terça-feira, 8 de julho de 2014

Rotaract Club Itaquaquecetuba: 12 meses Transformando Vidas!

Membros do Rotaract Club Itaquaquecetuba durante o Projeto Distrital "4430: Transformando Vidas"
Rotaract Club Itaquaquecetuba: 12 meses Transformando Vidas!

*Publicado originalmente no Jornal Contraponto

O Rotaract Club é um Programa Estruturado do Rotary International direcionado para jovens de 18 a 30 anos que procuram aperfeiçoar suas habilidades de liderança, mas têm como principal característica e objetivo atuar na comunidade com serviços comunitários.

Em Itaquaquecetuba, o Rotaract foi fundado em 10 de junho de 2010 e nesses quatro anos de existência se consolidou como Club prestador de serviços a Comunidade e reconhecido em toda a região com projetos de grande alcance no município. Anualmente o Distrito 4430, organização que agrega todos os Rotaracts da região do Alto Tietê, Zona Leste e Zona Norte de São Paulo realiza uma Conferência, onde acontece o Concurso Distrital de Projetos, o Rotaract Itaquaquecetuba desde sua fundação é premiado anualmente nesta Conferência.

O Rotaract possui um Conselho Diretor que é renovado anualmente no dia 1º de Julho, ou seja recentemente o Club de Itaquaquecetuba finalizou sua quarta Gestão que teve como Presidente o jovem Marcello Barbosa de 25 anos, Editor-chefe do Jornal Contraponto.

Nesses 12 meses de Gestão, o Rotaract Club teve como Lema Internacional “Viver Rotary, Transformar Vidas” e baseou-se nesta frase para fazer seus projetos. Foram um total de 10 projetos durante a Gestão, quase 50 ações diretas como por exemplo participação em projetos de outros Clubs e Entidades, além de palestras e visitas, com projetos detalhados e com foco em ajudar a comunidade em Itaquaquecetuba, o Club faz a avaliação que atendeu mais de 3 mil pessoas com todas suas ações.

Projetos como a “Festa do Dia das Crianças” que foi realizada no Jardim Amazonas que beneficiou mais de 850 crianças daquele bairro e também a APAE e a Casa da Criança. Uma ação de sucesso também foi a organização do Bingo Beneficente para a Casa da Criança em 2013. Outro Projeto em destaque foi a festa “Halloween, o Retorno”, neste evento o objetivo foi comprar uma cadeira de rodas motorizada para uma vítima da poliomielite e arrecadar alimentos para o Fundo Social de Solidariedade. O Projeto garantiu arrecadar um terço do valor necessário para a compra da cadeira de rodas e cerca de 100 quilos de alimentos para o Fundo Social.

Além de ações sociais neste ano, o Rotaract fez diversas atividades vinculadas a questão profissional, como por exemplo palestras realizadas na FATEC, no Fórum Municipal de Educação em outros espaços, como reuniões do próprio Club. Realizou também o projeto “Trocando Ideias”, projeto internacional que envolveu a troca de informações entre o Rotaract de Itaquaquecetuba e o Rotaract de San Gregorio do Equador.

O Rotaract Club Itaquaquecetuba também teve participação no Desfile Cívico Municipal de 2013 com o objetivo de homenagear a cidade. Com todas estas ações em dezembro de 2013 o Club foi homenageado pela Câmara Municipal com uma Moção de Aplausos e Congratulações pelos relevantes serviços prestados à Comunidade e em abril de 2014 foi aprovada a Lei Municipal 3120 que institui no Calendário Oficial da cidade, o dia 13 de março como Dia Municipal do Rotaract Club de Itaquaquecetuba. Além destes reconhecimentos municipais, o Club de Itaquaquecetuba recebeu o Diploma de Honra ao Mérito outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo durante a Semana Mundial de Rotaracts em março, e também teve a Certificação de “Club Parceiro” do Rotaract Club Mogi das Cruzes Leste. Na Conferência Distrital de Rotaracts disputou o Concurso de Projetos com 07 projetos, dos quais 03 foram para a final e o Club venceu na categoria de “Melhor Projeto de Imagem Pública”.

Ainda em março, o Rotaract Club Itaquaquecetuba trouxe para o município o Projeto Distrital 4430 Transformando Vidas que foi realizado na EE Pequeno Coração. O objetivo do projeto foi proporcionar um dia de prestação de serviços, como palestras de saúde, higiene bucal, DST's, diabetes, planejamento familiar, educação alimentar, direito do consumidor, assistência jurídica, confecção de currículos, e recreação para as crianças. Foram 494 kits de alimentos arrecadados, sendo que foram distribuídos para 276 famílias no momento do evento e mais 53 famílias foram atendidas no bairro posteriormente, totalizando 329 famílias. Tivemos 14 palestras sendo oferecidas e 500 lanches distribuídos no dia, inclusive fizemos questão de encomenda-los da APAE Itaquaquecetuba e assim ajudar esta entidade

Segundo Marcello Barbosa, Presidente da Gestão 2013-14 “Conseguimos alcançar nosso objetivo de servir e ajudar a comunidade, ampliamos nossas ações e aprendemos muito nesse período. O Rotaract tem papel fundamental na prestação de serviços, na cultura de servir, mas também é um grande espaço de aprendizado de todos os sócios. Atualmente estamos com 08 associados ativos e trabalhando. A partir deste 1º de julho começamos a nova gestão, onde a nova Presidente Paula Gregório já fez seu planejamento e já vem conduzindo o Club para seus próximos projetos.”

Para conhecer mais um pouco do Rotaract Club Itaquaquecetuba basta acessar sua Fan page no Facebook https://www.facebook.com/RotaractItaqua, acessar o site do Rotary Club: http://rotaryitaqua.com.br/rotaract ou enviar um e-mail para: rotaract@rotaryitaqua.com.br.

Página da matéria publicada no Jornal Contraponto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, Mas Não Desrespeite!!!
Me Reservo ao Direito de Não Publicar Comentários Anônimos Que Denigrem, Atacam ou Caluniam Terceiros.

Ocorreu um erro neste gadget

Simplicidade é Tudo...

Simplicidade é Tudo...
A Complexidade é Simples...