que tramita atualmente em comissão especial" ressaltou o deputado.

O deputado Vicente Cândido (PT-SP) destacou o projeto (PL 1572/11) de sua autoria que institui o novo Código Comercial brasileiro, durante discurso no Plenário, nesta quinta-feira. Segundo o parlamentar, o último código comercial do País foi instituído em 1850.

“Sabe-se o quanto mudou na economia nesse período e o quanto o Brasil precisa de leis modernas, ágeis, dinâmicas e desburocratizadas para corresponder hoje a um País globalizado, de quase R$ 4 trilhões de PIB, que transaciona por volta de 600 bilhões de dólares entre exportação e importação”, explicou.

A proposta, explicou, é fruto de um anteprojeto escrito pelo jurista Fábio Coelho, da PUC de São Paulo, que tramita atualmente em comissão especial.

Vicente Cândido destacou algumas ações do governo Dilma Rousseff que considera fundamentais para o País. Ele citou a redução na tarifa de energia, a mudança de paradigmas para o mercado de portos, as desonerações e o enfrentamento dos juros. “Há os que se preocupam com a inflação. Mas há o cuidado do governo, a coragem da presidente Dilma de tomar as medidas nas horas certas. A inflação está sob controle.”

Da agência Câmara

Fonte da Matéria: Site do Deputado Federal Vicente Cândido (PT-SP)

Mapa Cultural Paulista em Itaquaquecetuba! De 13 de Junho Até 15 de Junho!


sábado, 8 de junho de 2013

Itaquaquecetuba Deveria Reduzir Sua Passagem de Ônibus!

*Por Marcello Barbosa

No inicio de junho a Presidenta Dilma Roussef (PT), publicou a Medida Provisória que isenta as empresas de ônibus do PIS e do COFINS, ou seja, elas estão pagando menos impostos e vão lucrar mais! Isso significa uma redução de 3,65% nos gastos que as empresas tinham.

Por causa disso o Prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida (PT) conseguiu reduzir a tarifa de ônibus de sua Cidade. O valor em Guarulhos caiu de R$ 3,30 para R$ 3,20.

Itaquaquecetuba com certeza tem um dos piores serviços públicos de transporte e uma das mais altas tarifas do Brasil. Digo isso por ser usuário desses "Busões".

Nossas linhas de ônibus andam super lotadas, não possuímos cobradores de ônibus, o motorista deve-se desdobrar em dois, tendo que dirigir e fazer a cobrança da tarifa. Faltam ônibus em diversas linhas e por isso os atrasos são constantes. Nossa passagem custa R$ 2,90, mas quase sempre o motorista/cobrador quando pega o ônibus na garagem, está sem  o troco de R$ 0,10.

Resumindo, pagamos caro por um péssimo serviço!

A exemplo de Guarulhos, acredito que o Prefeito Mamoru Nakashima (PTN) deveria baixar nossa passagem! Motivos têm de sobra! Seria um sinal que o atual Prefeito tem compromisso com o transporte público de qualidade e respeita o cidadão que deixa nas catracas seu dinheiro suado! 

*Marcello Barbosa é estudante de jornalismo e blogueiro

OBS: Neste sábado (08/06) o município de Mogi das Cruzes anunciou a redução de sua tarifa de ônibus também! E agora? Como fica Itaquaquecetuba?

domingo, 2 de junho de 2013

Veja na Íntegra as Propostas Aprovadas na Conferência Municipal das Cidades de Itaquaquecetuba!

Leia na íntegra todas as propostas aprovadas na 5ª Conferência Municipal das Cidades realizada em Itaquaquecetuba! O texto é um pouco longo, mas vale apena ler! 

Propostas Aprovadas

Eixo Temático 1 – Criação e Implantação do Conselho da Cidade, Planos, Fundos e seus Conselhos Gestores em Nível Municipal

A)Constituição do Conselho da Cidade no nível Municipal com o caráter deliberativo, havendo sido votado e aprovado nesta conferência a sua plena composição na formalidade da Lei.

B) Implantar ações que visem o fortalecimento do Conselho do Plano Diretor e da Cidade, ampliando a participação das entidades da sociedade civil, democratizando e publicizando o acesso a sua composição e implementando o caráter intersetorial dos conselhos.

C) A obrigatoriedade de transferência dos recursos Estaduais e Federais para obras de infraestrutura através do Fundo Municipal.

DDivulgação das atividades de debates e discussão em tempo hábil do conselho em até 07 (sete) dias.

E) Incentivar a participação da população nos conselhos existentes.

F) Alteração do horário das audiências pública para os fins de semana, visando uma maior participação da sociedade.

G) A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba deve adotar como política de Estado, o estimulo a livre organização das entidades representativas da sociedade civil em 02 (dois) Fórum de reflexão e formulação da reforma urbana.

H) Normatização dos Fundos Municipais.

Eixo Temático 2 – Aplicação do Estatuto da Cidade e Plano Diretor e a Efetivação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU)

A) O Ministério das Cidades deve tomar a iniciativa de propor Leis prevendo punição ao Administrador Publico que privilegia as praticas imobiliárias de parcelamentos (loteamento e desmembramento) do solo com impactos urbanísticos e ambientais nocivos a população.

B) O executivo municipal seguindo as diretrizes do Estatuto das Cidades deverá propor um amplo debate para reformular a composição e forma de preenchimento dos cargos nos conselhos municipais sobre questão urbanísticas e de desenvolvimento urbano e que seja deliberativo, preparando e capacitando os conselheiros munícipes para conhecer a aplicação do Estatuto da Cidade e implementar todos os instrumentos incorporados no Plano Diretor.

C) Criação de Home Page (internet) para divulgação das ATAS e que seja criado um fórum mediado.

Eixo Temático 3 – A Integração da Política Urbana no Território: Política Fundiária, Habitação, Saneamento e Mobilidade e Acessibilidade Urbana

A) Instituição imediata do conselho das cidades, com ampla participação popular, constituição democrática e divulgação de conteúdo e informação dos programas existentes através de cartazes em todos os órgãos públicos, bem como nos transportes coletivos, comércio e associações civis, ficando o Poder Público ciente de sua efetivação através de mecanismos próprios.

B) Plano Municipal de regularização fundiária, com ampla participação popular e do conselho das cidades.

C) Adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e adotar as iniciativas exigidas como a criação de um fundo com dotação orçamentária especifica, que o conselho da cidade seja o gestor e propor um Plano Municipal de Habitação de Interesse Social.

D) Imediato inicio de debates, palestras ou seminários com o objetivo de acumular conhecimento para adoção de um programa municipal de Assistência Técnica ás construções populares, definindo o modelo de gestão e implementações de serviços, financiamento, responsabilidades técnicas, participação social e capacitação dos envolvidos.

E) Implantar política publica governamental de economia solidaria, garantindo o direito ao trabalho não assalariado, em condições dignas, como estratégia de construção da Cidade com inclusão social, na perspectiva de desenvolvimento urbano sustentável.

F) Que a empresa concessionária de transporte coletivo urbano na Cidade de Itaquaquecetuba, reimplante a função de cobrador de ônibus, implantando cursos de capacitação profissional aos motoristas e cobradores; e faça a adaptação dos coletivos para fácil acesso aos passageiros portadores de necessidades especiais, bem como o aumento de assentos preferenciais conforme legislação vigente.

G) Implantação imediata do transporte alternativo, bem como a quebra do monopólio existente no transporte coletivo Municipal.

H) Que faça implantação e melhorias nos abrigos bem como uma avaliação da localização dos mesmos e das paradas de ônibus existentes, implantando iluminação adequada, visando melhorias no atendimento da população de modo geral.

I) Implantação do bilhete único e de um terminal rodo-ferroviário integrando os ônibus com os trens da CPTM, facilitando a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes e obesos em conformidade com a legislação federal.

J) A concessão de isenção de bilhete (catraca livre) para os estudantes da Cidade em cursos técnicos.

K) Criar mecanismos constantes de melhorias na malha viária, no sistema de sinalizações, operacional e do trafego de veículos.

L) Implantação de ciclovias em nossa Cidade, possibilitar calçadas (guias rebaixadas) para o transito livre e acesso fácil dos portadores de necessidades especiais, em conformidade com as normas da ABNT.

M) O saneamento básico no município é muito precário e ineficaz, tendo em vista que boa parte dos resíduos provenientes das residências ainda é despejada aleatoriamente nos córregos e rios existentes no Município, sem qualquer tratamento, limpeza e canalização dos córregos existentes no município, providenciar implantação de Coleta seletiva em conformidade com a legislação de resíduos sólidos; a visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos considerando as variáveis ambientais, sociais, culturais, econômicas tecnológicas e de saúde publica.

N) Incentivos às cooperativas de coleta seletiva e reciclagem.

O) Criação da estação de Tratamento no bairro “Estação”.

P) Revitalização do Rio Tietê e implantação do parque linear em parceria com os governos Federal, Estadual e demais Municípios vizinhos.

Q) Propor ao Governo Estadual como compensação pela construção do RODOANEL trecho leste, que seja realizado a despoluição da lagoa do Parque Ecológico e as demais indicadas pelo Conselho da Cidade, desenvolvendo e aprimorando as tecnologias limpas, como forma de minimizar o impacto ambiental.

R) Restituir imediatamente Secretaria Municipal de Habitação e toda sua infraestrutura; imediata identificação das áreas publica e privadas aptas para a construção de projetos habitacionais priorizando as famílias de zero a três salários mínimos (moradia popular) e as famílias de quatro a dez salários mínimos; que sejam identificadas as famílias residentes e domiciliados no município com comprovação de endereços e títulos eleitoral.

S) Levantamento de todas as áreas publica e privadas ocupadas irregularmente no município há mais de 05 (anos), transformando-as em Zeis (Zonas de Interesses Sociais), delimitando cada lote em no máximo 245 m² (duzentos e quarenta e cinco) metros quadrados, para viabilizar a regularização, sem prejuízo de ressarcimento do Fundo de Habitação e Tributação.

T) Estabelecer prazo de no máximo de até 05 (cinco) anos para a regulamentação dos assentamentos em áreas publicas; disponibilizar área publica de interesse social, para reassentar os desapropriados pelas obras do Rodoanel trecho Leste e nas áreas de risco, criando mecanismos de inibição para ocupação nas demais áreas públicas e privada.

Eixo Temático 4 – Relação entre os Programas Governamentais – como PAC, Minha Casa Minha Vida e Minha Casa Minha Vida/ Entidades – E a Política de desenvolvimento Urbano

A) Assegurado que os programas e financiamentos sob a gestão dos Ministérios das Cidades deverão ser concedidos tendo como critério de priorização as Cidades que realizam conferências Municipais das Cidades e instituíram o Conselho da Cidade.

B) Os recursos do PAC devem ser liberados mediante a garantia da participação da sociedade organizada e da transparência na aplicação do dinheiro público.

C)Desburocratização dos trâmites de aprovação para projetos sociais, bem como as devidas isenções de taxas e emolumentos municipais paras entidade sem fins lucrativos.

D) Efetiva municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), e participação social, com seus eixos: 1) acabar com a fome e miséria, 2) educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

sábado, 1 de junho de 2013

De 05 a 09 de Junho, Itaquaquecetuba Vai Respirar Cultura!


Depois da Cantata de Páscoa, do Quarteto Sopro Novo, Comemoração do Dia do Índio,  e do recente Concurso de Tapete Corpus Christis, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vem inovar transformado Itaquaquecetuba em um Palco a céu aberto! 

Vai rolar Dia do Meio Ambiente, Parada da Diversidade e pela primeira vez o Circuito SESC de Artes estará na cidade! Veja abaixo toda a Programação! #CulturaDeCaraNova

Itaquaquecetuba tem programação Especial nessa semana


Quarta feira (05/06), em parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Cultura e Turismo será realizado o Dia do Meio Ambiente na Praça Pe. João Álvares, promovendo uma ação de distribuição de cartilhas e apresentando o Eco Ponto para pilhas e Baterias, a partir das 09h.

Na mesma quarta feira tem inicio a semana da Diversidade com a apresentação dos curta metragens, Não Gosto de Meninos, Não Quero Voltar Sozinho, Meu mundo não é esse e Eu sou Homem, após a exibição dos filmes será promovido um debate e uma oficina fotográfica sobre preconceito. A ação ocorrerá a partir das 18h no Museu Municipal de Itaquaquecetuba, na Praça Pe. João Álvares, 49 - Centro. 

Quinta Feira (06/06), haverá uma série de Palestras sobre comportamento, sexualidade e preconceito será apresentada das 10h ás 15h no auditório da Secretaria da Educação, para o seminário estão sendo esperadas cerca de 200 pessoas entre professores, articuladores comunitários e agentes sociais. Os palestrantes convidados são: Heloisa Alves, Pâmela Godoy, Equipe de Saúde da Secretaria de Saúde e Drª Albertina Duarte.
Local: Rua João Vagnotti, 49 - Centro - Itaquaquecetuba

Sexta Feira (07/06) é o Dia do MISS E MISTER DIVERSIDADE, evento que vai celebrar o Miss e Mister Diversidade na cidade de Itaquaquecetuba, um concurso aberto ao público LGBT, onde os candidatos deverão desfilar em trajes de gala, livre e praia afim de conquistar o título de representante do movimento LGBT. A partir das 20h no auditório da Cultura, Estrada de Santa Isabel, 761 – Vila Gepina.

Sábado (08/06) Itaquaquecetuba abre as portas para o Circuito Sesc de Artes, uma verdadeira virada cultural que trará diversas atrações para a cidade com uma programação variada que terá início a partir das 16h com intervenções na praça Pe. João Álvares, o público presente poderá acompanhar as apresentações dos grupos Saltimbembe Mambembancos, com atrações circenses e de malabares, Vídeo Criaturas, uma intervenção de Otávio Donasci, na dança teremos o grupo Companhia Soma com o espetáculo Do Passo ao Passo, os artistas Angélica Velente e Jonathan Macias apresentam o Tecla Mute, uma interação cinematográfica e para finalizar o show de Tulipa Ruiz a elogiada cantora paulista que traz em seu repertório Só sei dançar com você trilha da novela cheia de charme. Toda a programação acontece na Praça Pe. João Álvares no centro de Itaquaquecetuba e é totalmente gratuito.

Domingo (09/06) a programação termina com a 7ª Parada do Orgulho LGBT o “DIA D” onde será feita uma parada da prefeitura até a praça central onde acontecerão diversos shows e apresentações de performance e música eletrônica, o destaque fica por conta da apresentação do evento por Nildo Jaffer, que por mais de 15 anos esteve a frente das noites do terror do Playcenter, e do show especial de Léo Áquilla que encerra as atividades da semana da Diversidade na Cidade.
Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...